O QUE É ERP?

03 de setembro 2018 by Mega Sistemas

ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, que em português significa Sistema Integrado de Gestão Empresarial. Trata-se de um software corporativo capaz de controlar todas as informações de uma empresa, integrando e gerenciando dados, recursos e processos, das áreas de Vendas, Finanças, Contabilidade, Fiscal, Estoque, Compras, Recursos Humanos, Produção e Logística, aumentando seu poder de tomada de decisão com maior agilidade e clareza proporcionadas por uma base de dados consolidada, contendo todas as variáveis dos processos.

UM BOM SISTEMA ERP:

É moldado às necessidades do cliente, o ERP é capaz de processar os mais variados tipos de dados, como faturamento, balancetes, controle de gastos, fluxos de caixa, informações tributárias, inventário, estoque, controle de ativos e equipamentos, tempo de processamento, filas, etc.

O TERMO ERP FOI CRIADO POR:

Gartner em 1990 para designar a evolução dos softwares de planejamento de materiais (MRPs), que no momento se expandiram além da manufatura e passaram a englobar outras áreas empresariais como finanças e recursos humanos. Muitas empresas passaram a adotar estes sistemas por serem mais eficientes e baratos, eliminando a a necessidades dos diversos antigos sistemas, padronizando e consolidando as informações em apenas um programa.

PARA QUE SERVE ERP?

O ERP ajuda uma empresa a ser mais organizada e mais competitiva no mercado, pois oferece aos gestores uma visão estratégica e detalhada de tudo o que acontece na operação, permitindo a correta distribuição de recursos, a otimização dos processos e o direcionamento assertivo dos investimentos. No atual ambiente empresarial, o ERP passou a ser uma ferramenta essencial para garantir as margens de lucro necessárias de modo a se manter competitivo.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO ERP?

O ERP garante uma gestão integrada e especializada, permite o controle de prazos, assegura entregas de qualidade, aumenta a eficiência na produtividade, oferece a inteligência de dados e ajuda uma empresa a crescer de forma contínua e sustentável. Mas não é só isso.

Aproveite e conheça outras vantagens proporcionadas pelo ERP:


  • GESTÃO INTEGRADA
    E ESPECIALIZADA

    Com um ERP específico para o seu setor todas as informações de sua empresa ficam concentradas em um único lugar, integrando departamentos e dados com mais segurança e assertividade.


  • OTIMIZAÇÃO
    DE PROCESSOS

    Através da automatização das atividades os processos de sua empresa fluirão muito mais rápido e sem dificuldades, promovendo a mudança cultural da gestão com as melhores práticas de mercado, aumentando muito sua produtividade.


  • PRAZOS
    CONTROLADOS

    É possível reduzir seu tempo de fechamento em pelo menos 20% com apoio de um ERP, garantindo ainda total controle sobre seu cronograma de entrega para clientes, evitando atrasos e imprevistos.


  • QUALIDADE
    DAS INFORMAÇÕES

    Um ERP garante que suas informações se tornem mais relevantes e sem controles paralelos, oferecendo mais qualidade para que todos os setores acessem dados únicos e sem falhas.


  • CONTROLE
    TRIBUTÁRIO

    Um software de gestão torna muito mais simples realizar a entrega das obrigações tributárias impostas pelo governo, reduzindo riscos de multas e penalidades ou inconsistências nas informações.


  • INTELIGÊNCIA
    DE DADOS

    Regras de negócios desenhadas com o perfil de mercado e da sua empresa tornam o ERP uma fonte de informações valiosas para o acompanhamento e a tomada de decisão imediata e assertiva.


  • EFICIÊNCIA
    E PRODUTIVIDADE

    Sem retrabalhos e refações, um sistema de gestão permite que seu time tenha mais tempo para investir em ações fundamentais e seus negócios crescem estrategicamente com o mesmo quadro.


  • CONTROLE
    DE CUSTOS

    Você pode fazer o acompanhamento constante do seu previsto x realizado e mapear os custos de sua empresa detalhadamente, sabendo a qualquer momento onde e como é necessário agir.


  • REDUÇÃO
    DE RISCOS

    Com todas as informações sob controle você consegue identificar riscos ou falhas previamente e tem mais autonomia e segurança para agir e redefinir rotas sempre que necessário.


  • AGILIDADE
    PARA MUDANÇAS

    Uma nova lei foi implementada? Seu fornecedor teve problemas com a entrega? Com o ERP você consegue realizar mudanças ágeis para reduzir o seu tempo de resposta ao mercado.


  • CRESCIMENTO
    E RENTABILIDADE

    Empresas que utilizam um ERP crescem 35% mais rápido, têm 4x mais probabilidade de otimizar seu nível de estoque e apresentam melhoria de 9% na qualidade de entrega para seus clientes.


  • INVESTIMENTO
    COM RESULTADO

    O investimento dedicado à um bom ERP retorna rapidamente com o controle, economia e informação estratégica que o software proporciona, gerando competitividade para sua empresa se destacar.

COMO O ERP FUNCIONA?

O ERP possui uma tecnologia modular, ou seja, dispõe de um conjunto de ferramentas que quando integradas geram dados únicos para todos os departamentos de uma empresa. O ERP simplifica os processos operacionais e agrega inteligência, segurança e qualidade para as informações.

O ERP é modular

CAMADAS DO SOFTWARE

O programa em si é dividido em 3 camadas: Código, Banco de Dados e Interface. Na camada Código temos a estrutura de como o software é construído e que de modo geral não se altera. Na camada Banco de dados são armazenados os dados inseridos por operadores e funcionários, e de onde estes serão resgatados para a geração de relatórios. Na camada Interface temos a parte do programa que o usuário vê, com processos e cadastros aonde os dados são inseridos, e com relatórios e gráficos aonde estes dados são visualizados.

MODULARIDADE

Dada a grande variedade de setores e estruturas empresariais nas quais um ERP pode ser implementado, faz-se necessária sua divisão em módulos, para que cada empresa utilize apenas o que julgar necessário, reduzindo o custo do programa. Para tanto, as modularidades podem ser classificadas de acordo com pelo menos duas perspectivas: a perspectiva departamental, que separa módulos como Finanças, Contabilidade, Materiais, por exemplo, as quais serão utilizadas de acordo com a estrutura que a empresa adota; e também a perspectiva setorial separa módulos por segmentos de atuação, como Construção, Indústria, Agronegócio e Serviços, por exemplo, cada um com sua particularidade, sendo que os módulos serão gerados para abordar estas particularidades.

BANCO DE DADOS CENTRALIZADO

Independente da escala, escopo ou funcionalidade dos módulos selecionados, uma característica persistente dos ERPs é um banco de dados centralizado e integrado em toda a empresa. É isto que permite que, por exemplo, quando um pedido de produção seja feito, automaticamente será realizada uma verificação do crédito do cliente, verificação de disponibilidade de estoque (ou pedido de matéria-prima), e atualiza o agendamento logístico. Com esta integração, as operações são realizadas instantaneamente, reduzindo o tempo de processamento de ordens e facilitando a identificação de problemas. O resultado disto é maior agilidade e redução de custos em todas as etapas do processo.

SOFTWARES E SOLUÇÕES COMPLEMENTARES A UM PROGRAMA ERP

A escolha de complementos adequados ao seu modelo de negócios beneficia imensamente o crescimento de sua empresa!

  • Customer Relationship Manager (CRM): Este tipo de programa facilita o gerenciamento das informações sobre os clientes. ERPs, por sua natureza de grande abranência, comumente possuem as funções mais básicas sobre endereços e pedidos realizados, porem com a utilização conjunta do CRM é possível prever comportamentos e pedidos futuros, reduzindo gastos com estoques. Sozinho, o CRM é útil para empresas de vendas e suporte, mas que não realizam a produção, dado que o sistema apenas gerencia informações sobre clientes.

  • Business Intelligence (BI): É um tipo de software que auxilia a Inteligência Empresarial, ou seja, organiza e apresenta dados de forma simplificada e visual, auxiliando o monitoramento das informações e a tomada de decisões.

  • Recursos Humanos (RH): Programa de controle de pessoal da empresa, facilita a solicitação de benefícios e melhora a comunicação e o acesso às informações para funcionários.

  • Mobile: Funcionalidade presente em alguns ERPs que permite a visualização, acompanhamento e inserção de dados através de dispositivos móveis, garantindo versatilidade em situações de inacessibilidade aos terminais, como por exemplo em viagens, reuniões, visitas ao chão de fábrica, etc.

  • Ponto de Venda (PDV): Interface presente em lojas que automaticamente insere dados sobre vendas, agilizando a atualização e facilitando o processo das vendas através da geração automática de documentos, como Nota Fiscal Eletrônica, SPED, etc.

  • Gerenciamento de processos do negócio (BPM): Ferramenta que combina modelagem, automação, execução, controle, medição e otimização dos fluxos de atividades, eliminando atividades repetitivas e aumentando eficiência de funcionários.

O que um ERP pode fazer pelo seu negócio

Infográfico: O Ciclo do ERP

O que é ERP em nuvem?

O ERP em nuvem está cada vez mais popular. Ao longo dos últimos anos cada fornecedor de ERP criou sua própria adaptação de produto para se integrar. Estas podem ser classificadas em 2 tipos:

1 ERP como serviço: Neste modelo, todo o código do software é hospedado em um servidor do fornecedor, e os clientes o acessam remotamente, reduzindo os gastos com computadores e manutenção.

2 ERP em nuvem IaaS: Empresas que utilizam códigos personalizados não podem utilizar o modelo de ERP como serviço. Deste modo, requerem um servidor IaaS, que permite a terceirização dos custos de manutenção e aquisição de computadores.

Quais as vantagens do modelo ERP como serviço em nuvem?

Para a maioria das empresas, as vantagens serão as mesmas:

  • O custo inicial de implementação é menor;
  • Upgrades e atualizações são mais rápidos e fáceis;
  • Executivos e administradores não podem forçar seu time a adaptar o código, evitando erros e prejuízos por mau uso

QUAL O FUTURO DOS SOFTWARES ERP?

Além da tendência de migração para a nuvem, os ERPs futuramente incorporarão a disciplina de Aprendizado de Máquinas na elaboração de seus produtos. Além disto, especialistas formularam o conceito de "ERP pós-moderno": Os ERPs se tornarão cada vez mais modulares, de modo que cada módulo se especializará em funções mais concentradas. Isto fará com que a a melhora e atualização de sistemas seja mais rápida e fácil de ser implementada, reagindo mais flexivelmente a mudanças do modelo de negócios da empresa ou do mercado, agregando cada vez mais valor à empresa a um custo menor.

QUAIS AS CATEGORIAS DE SISTEMAS ERP?

Os softwares ERP podem ser diferenciados em 5 categorias de acordo com o tamanho e complexidade das empresas as quais servem: Categoria I: Empresas globais, presentes em diversos países: ERPs capazes de solucionar quaisquer problemas de internacionalização, como alfabetos, moedas, línguas, leis, padronizações, etc. Categoria II: Empresas grandes que talvez operem em mais de um país, mas não em muitos: Os ERPs desta categoria possuem algumas soluções para internacionalização, mas muito limitadas comparadas às da categoria I. Categoria III: Empresas de médio porte: ERPs nesta categoria geralmente possuem apenas um alfabeto e suportam poucas línguas. Categoria IV: Pequenas ou Microempresas: Geralmente ERPs para esta categoria focam mais em contabilidade e finanças. Nuvem: ERPs em nuvem estão crescendo rapidamente em todo o mundo. Suas vantagens incluem menor uso de recursos, maior segurança, maior agilidade em atualização e solução de problemas e maior adaptabilidade.

GRATUITO OU PAGO?

ERPs podem ser softwares proprietários e pagos ou gratuitos e com código aberto. Softwares com código aberto geralmente possuem funcionalidade muito restrita e nenhuma medida de segurança, além de não oferecer suporte, soluções, personalização ou auxílio de implementação. Softwares pagos, por sua vez, oferecem auxílio indispensável ao cliente, além de constantes atualizações e melhorias feitas especialmente para seu negócio.

Tome as melhores decisões!

Agora chegou a hora de tomar o controle da empresa em suas mãos e estar preparado sempre para o crescimento do seu negócio.

Conheça as soluções ERP da Mega Sistemas Corporativos e tome sempre as melhores decisões:

POR QUÊ O ERP MEGA?

O ERP Mega oferece diversas soluções para simplificar a gestão estratégica da sua empresa, garantindo mais produtividade e resultados.

O Mega atende todas as exigências das áreas Contábil, Fiscal e Tributária, parametrizando suas funções de acordo com as atualizações do governo - o que garante maior segurança para sua empresa.

Outro diferencial é a segmentação do ERP: temos sistemas especializados para os segmentos de Agronegócio, Construção, Indústria e Serviços, tornando nosso software ainda mais eficiente para cada tipo de negócio.

Nossos parceiros também podem ter mais agilidade e economia através da tecnologia SaaS (Software-as-a-Service), onde seus dados ficam armazenados em nuvem. Sendo assim, você pode acessar seu ERP em qualquer lugar via internet, com total segurança!

Ah! E além dos nossos treinamentos, temos a Universidade Mega, um recurso 100% online e gratuito para que seus colaboradores tenham o máximo de aproveitamento e eficácia na utilização do Mega e, consequentemente, nos seus resultados!

Tudo o que você precisa saber sobre um ERP

Descubra quando o conceito de ERP chegou ao Brasil e quais foram as grandes evoluções de lá para cá e conheça alguns dos ganhos proporcionados por um ERP ao seu negócio e entenda por que você precisa desta ferramenta!

EFICIÊNCIA COMPROVADA

Você já conferiu o infográfico, assistiu ao vídeo, leu o e-book mas ainda não está confiante de como um ERP pode ajudar o seu negócio a crescer? Então é hora de conhecer alguns resultados reais de empresas que utilizam a tecnologia do ERP para apoiar a gestão empresarial: