Novidades
segmento de construção

Quarta-feira, 21 de março de 2012
Os desafios do EFD-PIS/COFINS

A última quarta-feira, 14 de março, marcou o prazo final para entrega do Relatório EFD PIS/COFINS e o sucesso dos trabalhos realizados pela equipe Mega Construção em uma etapa que é sinônimo de desafio para a maior parte das empresas.

Falar em obrigação fiscal ainda é motivo de temor para muitas companhias nacionais. Atuantes em um dos países com a maior carga tributária do mundo, a maior parte das empresas brasileiras enfrenta grandes desafios para entregar os relatórios exigidos pelo governo. E para que essa entrega seja realizada com menor preocupação, é imprescindível contar com um sistema de gestão que suporte os dados contábeis e fiscais armazenados e garanta o preenchimento correto das informações que serão entregues às Secretarias de Fazenda de cada Estado. Caso contrário, inconsistências e erros podem prejudicar os lançamentos e trazer dor de cabeça para a companhia.

Na última quarta-feira, 14 de março, foi a vez do EFD-PIS/COFINS. E com o encerramento do prazo para entrega da obrigação, a equipe Mega Construção teve muitos motivos para comemorar! Mesmo com todos os desafios esperados, muitos clientes finalizaram a operação com sucesso e garantiram sua tranqüilidade perante o fisco. “Temos recebido elogios de vários clientes para os trabalhos executados durante a entrega do EFD-PIS/COFINS, tendo em vista a complexidade e prazos para o mesmo.”, explica Marcos Salmazi, Gerente de Relacionamento com Clientes que foi responsável pela condução da equipe Mega ao lado de Leandro Herrero, responsável pelo planejamento do projeto. E segundo Daniel Meirelles, analista de sistemas na Construtora Mudar, o apoio da equipe foi mesmo determinante durante o processo. “O prazo era extremamente curto e mesmo assim a entrega foi realizada sem problemas”, afirma.

Tecnologia e Conhecimento

Ao contrário do que se pensa, não basta um ERP eficiente para que os trabalhos transcorram tranquilamente. O saneamento das informações e a parametrização dos sistemas de gestão podem se tornar um grande buraco negro sem o apoio de uma equipe capacitada para auxiliar a conciliação entre tecnologia e legislação. Até mesmo o melhor ERP do mercado pode ser insuficiente se a equipe de apoio desconhece o assunto e não sabe como preparar um plano de ação para o cenário do cliente. Na Splice Desenvolvimento Urbano essa realidade foi evidente e destacada por Roberto Wagner Christiano, que esteve à frente dos trabalhos. “É muito bom receber profissionais com grande conhecimento do assunto e que se destacam pelo empenho e comprometimento com que realizam suas atividades. O desempenho da equipe Mega foi notado e comentado por todos durante a entrega do EFD-PIS/COFINS”.

João Gomes, responsável pela área de Contabilidade na Namour, e Luis Tonini, da Construtora Humaitá, ressaltam ainda que os esforços das equipes superaram as expectativas e foram além do atendimento in loco. “Nossas maiores dificuldades foram resolvidas com toda atenção de consultores como Mário Baraldi e Rodrigo Valdívia, e mesmo quando algum ponto não pôde ser atendido no momento, eles resolveram remotamente e auxiliaram a geração do arquivo.”

Para quem não se preparou, o período se torna motivo de desgastes e esforços extras para identificar as falhas e providenciar as correções necessárias. Mas quem esteve um passo à frente do calendário, a garantia de sucesso foi marcante. “Apesar de contar com informações adicionais em função da estrutura da empresa, nos antecipamos ao prazo e estávamos prontos para entregar o arquivo tão logo fosse necessário. Mesmo que algum problema inesperado surgisse, poderíamos solucioná-lo com total tranqüilidade e sem dúvida a atenção e ajuda da equipe Mega foram fundamentais para isso!”, explica Ana Célia, responsável pela área de Contabilidade na C.Engenharia.

Para Salmazi, resultados tão positivos são frutos do envolvimento de cada profissional em todas as etapas do projeto. “Esse feedback é sinônimo de um trabalho de qualidade e excelência que nossa equipe realiza em cada atendimento e da parceria que nossos clientes estabelecem com a Mega. Sem a dedicação e comprometimento de cada um, essa conquista não seria possível.

A Mega Sistemas Corporativos parabeniza à todos pelo sucesso! Nosso compromisso é oferecer sempre as melhores soluções na busca por grandes resultados.


Voltar