Novidades
segmento de construção

Quarta-feira, 13 de agosto de 2014
CIRO CORREA, O PRIMOGÊNITO

Ele foi o primeiro colaborador contratado pela Mega Construção, quando a empresa ainda dava os seus primeiros passos, exatamente 15 anos atrás. E tem o maior orgulho disso... tanto que não hesitou em compartilhar esta história com a gente!

Antes de se tornar Coordenador de Qualidade, Ciro Alexandre Stahlschmidt Correa passou por uma longa jornada na Mega Construção. A trajetória dele facilmente se confunde com a história da própria empresa, já que ele foi o primeiro colaborador a ser contratado pelos Diretores Giovanni Sugamosto e Luiz Ferraz.

Na época, há exatos 15 anos, Ciro estava começando a se interessar pela área de TI. Para entender como, de fato, ele chegou à Mega Construção, vale voltar um pouquinho mais no tempo...antes dele se mudar para Curitiba. Nascido em Brasília, era lá, no Distrito Federal, que Ciro morava quando iniciou a sua vida acadêmica.

Como Brasília oferecia muitas oportunidades para a contabilidade na área pública, nosso entrevistado iniciou o curso de Ciências Contábeis na Universidade de Brasília, uma das mais renomadas do país. Porém, quando chegou à metade do curso, seus pais decidiram voltar para a região Sul do Brasil - onde estava toda a sua família.

Ciro tinha apenas 20 anos, mas decidiu que ficaria em Brasília. Afinal, queria muito terminar a sua graduação. Mas com a decisão vieram também as dificuldades: para se manter, precisou arrumar um emprego. E conciliar o trabalho com os estudos ficou mais difícil do que Ciro imaginava. "Tive que morar em quarto alugado, o dinheiro era contado todo mês... chegou um momento que ficou pesado demais e resolvi ir embora", lembra.

A mudança para Curitiba não estava nos seus planos, mas foi melhor do que esperava. Ele conseguiu terminar a sua graduação e logo arrumou um emprego. Não na contabilidade, mas na área de TI. Se ele estranhou? Nem um pouco. "Trabalhar com informática foi apaixonante desde o início", revela. E ali a sua história com a Mega Construção começava a ser desenhada, mesmo que indiretamente.

É que a empresa que o contratou era outra fornecedora de software, na qual permaneceu por dois anos, até receber a proposta dos Diretores da Mega Construção. "Me identifiquei com a proposta e resolvi aceitar o desafio. Foi bem na época do lançamento do Mega2000, atual ERP Mega", conta.

Ciro lembra que o conhecimento adquirido na faculdade foi fundamental para a sua adaptação à nova realidade. "Enquanto, de um lado, a faculdade me dava o conhecimento do negócio, do outro eu enxergava o que precisava fazer para que o sistema funcionasse de modo correto", explica.

E foi assim, na prática, e com muita dedicação, que o nosso entrevistado aprendeu tudo o que sabe. Ele ficou dez anos na área de consultoria, um ano na área administrativa e depois migrou para a área de Qualidade, onde continua até hoje. A experiência que teve em cada uma destas oportunidades trouxe a Ciro uma visão privilegiada que o permite entender claramente tanto o lado do cliente quanto o da Mega Construção.

Também por isso é aquele profissional com que se pode contar para tudo dentro da empresa. "Minha atuação não se restringe à área técnica. Dou um apoio para a área administrativa e tudo o que se refere ao Mega, aqui na Unidade Curitiba, como suporte, implantação de novas funcionalidades e treinamentos, está centralizado em mim", esclarece.

Esta pluralidade também está presente na vida dele fora do ambiente corporativo. Casado e pai de uma adolescente de 15 anos, Ciro aproveita o tempo livre das mais variadas formas possíveis: assistindo filmes, seriados e vídeos do PewDiePie na internet com a filha, jogando videogame, futebol, andando de bicicleta, assistindo shows, visitando feitas de comic com e até "arranhando" um violão como ele mesmo diz.

O segredo para todo este pique? O simples e ao mesmo tempo complexo sentimento de querer aproveitar mais a vida e o tempo que tem com as pessoas que ama, sem se abalar ou se incomodar com os problemas que aparecem no dia a dia!


Voltar