Veja 5 boas práticas para evitar falhas em equipamentos industriais!

Falhas em equipamentos industriais podem representar grandes perdas para a sua empresa. Além da queda de produtividade, há o risco de prejudicar a qualidade dos seus produtos e serviços. Tudo isso tem um impacto nos resultados conquistados em seu mercado.

Felizmente, existe um mecanismo bastante eficaz para diminuir as chances de ocorrência desses problemas e manter a sua capacidade produtiva. Basta criar o hábito de realizar vistorias em busca de falhas em seus equipamentos industriais, seguindo boas práticas do segmento.

Quer saber mais sobre isso? Então, confira 5 boas práticas para evitar falhas em equipamentos industriais.

1. Faça um bom mapeamento

Uma boa organização é essencial para se prevenir contra falhas em equipamentos industriais. Antes de começar qualquer uma de suas ações, você precisa fazer um mapeamento completo de toda a sua estrutura.

A partir dessas informações, você poderá registrar manutenções, substituições, reparos, entre outros, de forma mais organizada. Esse mapeamento também servirá para ajudar você a ter visibilidade a respeito desses dados quando precisar consultá-los.

2. Documente seus processos

Boas práticas para evitar falhas em equipamentos industriais também precisam ser documentadas. Assim, você consegue estabelecer um padrão que será seguido nas ocasiões futuras, garantindo o mesmo nível de qualidade a elas.

Isso também permite que outros profissionais relevantes da sua empresa possam acompanhar esses indicadores e utilizá-los. É melhor ainda quando se aproveita a tecnologia para tornar essa documentação algo digital.

3. Considere necessidades específicas

Cada equipamento industrial tem características específicas que exigem um tipo de manutenção diferente. Consulte especialistas e o manual deles para que seja possível conhecer o nível de inspeção que necessitam e qual é o método de garantir seu melhor funcionamento.

Isso inclui se certificar de que o nível adequado de lubrificação é atendido, quais partes requerem limpeza, entre outros casos.

4. Crie relatórios de controle

Cada rotina de manutenção preventiva requer a geração de relatórios de controle. Eles servirão para que você e sua equipe tenham certeza a respeito da conservação dos seus equipamentos industriais.

Esse registro também servirá como histórico para que seja possível acompanhar a periodicidade de suas manutenções. As chances de falhas em seus equipamentos diminuirão, conforme aumenta o seu controle sobre esse aspecto da sua empresa.

5. Utilize um sistema ERP

A tecnologia pode ser a sua principal aliada a buscar por falhas em equipamentos industriais. Para isso, é necessário contar com um tipo de solução que é pensado especialmente para as suas necessidades de gestão. É o caso de um Enterprise Resource Planning, ou ERP.

Esse software serve para que você tenha um controle fácil e organizado de sua infraestrutura. Entre as várias funcionalidades presentes nele, está a possibilidade de monitorar o estado de manutenção de seus equipamentos.

A partir dessas boas práticas, será possível garantir que a sua empresa tenha menos problemas com falhas em equipamentos industriais. É impossível se prevenir completamente contra elas, mas tudo o que podemos fazer é minimizar os riscos e trabalhar de maneira eficiente. Lembre-se, também, da importância de contar com a ajuda da tecnologia na forma de um sistema ERP nesse contexto.

Quer saber mais sobre como essa solução pode ajudar? Então, entre em contato conosco por meio do nosso site!