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Quinta-feira, 11 de dezembro de 2014
INDICADORES DE DESEMPENHO

A adoção de um sistema de gestão de qualidade, baseada em indicadores de desempenho bem estruturados, é uma decisão muito importante para uma empresa que deseja se manter competitiva no mercado. Veja como a aplicação desta estratégia pode ajudar na gestão dos negócios.

Por Fernando Silva
Consultor de Processos da Trinus Consultoria Organizacional

Liderar uma empresa com eficiência requer uma gestão sistemática e transparente. Para alcançá-la, se faz necessário implementar e promover a manutenção de um sistema que realmente consiga integrar todos os dados da operação. Neste contexto, adotar uma solução de gestão da qualidade, baseada em indicadores de desempenho bem estruturados, é uma decisão estratégica muito importante para uma empresa que deseja se manter competitiva no mercado. A aplicação destes indicadores na realidade da companhia fornece benefícios diretos e também contribui para gerir os custos e riscos.

É importante ressaltar que, com o ritmo cada vez mais veloz das mudanças tecnológicas, a reunião de informações, bem como a experiência dos gestores ao utilizá-las para o desenvolvimento ou aplicação de dados, se apresentam como mecanismos importantes na identificação de pontos a serem corrigidos e nos rumos a serem perseguidos.

Neste cenário, o mapeamento de processos é uma das metodologias que fornece um amplo conhecimento de todas as atividades da empresa. Da a operação até o controle e conhecimento estratégico, ele possibilita a identificação das necessidades de desempenho a serem medidos e, consequentemente, analisados.

O CICLO VIRTUOSO ENTRE RESULTADO E PROCESSO


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E na sua empresa? Os indicadores de desempenho conseguem sinalizar caminhos para a solução de problemas e novas estratégias de negócios? Pergunte-se:

-Atualmente, quais são os sistemas de medição utilizados?

-O que significará para a organização avaliar o seu desempenho por meio de medição?

-Considerando todas as partes envolvidas (empresa x cadeia de relacionamentos internos e externos), quais são os critérios mais importantes a serem mensurados?

-Na execução do projeto, quem são as partes envolvidas? E quem serão afetados pelos resultados?

-Que processos críticos estão associados à execução do projeto?

-Qual é o prazo previsto, ou necessário, para a implantação do programa?

Para que o processo de medição seja assertivo, é preciso encontrar um denominador que assegure uma relação que seja capaz de maximizar o acerto na interpretação do desempenho analisado. Sobre os impactos na cultura organizacional, percebemos que o tempo para amadurecimento na gestão de indicadores não é de um dia para outro. Entretanto, quanto mais utilizados os números, estes transformados em informações, é possível alcançar resultados mais que satisfatórios. Pense nisto!


Fernando Silva
é Consultor de Processos da Trinus Consultoria Organizacional. A Trinus Consultoria Organizacional faz parte do Grupo Mega Sistemas Corporativos, que há 29 anos oferece soluções tecnológicas diferenciadas de gestão empresarial para companhias que atuam nos segmentos de Construção, Logística, Manufatura, Combustíveis, Agronegócios e Serviços.

Com um portfólio de produtos e serviços totalmente aderentes a todos os perfis de clientes empresariais e uma equipe altamente qualificada, a Trinus tem como missão buscar a integração entre pessoas, processos e tecnologia, alinhando os processos organizacionais de forma rápida e eficaz.

www.trinusconsultoria.com.br


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