Novidades
segmento de construção

Segunda-feira, 6 de maio de 2013
9° Ranking ITC

Clientes da Mega Construção ganham visibilidade no 9° Ranking ITC e comprovam que tecnologia de ponta é um dos diferenciais para as empresas que se destacam no setor da Construção Civil!

A Inteligência Empresarial da Construção, ITC, uma das consultorias mais tradicionais em fornecimento de dados para o setor, divulgou recentemente o 9° Ranking ITC das 100 maiores construtoras do Brasil. A consultoria selecionou as companhias que mais construíram por metro quadrado no País em 2012, com atuação nos segmentos comercial, residencial e indústria.

Hoje, um dos pilares de sustentação do crescimento contínuo das operações da área é a informatização da gestão das obras e empreendimentos. Controlar cada etapa do processo, incluindo o estudo de viabilidade, além do gerenciamento de vendas e acompanhamento do cliente, passando pela administração dos recebíveis e da controladoria, é fundamental para que as empresas do setor ganhem cada vez mais competitividade, reduzam custos e alavanquem as suas receitas.

Alinhadas a essa necessidade a Lamb Construções e Engenharia, a Álamo Construtora e a Atena Incorporações foram destaques no ranking. Em comum, elas contam com a solução Mega Construção, sistema de ERP da Mega Sistemas Corporativos, que dá suporte em todas as etapas de gerenciamento e operação da obra. Além disso, o sistema oferece indicadores e visão gerencial em tempo real, garantindo dados precisos e segurança no momento da tomada de decisão do gestor.

Para a Lamb Construções e Engenharia, figurar em um grupo tão seleto de empresas “é a coroação de um trabalho incansável a partir de um Planejamento Estratégico iniciado há oito anos”, explica o diretor comercial da empresa, Eduardo Motta. A Lamb é uma empresa com 30 anos de experiência em obras industriais e corporativas. “O crescimento verificado nos últimos anos é evidenciado pelas posições no ranking ITCNet. Em dois anos, a empresa passou da 80ª para a 58ª posição”, festeja o diretor.

Giovanni Sugamosto, diretor comercial da Mega Construção, comemora os resultados alcançados pelos clientes. “Ficamos felizes por poder contribuir com o sucesso das empresas e trabalhamos para que tenhamos um sistema cada vez mais eficaz e dinâmico no gerenciamento de todos os processos de execução e, assim, garantir dados mais precisos para tomadas de decisão”, ressalta.

Cliente mais antigo da Mega em Santa Catarina, a Álamo Construtora está há 11 anos no mercado e utiliza a solução Mega como um dos pilares de sustentação de seu crescimento. “Apesar de sermos uma empresa jovem, em 2009 iniciamos um momento de forte expansão em Santa Catarina com uma estrutura enxuta. Começamos a utilizar o Mega Construção com apenas dois módulos e ao longo do tempo passamos a incorporar novas funcionalidades ao sistema, passando da área administrativa para a engenharia e área comercial da empresa”, explica Augusto Silveira, Diretor de Marketing da companhia. “Estamos bastante orgulhosos por estar entre as 100 maiores construtoras do Brasil. Essa classificação comprova a seriedade de nosso trabalho no mercado catarinense”, complementa o executivo. A empresa coleciona ainda outras premiações como o Troféu Top de Marcas como construtora mais lembrada em Florianópolis no ano de 2010, Top of Quality 2011 e Top Empreendedor 2011.

O Mega Construção utiliza metodologia de gestão de projetos baseada nas melhores práticas previstas no guia PMBOK, publicação referencial, que visa documentar e padronizar as práticas normalmente aceitas na gerência de projetos. Além disso, conta com a certificação do PMP (Programa de Certificação Profissional, em português), emitida pelo Projeto Management Institute. É uma das mais reconhecidas e respeitadas certificações da área de projetos em termos mundiais, presente em mais de 170 países, com escritório central na Filadélfia, Estado da Pensilvânia.

Foi com base nessa experiência que companhia iniciou a implantação do Mega Construção em Abril de 2012 com o desafio de tornar-se referência em gestão de negócios na região, promovendo não apenas a evolução tecnológica da companhia, mas também um trabalho de mudança cultural em seus processos. De acordo com o arquiteto Fábio Mânica, as ferramentas de gestão da Mega possibilitam a interligação entre todos os setores da incorporadora. Essas ferramentas, segundo ele, possibilitam a racionalização dos processos e maior precisão de análise de dados que, por meio de mecanismos de controle, geram eficiência para toda cadeia produtiva da empresa. “Isso tudo vai de encontro à expectativa de crescimento da Atena, que pretende se manter entre as cem maiores construtoras do país”, conclui.

Além das três empresas citadas, outras 20 companhias que utilizam o Mega Construção também figuram no ranking: Gabriel Bacelar, Grupo Via, Racional, MPD, Masa, AYoshii, Adolfo Lindenberg, Lúcio Engenharia, Exto, MBigucci, Tarjab, Consciente, Stuhlberger, Morar, GMR, Ladeira Miranda, Chemin Corp, Paulo Mauro, Porte e Zayd.


Voltar