Novidades
segmento de construção

Segunda-feira, 9 de abril de 2012
TRX Realty integra todas as operações com praticidade

Com o Mega Construção a empresa passou a ter integração total nas diversas áreas da empresa, sobretudo entre a engenharia e o financeiro, além de intensificar a capacidade gerencial da companhia, permitindo delegar mais tarefas e ter melhor controle na tomada de decisões.

A TRX Realty, provedora de soluções integradas para o mercado imobiliário corporativo, nasceu em Dezembro de 2007 através da união das empresas Orbe Investimentos, gestora de recursos focada em investimentos de longo prazo, e Tamiz Engenharia, incorporadora e construtora com mais de 15 anos de experiência. O resultado desta fusão é uma empresa que atua na terceirização de ativos imobiliários corporativos através da estruturação de operações diferenciadas e tem como objetivo criar ferramentas para investimentos de longo prazo em imóveis corporativos nas áreas industriais, logística, grande varejo e edifícios comerciais.

Com uma equipe heterogênea, o mix de conhecimentos específicos em construção civil e ferramentas financeiras modernas e flexíveis, herdados da Tamiz e da Orbe Investimentos, respectivamente, viabilizaram soluções que podem ser implementadas com ganhos mensuráveis a um patamar de riscos confortável para os investidores. E apesar de ser uma empresa jovem, a TRX vem demonstrando grande potencial de crescimento justamente por conciliar estas duas áreas de conhecimento: produtos financeiros com know how de incorporação imobiliária. Isto significa imóveis construídos de acordo com as mais avançadas técnicas construtivas, a um custo competitivo, que beneficiarão tanto o inquilino, que disporá de um imóvel apropriado as suas necessidades operacionais, quanto o investidor, que terá a garantia de um imóvel locado por um longo período.

Tendo como principal nicho os imóveis logísticos, entre os principais clientes atendidos pela companhia estão a Carglass, o grupo Oi, a Luft Logística, a Portugal Telecom e a Ambev.

Crescimento planejado

Apesar de não atuar na construção dos empreendimentos, a TRX decide desde a compra do terreno, até a contratação e gerenciamento da construtora e de todos os projetistas envolvidos. Assim, para ser capaz de controlar um grande número de tarefas, a companhia necessitava de uma solução integrada que oferecesse a máxima segurança, praticidade e transparência nas informações geradas. Além disso, por ser uma empresa nova no mercado, precisava que essa mesma solução fosse capaz de dar suporte ao crescimento de uma companhia que surgia para traçar uma forte curva de crescimento no curto prazo.

Para isso, contratou o Mega Construção, única ferramenta de gerenciamento capaz de integrar diversas obras e proporcionar a atuação da TRX em parceria com as construtoras. Com o ERP, a companhia consegue integrar todas as operações, desde a terceirização de solicitações, entradas de notas fiscais, controles de pagamentos e demais rotinas necessárias para o andamento de cada obra, ficando sob responsabilidade da TRX o gerenciamento do projeto e o controle administrativo-financeiro.

Conseguimos um aproveitamento completo do sistema, tanto pela experiência anterior de um dos sócios, que fez a indicação da solução com a confiança de quem já conhecia o ERP Mega através da implantação na Tamiz, quanto pela capacidade de gerenciamento que proporcionou para a realidade da TRX”, explica o Gerente Financeiro da TRX Realty, Gabriel Backes Martins.

Segundo ele, a aquisição surgiu como um movimento natural pela confiança no produto Mega, anteriormente utilizado na Tamiz Engenharia, intensificando o processo de governança na companhia. “O Mega Construção é fundamental para a integração das diversas áreas da empresa, sobretudo entre a Engenharia e o Financeiro. Além disso, a possibilidade de delegar as tarefas mais operacionais às construtoras sub-contratadas tornou possível a construção de grandes empreendimentos com uma equipe enxuta, sem comprometer o controle na tomada de decisões pela gerência e diretoria”, afirma Martins.

Entre os módulos contratados pela companhia estão Contabilidade, Tributação Fiscal, Financeiro, Administração de Materiais, Gestão Comercial, Carteira de Recebíveis, Controle de Empreiteiros, Administração de Projetos e Painel Gerencial. Com toda a implantação realizada dentro do prazo planejado, a TRX já colhe no dia-a-dia os resultados pelo investimento realizado, segundo conta Martins: “Uma solução como essa agrega muito valor no relacionamento com os investidores, que passam a contar com a transparência da empresa em tempo real, a apenas um clique.”

Tendo lançado um fundo imobiliário para compra de imóveis corporativos, entre as metas de curto prazo a companhia pretende também implementar o MI - Mega Intelligence, através do qual serão elaboradas tarefas de automação e alertas quanto a aprovações pendentes ou situações especiais, e dar início à implantação do BI — Qlikview, que poderá oferecer extratos de informações gerenciais da empresa, de cada projeto e ainda permitir a elaboração de painéis de consultas para os investidores, ampliando ainda mais a relação de transparência e agilidade das informações. “Hoje a TRX apresenta aos investidores relatórios e análises que são elaborados através de um processo manual, impresso e encadernado. Com a implantação do Qlikview essas informações ficarão disponíveis na web, em tempo real, e acessíveis de qualquer lugar em que o investidor se encontre, bastando apenas digitar seus dados de acesso à página”, explica William Ramalho, Coordenador de Projetos do Mega Construção, responsável por todo acompanhamento da implantação junto à TRX. Além disso, a equipe Mega também apresentou à TRX o Portal de Clientes, ferramenta web que permite aos clientes da TRX o acompanhamento integrado do status de contratos, parcelas e emissão de segunda via de boletos.

Integração e Transparência

Como gestora de investimentos, a TRX desenvolve duas frentes distintas para a captação de recursos: Fundos de Investimentos Imobiliários (Fii), com cotas listadas na bolsa, que visam a distribuição da receita mensal de aluguel aos cotistas, com a vantagem da isenção do IR sobre os rendimentos para pessoa física, e Fundos de Investimento em Participações (FIP), voltados para o desenvolvimento de operações estruturadas com foco no resultado de longo prazo.

Independente da ferramenta de captação dos recursos, a gestão dos fundos geridos pela TRX está sujeita aos rígidos preceitos da CVM. Com o Mega Construção, sempre que há alguma operação de auditoria ou alguma diligência é possível apresentar o funcionamento do ERP, os processos da empresa e as informações geradas com total clareza e objetividade, o que amplia o nível de segurança dos projetos. “O Mega tem sido essencial para contribuir com o sucesso de nossas operações em auditorias e diligências, atuando como um facilitador e gerador de segurança no controle das informações. Essa característica tem feito muito sucesso entre os investidores, que dependem fundamentalmente da confiança no gestor para orientar suas decisões de investimento”, completa Martins.

Para o Gerente de Projetos da Mega, Marcos Paulo Malagola, o investimento realizado pela companhia na aquisição do ERP é um reflexo do comprometimento e seriedade no trabalho realizado pela TRX: “A TRX é uma empresa que atua com investimentos exclusivos ou públicos no aquecido mercado de construção civil, e a contratação do Mega Construção, aliada à preocupação constante da empresa em privilegiar sua política de transparência, comprova o trabalho sério que a companhia realiza desde sua fundação.”


Voltar