Novidades
segmento de construção

Segunda-feira, 27 de julho de 2015
CONSTRUINDO O FUTURO

Mobilidade e controle no canteiro de obra. Essa é a premissa do Mobuss Construção, solução que possibilita a gestão de obras integrada e em tempo real por meio de smartphones, PDAs e tablets.

Com o objetivo de levar recursos de mobilidade para a gestão de obras, a Mega Sistemas Corporativos firmou em 2013 uma parceria com a Teclógica, empresa de TI que desenvolveu uma solução voltada especialmente para a área de Construção Civil. A ação visa integrar os recursos de mobilidade do Mobuss Construção ao sistema Mega Construção, solução que atende iniciativas do segmento no gerenciamento de informações diretamente do canteiro de obras em tempo real, agregando agilidade, economia e segurança às empresas do segmento.

Desde então, a mobilidade corporativa tem revolucionado a forma de planejar e gerir os canteiros de obrase as possibilidades têm transformado a rotina de muitas construtoras. “Enquanto a maioria das empresas ainda utilizam o processo ´clássico´ para gerenciar as obras através da coleta de dados por pranchetas, o que propomos é que, através de um dispositivo móvel, estas empresas possam realizar uma coleta de maneira online ou offline para um sistema, alimentando automaticamente seus indicadores”, explica Giovanni Sugamosto, Diretor Comercial da Mega Sistemas Corporativos.

O executivo explica ainda que, com o apoio da solução, é possível analisar o que foi planejado e o que foi realmente executado nas obras por meio da utilização de smartphones, PDAs e tablets. “A união de um ERP com a mobilidade permite maior controle da produtividade e dos materiais utilizados, o gerenciamento de equipamentos e perdas, análise dos processos de recursos humanos e coordenação da área de segurança, sempre fornecendo subsídios para redução de custos e riscos, além do controle da sustentabilidade ambiental”, ressalta.

A tecnologia possibilita o trabalho de forma online (o canteiro de obras conectado em tempo real com os sistemas de gestão, quando houver a possibilidade desta infraestrutura) ou offline (onde o canteiro trabalha coletando informações independente de conexão, para depois integrar-se com os sistemas de gestão) com períodos de transmissão das informações pré-determinados. Também pode ser customizada permitindo que cada cliente utilize somente os módulos que necessite. Além disso, o fator da mobilidade possibilita ajustes na orientação dos trabalhos no canteiro de obras e a redefinição de prioridades a qualquer momento, melhorando também a eficiência logística.

Sugamosto ainda complementa que um dos fatores mais importantes para a gestão em tempo real está no gerenciamento dos custos com dados atuais e não com dados antigos. “O que acontecia na coleta por pranchetas é que se fazia uma leitura depois de 15 ou 30 dias do ocorrido e até que os dados chegassem ao escritório para análise não se conseguia corrigir erros de produção. Agora, com a coleta feita por um dispositivo móvel, é possível fazer a previsão de desempenhos futuros, ações de conscientização e até mesmo a correção em tempo real”.

Segundo o Diretor, o principal objetivo da Mega com essa oferta é tornarmais simples e dinâmica a gestão das construtoras, sobretudo em um mercado altamente competitivo em que as decisões precisam ser rápidas e assertivas. “A informatização dos canteiros de obra é fundamental para o controle pleno da gestão e, com essa parceria, teremos um sistema ainda mais eficaz e dinâmico para o gerenciamento de todos os processos de execução do empreendimento através da mobilidade, garantindo dados mais precisos para tomadas de decisão”.

Luiz Carlos Mesquita Scheid, diretor de Marketing da Teclógica, também acredita que essa é uma nova maneira de realizar a gestão de obras. “Nossos clientes terão condições de acompanhar os resultados dos processos que acontecem no canteiro de obras imediatamente, em um dispositivo móvel, tão logo o registro seja realizado”, diz Scheid. O executivo lembra que, dentre os principais benefícios da solução, destacam-se a melhora da margem de contribuição da obra, processos técnicos e informações seguras em caso de passivo trabalhista, e clientes das construtoras melhores atendidos pelas áreas de qualidade e assistência.

Quer conhecer mais sobre a solução? Então acesse www.mega.com.br.


Voltar