Use a tecnologia para reduzir custos em 2017

Em tempos de crise, empresas trabalham constantemente para reduzir custos operacionais e tornar processos mais eficazes. Neste cenário, a tecnologia pode ser uma importante aliada dos gestores que buscam novas formas de executar atividades com índices de desperdício reduzido e alta produtividade.

No post de hoje conheceremos algumas das soluções disponibilizadas pelo mercado para tornar sua rotina mais ágil, flexível e eficaz. Conheça!

Invista no uso de um ERP

ERP (sigla para Enterprise Resource Planning, algo que, em português, pode ser traduzido como Planejamento de Recursos Corporativos), é um sistema empresarial que atua como hub de informações sobre o funcionamento do negócio. Por meio dele, gestores conseguem avaliar, de maneira centralizada, toda a cadeia operacional do empreendimento, identificando quais são os processos mais eficazes e quais as áreas possuem gargalos a serem eliminados.

A escolha de um bom ERP pode ser vista como um investimento estratégico. O uso do sistema diminui conflitos causados por problemas na troca de informações entre áreas e auxilia na integração entre setores. Além disso, o fluxo de trabalho e os processos de tomada de decisão tornam-se mais eficazes, uma vez que os colaboradores têm acesso a dados mais precisos sobre o estoque, a logística e as transações financeiras que ocorrem no ambiente operacional.

Trabalhe com o Big Data no planejamento de estratégias comerciais

A análise de dados é uma parte fundamental dos processos de criação e planejamento de estratégias de vendas. Por meio dela, analistas conseguem identificar padrões de mercado, avaliar o sucesso de produtos e prever tendências.

Com a popularização das redes sociais, a quantidade de informações disponíveis para empreendimentos trabalharem na formulação de suas estratégias foi levada a um novo nível, com empresas tendo acesso a uma quantidade gigante de metadados sobre postagens, likes e retuítes em perfis de influenciadores.

Nesse cenário, o Big Data é crucial para que analistas consigam identificar quais são os fatores que influenciam as demandas do mercado. Essa tecnologia permite que profissionais façam, em alta velocidade, a coleta, o processamento, a classificação e a análise de grandes pacotes de dados. Dessa forma, o tempo necessário para trabalhar com vastos volumes de informação (e o custo dessa tarefa) é diminuído drasticamente.

Integre a nuvem aos seus processos internos

A computação na nuvem é uma tecnologia que tem ganhado espaço de destaque dentro do mundo corporativo nos últimos anos. Os serviços de cloud computing caracterizam-se por terem altos níveis de disponibilidade e confiabilidade e serem mais escaláveis do que soluções empresariais executadas em servidores locais. Além disso, uma plataforma de cloud computing pode ser acessada em qualquer local com acesso à internet, o que permite aos negócios a possibilidade de flexibilizar rotinas internas e os seus portfólios de serviços.

A nuvem pode ser aplicada em várias áreas. As rotinas de backup, por exemplo, beneficiam-se com o baixo custo de contratação de servidores de cloud storage. Já os processos de desenvolvimento de software podem ser migrados para ambientes de cloud, integrando times de programação e operações. Dessa forma, a empresa torna os seus fluxos de trabalho mais ágeis e percebe a diminuição nos índices de erros e custos.

Agora que você já conhece boas alternativas de tecnologia para redução de custos de seu negócio, que tal se aprofundar em uma delas, o ERP, e descobrir como aproveitá-lo para uma gestão integrada?