WIP: descubra como torná-lo mais organizado, rápido e eficiente

WIP (Work in Progress) é um termo de gestão de produção que indica que um determinado item ou produto está sendo desenvolvido, ou seja, foi iniciado, mas ainda não foi finalizado.

O termo pode se referir à mão de obra, matérias-primas e custos indiretos que incorram sobre os produtos em seus mais variados estágios de produção. O WIP é muito utilizado na indústria para designar o início da produção até o seu fim, podendo também ser aplicado a processos.

Neste post, vamos falar um pouco mais sobre esse conceito e como a sua empresa pode acelerar e organizar esse processo de produção para deixá-lo mais eficiente e obter melhores resultados. Não perca!

Os principais problemas no WIP

O WIP consome recursos da empresa enquanto não for finalizado, ou seja, o seu atraso pode gerar perda de receita ou demora para obter um retorno sobre o investimento realizado.

Sendo assim, quando os processos não são bem definidos dentro de uma empresa e os atrasos para a conclusão da produção são constantes, acabamos por sofrer constantemente com problemas no WIP.

A falta de padronização, de planejamento e de um bom estoque de matérias-primas prolongam o WIP e dificultam a obtenção do produto final manufaturado.

Soluções para melhorar seu processo

Algumas atitudes podem ser tomadas para assegurar que o objetivo de cada processo seja alcançado e não haja atrasos dentro do WIP, garantindo a entrega de resultados dentro das expectativas.

Planejar os processos

O primeiro passo para obter mais efetividade do WIP é um planejamento eficaz. Cada processo dentro da linha de produção deve ter a sua execução muito bem planejada, para que não haja a necessidade de parar alguma rotina para esperar o resultado de outra.

Sendo assim, cada atividade é iniciada somente quando não existe nenhum impedimento que possa parar sua execução ou atrasá-la, evitando esforços desnecessários.

Mapear as rotinas

Outro ponto necessário é a realização de um mapeamento de todos os seus processos. Muitas vezes, acabamos criando rotinas que não são necessárias ou que envolvem atividades podem ser incorporadas por outras.

Dessa forma, você enxuga a linha de produção e mantém apenas as rotinas necessárias para a finalização dos produtos, reduzindo custos operacionais e melhorando a produtividade.

Otimizar o tempo de execução

Outra solução é a otimização de tempo. Qual é a duração dos seus processos? Eles realmente necessitam dessa duração? É possível realizar a diminuição desse tempo?

A otimização pode ser realizada enxugando processos, cortando atividades que deixaram de ser necessárias ou que podem ser integradas a outras, aumentando a eficiência da produção.

A tecnologia a seu favor

A melhor opção para realizar um controle eficaz do WIP é adotar um sistema de gestão. O Mega Manufatura, por exemplo, foi desenvolvido para apoiar o gestor nas tomadas de decisões estratégicas e operacionais e na construção de processos bem definidos e eficazes, facilitando a visualização de todos os pontos de melhoria necessários para garantir a otimização da produção.

Como você pôde perceber, tornar o WIP mais eficiente depende de planejamento, mapeamento de rotinas e otimização do tempo de execução — e tudo pode ficar mais fácil com o auxílio de um sistema de gestão.

Preparado para mais um conteúdo que pode colaborar para o crescimento da sua empresa? Baixe o nosso e-book sobre os principais aspectos que envolvem a automação de processos”!