
Wood frame: tudo sobre conceito, estrutura e benefícios
Você já ouviu falar no termo wood frame? Se a resposta for negativa, não precisa se preocupar: nós vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre este sistema construtivo que, apesar de muito consolidado em países desenvolvidos, como Canadá, Estados Unidos, Alemanha e Chile, ainda é novidade no Brasil.
Leia o post e entenda o conceito, a estrutura e os benefícios:
1. Conceito
Traduzindo para o português, “wood” significa madeira e “frame” moldura. No sentido literal, podemos, então, entender o sistema como uma técnica de construção baseada no uso de moldes de madeira em conjunto com placas estruturais. Ou, em outras palavras, é o processo que resulta no que aqui conhecemos como casas pré-moldadas.
Por uma série de benefícios que já já você vai ter a oportunidade de conhecer – desde a escolha pela madeira de reflorestamento como matéria-prima até a eficiência e limpeza na execução da obra, o wood frame é considerado um importante sistema de construção sustentável, altamente resistente, com capacidade de suportar cargas verticais, como telhados e diversos tipos de revestimentos, com ótimo desempenho.
2. Processo
São diversas as etapas que compõem o processo do wood frame. Mas, de um modo macro, podemos resumir que, geralmente, ele se inicia com a instalação da estrutura em madeira, a qual será a responsável por sustentar todo o projeto arquitetônico. Depois peenche-se o espaço entre as guias de madeira com mantas que funcionarão como um isolante térmico e, por fim, é chegada a hora de fazer a cobertura e cuidar da vedação do projeto.
3. Benefícios
Você já viu em nosso post sobre construção industrial que as palavras inovação e sustentabilidade já não podem mais caminhar isoladas, certo?
Por isso mesmo o wood frame tem se revelado como uma das opções mais viáveis para a arquitetura moderna, uma vez que possibilita uma diminuição significativa nos impactos ambientais através da utilização de recursos renováveis, economia de água e redução de resíduos.
Embora o apelo sustentável seja um dos principais diferenciais do wood frame, está longe de ser o único: os benefícios deste sistema vão muito além das etapas construtivas, se estendendo por todo o ciclo de vida do produto – desde sua comercialização até a experiência proporcionada aos usuários.
Conheça alguns:
- Madeira de reflorestamento;
- Agilidade na construção;
- Linhas de produção automatizadas;
- Baixo custo;
- Precisão na execução;
- Edificação sustentável;
- Facilidade de manutenção;
- Conforto térmico;
- Isolamento acústico;
- Economia de recursos hídricos
- Redução de resíduos.
Agora que você já sabe tudo sobre wood frame, que tal entender como o processo funciona e de que modo a tecnologia da informação vem para contribuir com o desenvolvimento da atividade no Brasil?
Confira o material exclusivo que preparamos para mostrar como a iniciativa tem dado certo no país e registre aqui suas dúvidas ou comentários!
Comente