Transformação digital no campo: tendências e desafios do setor

Falar de transformação digital no campo envolve entender como o setor pode se beneficiar do uso da tecnologia em suas diversas etapas de produção. Isso permitirá realizar um trabalho de maior qualidade, atingir mais clientes e fortalecer a própria operação.

A transformação digital representa mais do que uma modernização de um setor. Ela oferece as ferramentas necessárias para atender a demandas cada vez mais sofisticadas dos seus clientes em um ritmo acelerado pela evolução tecnológica. Também significa ser capaz de aproveitar cada vez mais oportunidades vantajosas em seu meio.

Soluções digitais podem ser aplicadas em praticamente todas as etapas da cadeia produtiva rural, desde o planejamento do plantio até a distribuição. Esse é o caminho para tornar os seus processos mais ágeis e eficazes, contribuindo para ganhos de mais qualidade em seus ciclos.

Quer entender mais sobre o assunto? Continue a leitura e confira!

Os desafios do setor

Como qualquer outro setor, o agronegócio tem diversos desafios a serem vencidos no dia a dia para que seja possível alcançar resultados de qualidade e se desenvolver. Felizmente, a maioria deles representa oportunidades para a transformação digital.

Um exemplo disso são as mudanças climáticas, que podem impactar a qualidade das colheitas e trazer períodos de seca. Essa realidade exige o uso da tecnologia para prever e se adaptar em relação à meteorologia no campo.

O desperdício de alimentos é outro dos desafios do setor que exigem soluções inteligentes. Esse gargalo produtivo pode representar grandes perdas para o agronegócio, podendo ser minimizado e prevenido com a ajuda da transformação digital tanto na produção quanto no transporte e distribuição.

Por fim, outro desafio para alcançar a qualidade no agronegócio é a falta de mão de obra qualificada. Isso faz com que os produtores precisem mecanizar seus processos com o uso da tecnologia e automação.

As tendências da transformação digital no campo

Tendo em mente o valor da transformação digital, é estratégico analisar como ela interage com as características do setor do agronegócio. O uso das tecnologias certas permite trabalhar de maneira mais inteligente, aproveitar mais oportunidades vantajosas e gerar retornos de maior qualidade para as suas operações.

Quer saber mais? Veja a seguir quais são as tendências de transformação digital no campo!

Uso de modelos preditivos

A tendência do Big Data já é uma realidade em diversos segmentos, possibilitando que as empresas tenham acesso a um grande volume de dados que oferecem uma visibilidade detalhada sobre as suas atividades.

Como parte da transformação digital no campo, o Big Data permite que se trabalhe com modelos preditivos. Ou seja, há a possibilidade de basear-se nessa grande riqueza de dados para tornar o seu planejamento mais sofisticado a partir de previsões baseadas em estatísticas e tendências.

Aprimoramento da experiência

Em um segmento competitivo como o da cadeia de produção rural, é sempre desejável contar com diferenciais que possibilitem entregar uma experiência de maior qualidade ao cliente. Isso será decisivo para fidelizá-lo e para fortalecer a imagem do seu negócio.

A transformação digital é capaz de aprimorar esse aspecto da sua atuação. Um exemplo disso são os recursos que oferecem transparência e visibilidade para as etapas da cadeia de produção. Soluções tecnológicas também podem ser empregados para facilitar o acesso do cliente aos produtos que ele necessita com base em seu histórico.

Tomada de decisões inteligentes

Tomar decisões é algo que faz parte do dia a dia de qualquer negócio. Como parte da transformação digital no campo, é possível fazer escolhas muito mais estratégicas que geram resultados efetivos ao se basear em dados.

Afinal, é a transformação digital que nos coloca em contato com dados concretos a respeito da atuação do próprio negócio e do mercado ao redor dele. Ao se basear nessas informações, será possível ter uma visão mais clara sobre as melhores decisões a serem tomadas.

Aumento da produtividade

O acesso às tecnologias certas e às soluções digitais mais adequadas proporciona ganhos em diversos setores do campo, principalmente quando se trata de produtividade. Com esses recursos, será possível produzir mais em menos tempo, o que naturalmente representa um ganho para a sua operação.

Um exemplo disso é o uso de dispositivos da chamada Internet das Coisas (ou Internet of Things), que cria equipamentos mais "inteligentes" a partir de recursos digitais que otimizam a sua operação para gerar resultados superiores.

A transformação digital no campo não é mais pautada por tendências e previsões, mas sim pelo que já está sendo feito em diversos mercados do Brasil e do mundo. Adaptar-se a essa nova realidade permitirá o acesso a uma série de vantagens, além de fortalecer a sua própria atuação no setor. Baseie-se nos itens da lista deste artigo para se convencer a respeito do valor dessa mudança.

Restou alguma dúvida sobre o assunto? Então, deixe seu comentário a seguir. Teremos prazer em respondê-lo!