Novidades
segmento de construção

Quarta-feira, 3 de dezembro de 2014
JOÃO MANOEL, PURO OTIMISMO

Ele escolheu ser alguém que prefere encarar a vida sorrindo ao invés de reclamando de tudo. Tem, sim, problemas como qualquer pessoa. Mas acredita que com bom ânimo e fé, é capaz de vencer qualquer empecilho.

Um menino cheio de sonhos e muita força de vontade para alcança-los. Assim é o Programador de Desenvolvimento João Manoel Araújo da Silva, que há três anos integra a equipe da filial de Curitiba da Mega Sistemas Corporativos. Quando foi chamado para a vaga, ele sabia que a sua vida mudaria completamente. E que, com esta transformação, viriam também as dificuldades. Mas nem por isso sequer pensou em abandonar este jeito alegre de ser.

A primeira e talvez mais desafiadora mudança pela qual passaria seria ficar longe da família. Isso porque João Manoel morava em São Gabriel do Oeste, uma cidade do interior do Mato Grosso do Sul. E, claro, para aceitar o novo emprego teria que se mudar para Curitiba, que ele nem conhecia. Porém, determinado que só ele, o desejo de aproveitar esta oportunidade única era muito maior do que qualquer insegurança ou receio. Com a bênção dos seus pais, então, ficou bem mais fácil dar este passo tão importante.

Agora, para quem se pergunta como ele chegou até a Mega Sistemas Corporativos, João Manoel conta que tinha acabado de terminar a graduação em Tecnologia de Análise e Desenvolvimento de Sistemas quando recebeu de uma amiga, que já trabalhava na filial de Curitiba, a notícia de que havia uma vaga disponível para a área de Suporte na companhia. “Montei meu currículo e enviei para a área de RH imediatamente”, conta o entrevistado, lembrando que o fez com certo nervosismo, já que só tinha trabalhado com indicação até aquele momento.

“Lá na minha cidade, por ser bem pequena, eu conseguia emprego através do famoso QI — Quem Indica... não necessariamente pela minha dedicação. Mas aqui seria diferente; eu não conhecia ninguém e teria que ser pelo meu esforço, pelo meu valor”, lembra. E assim foi. Poucos dias após participar do processo seletivo, quando estava prestes a voltar para casa, João Manoel recebeu a ligação tão esperada dizendo que ele havia sido aprovado. Não para a vaga à qual ele tinha se candidatado, mas para outra mais adequada ao seu perfil.

“Tentei disfarçar a felicidade para continuar a conversa, mas foi difícil. Disseram que gostaram de mim, do meu jeito e que eu combinava mais com o time de Desenvolvimento. Quando desliguei o telefone, saí fazendo festa pela casa e acordei todo mundo. Fiquei realmente muito feliz”, compartilha. E tamanha felicidade ficou ainda mais completa quando o entrevistado voltou com a novidade para o Mato Grosso do Sul e, de primeira, teve a aprovação dos seus pais.

“Aí foi só erguer a cabeça, juntar toda a coragem e minha fé para iniciar esta trajetória”, afirma João Manoel, que se sente realizado por estar na Mega Sistemas Corporativos. “Esta oportunidade foi um verdadeiro presente de Deus. Já se passaram três anos, mas minha história está apenas começando. Quem pode saber o que virá depois, não é?”, comemora, sempre com expectativas de continuar crescendo e se desenvolvendo cada vez mais, pessoal e profissionalmente.

E o que não falta é iniciativa para ele chegar lá. “A cada dia procuro fazer o melhor nas minhas competências. Apesar de existirem dias bons e dias mais difíceis, sempre busco manter a alegria e, independente do que aconteça, sempre conseguimos manter um clima agradável e até rir”, revela. Aliás, este alto astral com o qual decidiu encarar a vida é uma das características que mais se destaca em João Manoel.

Há quem o julgue por isso, quem o veja como um inocente sonhador, como ele mesmo diz. Mas, honestamente, nada disso o afeta. “Sei que não vivo em um paraíso de sonhos. Pelo contrário. Mas eu escolhi ser alguém que prefere encarar a vida sorrindo ao invés de reclamando de tudo”, ensina o entrevistado, que talvez nem saiba, mas permite às pessoas à sua volta, através deste otimismo, enxergarem que ainda há sim muitas coisas boas neste mundo!


Voltar