Tecnologia na construção civil: veja os impactos e as aplicações
tecnologia na construção civil

Tecnologia na construção civil: veja os impactos e as aplicações

A transformação digital está alcançando todos os setores do mercado. Por isso, a tecnologia na construção civil tem se tornado cada vez mais comum, seja por seu diferencial competitivo, seja devido às suas inúmeras vantagens para os processos operacionais.

Mas será que você conhece os impactos e as aplicações da tecnologia na construção civil? Sabe quais são as principais tendências tecnológicas para o segmento? Continue a leitura deste artigo para entender mais sobre o assunto!

Como a tecnologia impacta a construção civil?

Existem inúmeras razões para que as empresas atuais invistam no uso de soluções inovadoras no canteiro de obras. Veja, a seguir, como a tecnologia pode gerar benefícios para os projetos:

- integração e acesso à informação entre diferentes setores;

- redução do retrabalho;

- diminuição do desperdício de materiais e consequente redução de custos;

- menor tempo de entrega do empreendimento;

- gestão por dispositivos móveis;

- aumento da produtividade;

- melhoria no planejamento.

Em que situações podemos ver a tecnologia atuando na área?

Agora que você já sabe como a tecnologia na construção civil pode ser benéfica, mostraremos algumas formas como ela tem sido utilizada para otimizar os processos, não somente no canteiro de obras, mas em todas as etapas do projeto.

Inovação nos materiais

A influência tecnológica na construção civil tem se popularizado devido aos impactos positivos, como o alto desempenho da equipe, a melhora da qualidade final e a redução de custos.

No que se diz respeito aos insumos, diversos materiais inovadores têm sido utilizados. Entre eles, lajes mistas, monoforte, microconcreto e painéis de EPS para garantir praticidade aos processos.

Além disso, há o bioconcreto — uma espécie de concreto vivo ou inteligente —, que é considerado a solução ideal para as rachaduras que sempre aparecem após um tempo de uso. Basicamente, trata-se de uma mistura com agentes de cura (bactérias que consertam o concreto) e o material convencional.

Análise de dados e Big Data

O Big Data é uma tecnologia que permite que sistemas inteligentes analisem uma enorme quantidade de dados extraídos da infinita fonte de informações que trafegam pela internet todos os dias, independentemente de eles serem estruturados ou não.

Com ele, é possível projetar cenários futuros, prever consequências de ações e se antecipar a acontecimentos. Além disso, compreender melhor o que acontece em tempo real, dentro e fora da empresa, e em todo o mercado.

No contexto da construção civil, o Big Data permite uma compreensão mais ampla dos custos e do desempenho de componentes, sistemas e materiais. Também, de informações sobre os fornecedores, possíveis anormalidades, opiniões de clientes e todo o tipo de dado que seja útil para a tomada de decisões.

Software de gestão

A computação em nuvem é uma das tecnologias que sustentam toda a rede de dados que conhecemos como internet. Qualquer dispositivo conectado a essa rede pode ter acesso a um universo de possibilidades.

Atualmente, o uso da nuvem na construção civil tem se tornado mais comum por empresas de todos os portes. Isso ocorre porque essa tecnologia permite a implementação e o aproveitamento das vantagens de usar um sistema especializado, isto é, feitos sob medida para oferecer soluções às necessidades do setor.

Com essas ferramentas, todos os envolvidos na obra podem visualizar as informações salvas. Assim, empregados de diferentes filiais podem ficar inteirados sobre o que está acontecendo no canteiro e colaborar simultaneamente com o projeto.

Para que você tenha uma ideia, todos os departamentos da empresa podem ser automatizados, graças aos softwares de gestão. Você pode, até mesmo, contar com um setor de contabilidade digital.

Para concluir, vale destacar que é fundamental se manter por dentro das principais tendências em tecnologia na construção civil. Dessa forma, é possível garantir diferenciais competitivos para a empresa, aproveitando as oportunidades mais inovadoras e se esquivando de ameaças.

Este conteúdo foi útil para você? Então, aproveite para baixar o nosso e-book sobre as 5 principais tendências de engenharia civil!