Novidades
segmento de construção

Sexta-feira, 1 de abril de 2011
Case: Integração, agilidade e segurança para o Grupo Feller

A empresa já colhe os frutos da implantação do ERP Mega Construção, que proporcionou maior controle e qualidade nas informações geradas e agilidade para tomada de decisões.

O Grupo Feller está presente no mercado imobiliário de São Paulo desde 1974, atuando com soluções especializadas nos segmentos de incorporação, engenharia, hotelaria, convenções e estacionamentos.

Em todas as suas divisões de negócios, a empresa tem como filosofia a busca permanente pela excelência, qualidade e resultados que ultrapassem as expectativas dos clientes. Esse ideal, aliado à expansão do mercado imobiliário e a necessidade de obter um controle mais apurado de todos os processos realizados motivou a companhia a buscar um sistema de gestão focado em construção e incorporação, mas que fosse também capacitado para ser a solução corporativa de todo o Grupo. “Além de permitir um controle mais detalhado e integrado das áreas administrativas e de engenharia, associar nossa marca à um sistema de gestão eficiente complementaria nossa relação com clientes e investidores, sobretudo ao proporcionar segurança ao gerenciamento dos projetos”, explica Lucas Freitas, responsável pela área de TI do Grupo Feller.

Depois de buscar referências sobre os principais softwares de gestão no mercado, o Grupo Feller contratou o Mega Construção através do trabalho assessorado pela Ernst & Young Terco, que acompanhou todas as etapas do processo de escolha pelo ERP ideal, desde demonstração até visita a clientes ativos. Desenvolvido para atender a qualquer tipo de empreendimento, a soluçãoapóia construtoras e incorporadoras no gerenciamento de todas as suas operações: da viabilidade do empreendimento ao acompanhamento e controle da obra, da gestão de vendas e atendimento ao cliente à administração dos recebíveis e controladoria, tudo de forma integrada para oferecer indicadores e visões gerenciais em tempo real, com qualidade e segurança.

Segundo André Catozzi, Consultor de Negócios da Mega, o desempenho da equipe Mega foi um fator decisivo para o fechamento do contrato: “Nosso diferencial foi a abrangência da solução e principalmente a experiência da Mega e sua equipe de consultores especializados em projetos com construtoras e incorporadoras”. Entre os módulos contratados pelo Grupo Feller estão Contabilidade, Tributação Fiscal, Financeiro, Administração de Materiais, Distribuição, Mega Intelligence, Gestão Comercial, Carteira de Recebíveis, Controle de Empreiteiros, Administração de Projetos, Painel Gerencial e Integrador.

Resultados imediatos

Um ano após a contratação do Mega Construção, o Grupo Feller já começa a colher os frutos do investimento. Após três meses utilizando o módulo de BackOffice, a empresa já pode notar a diferença através de controles que não ocorriam anteriormente. “O controle no departamento financeiro, que é maior do que tínhamos no passado, permitirá um salto de qualidade nas informações controladas pelo ERP e ainda trará uma agilidade maior aos trabalhos e solicitações demandadas, de forma que a Diretoria terá mais segurança e confiabilidade nos resultados obtidos”, analisa Freitas.

Além do BackOffice, os módulos de Financeiro, Carteira de Recebíveis e Contabilidade também já trabalham totalmente integrados no dia-a-dia da empresa. A expectativa é que após a conclusão de todas as etapas de implantação, que incluem ainda os módulos envolvidos com a área de Engenharia, o Grupo obtenha maior agilidade nas informações e estabeleça uma linguagem única entre os departamentos. Com todas as etapas acontecendo dentro do prazo determinado, os benefícios proporcionados pelo software vão de encontro aos interesses e necessidades da companhia. “Os investimentos efetuados para a aquisição do sistema já mostram-se muito positivos, visto que em pouco tempo de utilização os resultados são claramente notados”.

Equipe engajada

Mais de 20 colaboradores estão envolvidos com a implantação e utilização do Mega Construção na empresa, sendo 9 deles colaboradores do Grupo Feller, 8 consultores de implantação da Mega e 6 usuários finais que fazem uso da ferramenta no dia-a-dia. Todo processo de comunicação entre as equipes é realizado diretamente entre os coordenadores do projeto, Lucas Freitas (Grupo Feller) e Wildson Matheus Lucchesi (Mega). “O envolvimento da equipe Feller durante todas as etapas de implantação tem sido fundamental para o sucesso das operações”, afirma Lucchesi.

Com reuniões periódicas de planejamento e feedback, todos os detalhes são revisados em cada encontro para que as etapas concluídas sejam formalmente finalizadas e os próximos passos alinhados para que as duas equipes trabalham totalmente integradas e dentro dos prazos determinados.

“O profissionalismo e comprometimento da equipe Mega vem surpreendendo de forma muito positiva, de maneira que temos certeza do total acerto na escolha realizada”, afirma Jacques Feller, Diretor-Presidente do Grupo Feller.


Voltar