Quarta-feira, 11 de novembro de 2015
2ª EDIÇÃO "TESTADORES"

Sempre buscando ampliar conhecimento e trocar experiências com outros profissionais da área, neste final de semana o nosso time participou da 2ª edição do Testadores. Promovido pela Locaweb, o evento é voltado para Qualidade de Software. Veja como foi!

Como o próprio nome indica, o evento é direcionado para Testers, Devs, POs, BAs, gerentes e qualquer profissional de TI interessado na temática Qualidade de Software.  Em sua 2ª edição,  o Testadores trouxe uma preocupação ainda maior em fortalecer a importância de utilizar melhores práticas sem que isso atrapalhe o lado criativo, o aprimoramento contínuo e a entrega dos produtos.

Ao menos foi o que os Analistas de Testes da Mega Sistemas, Adriana Vieira, Antonio Gomes e Cristofer Josuan, concluíram a partir da sua participação como representantes da companhia. “Além disso, foi uma grande oportunidade para aprofundar o conhecimento em ferramentas que contribuem com o nosso trabalho”, complementam, satisfeitos com os resultados obtidos.

Afinal, era exatamente o que eles esperavam do Testadores. “O nosso objetivo era buscar informações sobre técnicas, processos e tecnologias pertinentes à melhoria da qualidade do software, além de trocar experiências com outros profissionais em prol de um crescimento mútuo”, contextualizam.

Para Antonio, os benefícios do contato com os participantes do evento vão além. “Este estreitamento do relacionamento com outros profissionais da área nos permitiu abordar temas que contribuem para a solução de desafios presentes em todas as empresas”, avalia. E Adriana concorda, lembrando que o conteúdo das palestras ministradas só veio a somar neste cenário.

“As palestras conseguiram, dentro de um curto espaço de tempo, transmitir novos conceitos – como foi o caso da apresentação que teve como tema “O Fantástico Mundo de Docker”. Isso tudo além de manter conceitos importantes em discussão, impactar as pessoas e mobilizar o assunto Qualidade de Software de forma bem ampla”, detalha.

A programação

O Testadores contou com uma grade de oito palestras, além de uma mesa redonda, abordando os seguintes assuntos:

 

Mind Maps aplicados ao Teste de Software

Automação de testes de Software é só record and play #SQN

Mutant Testing - um mundo para um X-Tester participar

ProDUxT - como a experiência do usuário e uma abordagem de design para a inovação pode contribuir para um produto mais competitivo

Testando a segurança de aplicações web

Testes Javascript com Jasmine

Carreiras em Teste de Software - O que mudou?

Hands Free Testing

O Fantástico Mundo de Docker

 

Para Cristofer, todas as apresentações foram de grande valia, especialmente por tratarem questões atuais e terem sido conduzidas por profissionais experientes. Mas duas delas se destacaram entre as demais: a de Automação de testes de Software, com Ariane Ferreira Izac, e a de ProDUxT, com Daniel Dias.

A primeira porque fortaleceu um conceito amplamente disseminado nos dias de hoje. “Diversos métodos e ferramentas úteis para expansão de rotinas automatizadas foram exemplificados. Sem dúvidas, esta prática ganhará cada vez mais espaço e se consolidará no cenário tecnológico, pois facilita processos e oferece muito mais segurança, efetividade e, principalmente, qualidade ao software”, argumenta.

E a segunda porque, ainda de acordo com o colaborador, abordou o ProDUxT de maneira muito interessante e até um pouco filosófica. “O ministrante demonstrou o quanto é importante refletirmos sobre o nosso público (seja ele qual for), procurando compreender suas necessidades. Para ele, a criação de produtos pode (e deve) ser um processo muito mais empático do que mecânico”, compartilha.

 


Voltar