Novidades
segmento de construção

Sexta-feira, 6 de junho de 2014
PORTAL DE REPASSES NAS OPERAÇÕES DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO

Os últimos anos foram de muita prosperidade para a construção civil no Brasil. Embora o SINDUSCON-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo), tenha reduzido recentemente a perspectiva do PIB do setor, que deve ficar entre 1% a 2%, as expectativas ainda são positivas, ainda mais se considerarmos o momento de desaceleração de nossa economia e o alto grau de endividamento das famílias.

E o crédito imobiliário é uma das molas propulsoras deste crescimento. Em 2013, a carteira do produto movimentou R$ 109,2 bilhões. Na comparação com 2012, o salto foi de 32%, segundo a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), que compila os números da indústria, considerando os financiamentos bancários com recursos provenientes das cadernetas de poupança. Para 2014, a projeção de crescimento é de 15%.

As facilidades que vem sendo implementadas em todo o processo de concessão desta linha de financiamento, certamente, têm um papel importante na expansão das operações no País: o aumento da oferta de crédito para aquisição de imóveis residenciais, a possibilidade de financiar a maior parte do imóvel, mais bancos ofertando linhas de financiamento, programas de governo incentivando a aquisição e modalidades de juros diferenciadas para valores de imóvel e renda são fatores que vem impactando positivamente na tomada de decisão dos consumidores.

Nesse cenário, construtoras e incorporadoras estão tendo que se estruturar a fim de agilizar o atendimento a tamanha demanda. No entanto, ainda é muito comum companhias valerem-se de processos manuais ou mesmo de controles de operações realizados em planilhas convencionais. E com as vendas aumentando a cada dia, um dos principais gargalos para muitas é receber rapidamente o valor de um imóvel financiado ao cliente final. A demora no repasse deste recurso prejudica o negócio e compromete o caixa da empresa. Portanto, é ponto pacífico que a automação deste processo elimina possíveis erros e dinamiza o setor.

Entre as ferramentas mais modernas do mercado, a Mega Sistemas Corporativos disponibiliza o Portal de Repasses, que auxilia as construtoras e incorporadoras nesta tarefa. O Portal tem foco no controle e monitoramento dos processos de financiamento. Com o sistema é possível fazer a digitalização de documentos, impressão de formulários e, principalmente, a gestão de parceria com correspondentes bancários, mantendo sempre um histórico completo das tratativas. A plataforma ainda permite à construtora e ao correspondente bancário configurar as etapas do financiamento, com prazos pré-definidos e ainda descentralizar a gestão dos processos sem perder o controle global.

No mundo competitivo em que vivemos, empresas que não acompanham o crescimento e desenvolvimento do setor ficam para trás e perdem espaço para a concorrência.

Giovanni Sugamosto, Diretor da Mega Construção – Mega Sistemas Corporativos
O executivo é bacharel em Informática, administrador de empresas e atua há 15 anos na Mega Sistemas Corporativos.
www.megaconstrucao.com.br


Voltar