Novidades
segmento de construção

Segunda-feira, 1 de agosto de 2016
#CASEDESUCESSO: ARKE & VALVERDE ADVOGADOS

Um sistema. Duas empresas. Muitos benefícios. Para entender como o ERP Mega mudou a rotina da Arke, primeiro é preciso conhecer o papel do sistema na operação da Valverde Advogados.

Afinal, uma história está interligada a outra. Assim como as duas empresas. No início, era apenas a Valverde Advogados. Desde que foi fundada, no começo dos anos 2000, a companhia atua com foco na área empresarial, atendendo as mais diversas esferas de clientes em todos os segmentos.

Com o tempo, foi se especializando na área imobiliária, onde, além das demandas judiciais, passou a fazer a controladoria e a gestão dos contratos, além das cobranças. “Foi quando tivemos o primeiro contato com o ERP Mega Construção, já que o nosso trabalho era conduzido com base nos relatórios gerados pelo sistema nos clientes”, conta a sócia Michelle Hamuche.

A primeira impressão, então, já estava formada. E não poderia ser mais positiva. "O software nos permitiu ser ainda mais ágeis no cumprimento das nossas obrigações. Mas as construtoras ou incorporadoras com as quais trabalhávamos não conseguiam atender as demandas com a mesma velocidade”, revela a executiva.

Muitas vezes, este gap acabava comprometendo toda a negociação. Então, da tentativa de solucionar o problema, veio uma ideia empreendedora que mudaria para sempre o posicionamento da companhia no mercado: a criação de uma nova empresa, a Arke, que seria uma extensão da Valverde Advogados, porém atuando no backoffice imobiliário.

“Começamos a fazer o processo completo, desde a elaboração até a controladoria dos contratos”, lembra a sócia-fundadora Mariana Valverde. Com a nova demanda, surgiu também a necessidade de aumentar os controles, a visão gerencial, o poder de negociação e a assertividade nas tomadas de decisão.

Por isso, Mariana, Michelle e seu outro sócio, Rodrigo Carvalho, entenderam que era hora de dispor do seu próprio sistema de gestão. “Escolhemos o Mega Construção porque, além de ser integrado, proporcionando o link entre todos os setores em que a Arke atua, o sistema tem uma tecnologia rápida, direta e eficaz, e oferece uma base de dados segura”, observam.

Para Rodrigo, não faria sentido buscar outro software, já que todo o mercado atendido pela Arke utiliza o ERP da Mega Sistemas. “Desta forma, eu capto todas as informações em um único lugar, sem a necessidade de recadastros. O Mega Construção me permite ter processos contínuos, ou seja, eu lanço as informações e elas vão se conversando ao longo de todo o fluxo”, detalha.

Portal de Repasse

O executivo conta que este benefício é ainda maior em se tratando da ferramenta de repasse imobiliário, que hoje tem papel fundamental na rotina da Arke. “Mais do que ‘conversar’ com os bancos, o Portal de Repasse se relaciona com outros módulos do Mega Construção e, o mais importante, outros sistemas dos nossos clientes”, complementa.

Crise + ERP = oportunidade

A demanda da Arke só tem aumentado com a crise. Primeiro porque a empresa atende os inadimplentes – e, como já é de se imaginar, a inadimplência cresceu muito nos últimos meses. Segundo porque também atende os provedores de capital e, de acordo com Rodrigo, este público só tem investido o seu dinheiro – que está mais escasso – em projetos que tenham um controle confiável.

“Hoje ninguém pode ficar sem informações”, afirma Rodrigo, garantindo que o Mega Construção tem proporcionado mais este diferencial à Arke. “O sistema tem crescido com a gente. Começou com um módulo e hoje se torna um sistema financeiro completo que nos ajudará a controlar o dinheiro de todos os empreendimentos e projetos que estamos gerenciando”, conclui.


Voltar