Infelizmente, o trabalho no campo muitas vezes acaba passando por perdas na colheita, sendo que esse resultado negativo pode ter fundamento em diversos fatores diferentes, desde condições climáticas até a regulagem das máquinas.
A verdade é que dentro da produção agrícola, sempre existe algum tipo de perda, pois, não é possível controlar todas as variáveis. Contudo, existem algumas formas de garantir uma diminuição drástica no risco de perda.
Tecnologia, maior controle e uso de dados no campo estão entre os pontos que podem ajudar na redução de perdas e aumento dos lucros. Neste post, vamos mostrar cada um desses pontos para ajudar você a evitar resultados negativos na produção. Boa leitura!
Atente-se as regulagens e manutenções do maquinário
Regular uma máquina de forma errônea pode sim ter um impacto negativo na hora de utilizá-la, principalmente em atividades como a colheita, na qual boa parte da produção pode acabar caindo na terra em vez de ser recolhida.
Ao final de um dia de trabalho, o total desperdiçado pela falta de regulagem correta ou uma boa manutenção no maquinário pode render boas sacas.
Para evitar esse tipo de situação, todos os trabalhadores devem estar bem treinados e sabendo identificar quais as regulagens necessárias para cada tarefa. Além disso, um controle de agendamento de manutenção também se faz necessário.
Prepare-se para mudanças climáticas
Não podemos controlar as mudanças de tempo, e mesmo que as previsões meteorológicas tenham evoluído muito, elas ainda não conseguem prever determinadas alterações ou grandes períodos de tempo.
Como situações como o excesso de chuva, ou a falta dela, podem ser extremamente prejudiciais para o resultado final, como as perdas na colheita. Mas pode-se tomar algumas medidas protetivas.
No caso da falta de chuva, investir em um sistema de irrigação é a melhor forma de garantir a máxima produtividade mesmo em tempos de seca inesperada. Já o excesso de umidade deve ser acompanhado, evitando realizar a colheita com os grãos muito úmidos, visando melhorar a eficiência das colheitadeiras.
Tome cuidado com a velocidade das máquinas
Um ponto que não ganha muita atenção durante a fase da colheita, mas que pode influenciar negativamente em seus resultados é a utilização de um deslocamento muito rápido da máquina durante o processo.
Essa pressa pode sobrecarregar o sistema de trilha da colheitadeira, que fica sobrecarregado, expelindo parte dos grãos que acabam ficando pelo caminho. Isso ocorre, muitas vezes, por uma necessidade de finalizar a colheita o mais rápido possível, porém, deve ser evitado.
A velocidade ideal da colheitadeira pode variar de acordo com a marca e modelo da máquina, mas, em geral, fica em torno de 4 a 7 km/h. Um planejamento adequado de colheita pode ser muito mais eficiente que aumentar a velocidade da máquina.
Treine os trabalhadores
É comum, dentro das propriedades, que os trabalhadores não tenham um treinamento, apenas aprendam como realizar o trabalho com outros funcionários do local. Isso pode gerar grandes problemas com o tempo.
Na maioria das vezes, o funcionário que orienta outros trabalhadores também não teve um treinamento e com isso não se atenta às melhores práticas na redução de perdas na lavoura, seja com um controle maior, entendendo o funcionamento do maquinário ou planejando-se melhor.
O ideal é fornecer um treinamento básico a todos os trabalhadores e algo mais embasado para os gerentes e responsáveis, permitindo assim que todos possam entender melhor como reduzir as perdas na lavoura.
Crie um controle de dados históricos
Um controle histórico de todas as safras e das atitudes tomadas para evitar perda é uma das melhores formas de entender o que funciona ou não em sua propriedade, além de permitir um prognóstico futuro.
Isso pode ser feito com a adoção de um software de controle, específico para propriedades rurais, auxiliando não apenas na redução de perdas, mas também a realizar os demais controles dentro do agronegócio.
Chegamos ao fim deste post e esperamos que ele possa ajudar você a entender como reduzir suas perdas na colheita e melhorar seus resultados no campo.
Quer saber sobre como a tecnologia pode ajudar a reduzir custos? Confira agora mesmo nosso post sobre Internet das Coisas!