Novidades
segmento de construção

Quinta-feira, 4 de julho de 2013
GRUPO HESTIA COMEMORA IMPLANTAÇÃO DO MEGA CONSTRUÇÃO

Plataforma da Mega Sistemas Corporativos proporcionará plena gestão das atividades da empresa.

O Grupo Hestia, que congrega construtora, incorporadora, importadora e participações, no mercado desde 1993, está investindo na melhoria de sua gestão de procedimentos internos e de rotinas, reunindo todas as operações da empresa em uma única plataforma tecnológica, o Mega Construção. Com a solução implantada pela Mega Sistemas Corporativos será possível monitorar cada etapa do processo de construção, incluindo estudo de viabilidade do empreendimento, controle da obra, gestão de vendas e acompanhamento do cliente, administração dos recebíveis e controladoria.

O projeto completo de implantação do sistema tem previsão média de mil horas de esforço, com finalização prevista para o final de 2013. Marco Antonio Dea, coordenador de Tecnologia da Informação da companhia, afirma que essa integração poderá gerar indicadores e visões gerenciais em tempo real, o que trará um serviço de maior qualidade e segurança. “As primeiras atividades de implantação começaram em setembro de 2012 e o go live da primeira fase do projeto foi comemorado com sucesso pela equipe no último dia 17 de junho, data em que entraram em operação os módulos Global, Financeiro, Materiais, Empreiteiros e Carteira de Recebíveis”, explica.

Com a primeira vitória conquistada, a próxima fase do projeto deve começar em julho e prevê a implantação dos módulos Comercial e Painel Gerencial, que poderão garantir à companhia um acompanhamento mais efetivo ao monitorar cada etapa do processo de construção, incluindo o estudo de viabilidade do empreendimento, controle da obra, gestão de vendas e acompanhamento do cliente.

Segundo Dea, os primeiros resultados já começaram a aparecer. “O módulo de Empreiteiros conquistou os engenheiros da Hestia e a gestão da Carteira de Recebíveis revolucionou os processos da empresa, demonstrando rapidez e segurança no controle das informações. Já o controle dos almoxarifados também se mostrou um passo importante na integração de processos, permitindo resultados mais rápidos e precisos”, analisa.

Gustavo Selig, presidente do Grupo Hestia, revela que a mesma plataforma também será usada no canteiro de obras para administração de compras e recebimento dos materiais, controle de medições e gestão de contratos de terceiros. “Isso terá como resultados a melhoria da produtividade e maior eficiência das ações realizadas, por meio da eliminação da redundância das atividades, da incorporação de melhores práticas e da otimização do tempo de resposta ao mercado e de tomada de decisão”, destaca.

Giovanni Sugamosto, diretor comercial da Mega Construção, comemora a parceria com a Hestia e acredita que o processo de implantação transcorrerá de forma bastante tranquila. “Os funcionários da sede administrativa e do canteiro de obras vão receber treinamento específico para o uso correto do sistema, o que possibilitará a utilização plena de todas as ferramentas que serão disponibilizadas para a empresa”, ressalta.

O Mega Construção utiliza metodologia de gestão de projetos baseada nas melhores práticas previstas no guia PMBOOK, publicação referencial que visa a documentar e padronizar as práticas normalmente aceitas na gerência de projetos. Além disso, conta com a certificação do PMP (Programa de Certificação Profissional, em português), emitida pelo Projeto Management Institute, uma das mais reconhecidas e respeitadas certificações da área de projetos em termos mundiais, presente em mais de 170 países, com escritório central na Filadélfia, Estado da Pensilvânia.

SOBRE O GRUPO HESTIA

O Grupo Hestia congrega construtora, incorporadora, importadora e participações. A origem se dá com a construtora, Hestia Construções e Empreendimentos, que iniciou as atividades em 4 de agosto de 1993. Presidida por Gustavo Selig e sediada em Curitiba (PR), é referência no segmento de edifícios residenciais, contabilizando mais de 40 empreendimentos entregues ou em andamento, em regiões nobres e tradicionais, e uma área total construída de 749 mil metros quadrados.

Comprometida com a sustentabilidade e a responsabilidade social, a Hestia foi à primeira empresa do Paraná a implantar um programa efetivo e contínuo de reciclagem de resíduos sólidos. Em atividade desde 2001, a ação já contabiliza mais de 70 toneladas de materiais reaproveitados, a maioria no próprio canteiro de obras, com a transformação da caliça em argamassa. Além disso, trabalha em parceria com usinas de reciclagem.

Na área da construção, em 2008, figurou entre as 30 empresas do país com maior área total construída, no segmento de lançamentos imobiliários, segundo ranking da revista O Empreiteiro. No mesmo ano, recebeu o troféu de Incorporadora do Ano pela Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi/PR).

www.hestia.com.br


Voltar