Algumas das principais tendências do agronegócio colocam tecnologias no campo. Porém, muito além dos maquinários agrícolas, estamos falando de processos digitais que chegam na mão dos produtores rurais. A ideia não é apenas otimizar a produção das culturas, mas também melhorar o gerenciamento.
Adianta ter dinheiro e não saber administrá-lo? Logo perderá investindo em coisas não produtivas, como festas, presentes caros e mimos para a família. Quando falamos de gerenciar uma produção agrícola, falamos de algo parecido: garantir que a gestão rural faça jus ao que a lavoura entrega.
Para conhecer mais sobre as tecnologias do campo, veja nosso post. Boa leitura!
Agricultura preditiva
A agricultura preditiva é o processo de trazer tecnologias para o campo, tornando sua produção algo que seja possível prever com exatidão. Nela você utiliza não apenas equipamentos, mas também sistemas agrícolas. Alguns exemplos de aplicabilidades são:
- inteligência artificial;
- robótica e automação;
- Big Data;
- dispositivos sensoriais;
- softwares de gestão.
Identificação de pragas e doenças
Uma grande novidade no controle de pragas e doenças foi o uso de produtos químicos. Mesmo com a ampliação do governo sobre os tipos de aditivos que são permitidos nas lavouras, é importante conhecer outras formas para identificar esse problema.
O drone, aquele robozinho que você controla à distância e ele voa por aí. Justamente por essa habilidade que você pode voar toda sua propriedade, visualizando hectares de diferentes maneiras:
- fazer voos controlados, vendo ao vivo sua produção;
- fazer voos automáticos, vendo as gravações posteriormente.
Com as imagens você pode entender deficiências nutricionais em lugares da lavoura onde não havia outros indícios. Além disso, consegue acompanhar a extensão do problema e limitar sua área de controle.
Nesse mesmo sentido há ainda os sensores que são instalados no campo. Eles coletam dados do clima e das plantas, além de movimentações de animais.
GPS agrícola (GNSS)
O GPS agrícola já é utilizado no setor desde a década de 1990. A grande novidade aqui é o GNSS, sigla para Sistema de Navegação Global por Satélite. A principal diferença está no avanço da tecnologia.
O novo sistema utiliza mais satélites para mapear, entregando localizações mais precisas ainda. Quando falamos em hectares e hectares de terra que estão afastados do grande centro, quanto mais precisão para entender e conhecer essa extensão, melhor.
Boa parte do mapeamento pode ser feito com os drones, o que é bastante bacana pelo fato de que ele já foi citado aqui. O controle de pragas e o conhecimento da sua lavoura pode vir em conjunto com a mesma tecnologia no campo.
Sistema de gestão agrícola
Como dissemos, a gestão agrícola é tão importante para seu negócio quanto investir em maquinários no campo. O ideal é que a tecnologia na lavoura evolua junto com aquelas que o produtor utiliza. Conheça alguns benefícios de aplicar softwares agrícolas na administração da sua produção:
- controle de dados das culturas;
- controle de estoque;
- controle de fornecedores e contas;
- gestão de caixa e faturamento.
As tecnologias no campo existem em diversos formatos, desde um drone que sobrevoa toda sua propriedade até um sistema ERP que gerencia as atividades de negócio. A melhor maneira de implementá-las é investir tanto nos maquinários quanto nos produtos digitais.
Quer conhecer mais sobre tecnologias no campo? Então, confira nosso post sobre as vantagens e funcionamento da agricultura de precisão!