Mega Construção

Mega Construção
Apropriação Imobiliária Societária

Apropriação Imobiliária Societária

Contabilize suas receitas pelo critério da competência com o método POC (Percent Of Construction) e escolha entre fazer o reconhecimento da mesma no momento da venda ou da entrega das chaves.

MP

Método POC

Com as informações do custo orçado da obra, que pode ser corrigido de forma automática por um índice financeiro, e do custo incorrido, recebido automaticamente do módulo de contabilidade, você calcula o percentual de evolução da obra e depois utiliza este mesmo percentual para fazer o reconhecimento da receita.

RR

Reconhecimento da receita

Faça o reconhecimento da receita das vendas efetuadas conforme o percentual de evolução POC, segregando os valores conforme o tipo da receita: Valor Original, Correção Monetária, Juros e Correção Monetária de Juros, podendo, também, contabilizar o reconhecimento da receita de cada tipo de valor de forma individual. Este processo ainda permite a contabilização do desconto concedido conforme o percentual de evolução da obra, para considerar o mesmo como resultado na mesma proporção das receitas.

CR

Contabilização do Recebimento

Com base nas informações contidas na Carteira de Recebíveis, este processo permite que você contabilize os recebimentos, baixando o saldo da conta contábil de contas a receber contra o banco/caixa e contabilizando possíveis receitas ou despesas financeiras (encargos e despesas).

CA

Controle de Adiantamento

Analisando a conta contábil do ativo de contas a receber, o sistema permite que você controle por unidade quem pagou mais do que o valor contabilizado como receita, zerando o saldo credor deste cliente e constituindo para ele um adiantamento no passivo. Este processo também possibilita o controle do saldo de adiantamento por unidade, zerando o mesmo quando houver novos valores a serem pagos.

ACI

Apropriação dos custos incorridos

Os custos incorridos são contabilizados no estoque até o momento da venda da unidade, quando são baixados para o resultado do exercício de forma total acumulada até o momento e depois mês a mês, caso ainda haja custo de obra (venda de imóvel em construção). É possível separar os custos incorridos de obra em até 10 (dez) grupos diferentes, para facilitar a análise do estoque e do montante contabilizado como custo, além da separação dos custos de terreno e encargos em outro grupo, fora o custo da obra. O rateio dos custos incorridos é feito por unidade proporcionalmente a sua fração, que pode ser diferenciada para os custos de Obra e Terreno.

CCH

Controle para Condomínios Horizontais

Faça a apropriação imobiliária de condomínios horizontais, fracionando os custos de infraestrutura e terreno por unidades. Você ainda pode criar projetos de obra exclusivos para cada unidade. Além disso, consegue realizar o cálculo do POC para fazer o reconhecimento da receita de forma individual conforme a evolução de cada obra.

RA

Relatórios de Apoio

Tenha acesso a relatórios de apoio que demonstram todas as informações geradas pela operação após o processo de apropriação societária, como por exemplo:

  • Saldo devedor financeiro do cliente: contém valor de venda, recebimento acumulado, renegociações de dívida, atualizações;
  • Controle de estoque: apresenta custo incorrido, custo já baixado para resultado, saldo disponível em estoque;
  • Controle de custo orçado: demonstra valor do orçamento, possíveis correções monetárias e ajustes, valor do orçamento já incorrido, valor a incorrer e POC;
  • Demonstrativo de receita societária: aponta os valores contabilizados como receita, com base no POC;
  • Controle de saldo de cliente e adiantamento: possui o controle das contas contábeis de contas a receber e adiantamento, calculado automaticamente quando a conta do ativo fica credora.

Veja outras soluções

Fale com nossos consultores e conheça todas as vantagens de nossos produtos.

ou ligue grátis para
0800 770 6644