A cobrança de tributos sempre é tema recorrente em rodas de conversas de empresários, não é mesmo? A quantidade de exigências, a burocracia gerada por essas regras e o desafio constante em adaptar a gestão empresarial para vencer cada um desses desafios fazem parte do dia a dia do empresariado tupiniquim. Para enfrentar esse verdadeiro furacão tributário brasileiro é importante que a empresa conte com um programa voltado para o desenvolvimento de soluções corporativas. É aí que entra o Enterprise Resource Planning (ERP). Quer saber mais sobre essa solução mágica? Então confira já nosso post:
Processo de adaptação
Em 2014, o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) retratou esse cenário desafiador em números. De acordo com uma pesquisa da instituição, desde a Constituição de 1988 foram criados no Brasil 4.960.610 normas para reger a vida no país. Um turbilhão de regras que passou a integrar o cotidiano dos brasileiros em apenas 27 anos, um prazo relativamente curto para se adaptar a um cenário que passa por constantes mudanças.
E somente o campo tributário recebeu 7% de todas essas novas exigências. Em números absolutos, são 320.343 novas normas tributárias em menos de três décadas! Esse furacão tributário brasileiro nos dá uma média de criação de 46 regras por dia no país, o que obriga as empresas a destinarem muito tempo e trabalho para conhecerem e realmente entenderem esses princípios, a fim de, mais tarde, adaptarem seus processos de gestão para o cumprimento das mudanças.
O processo de adaptação a esse furacão tributário brasileiro não consiste apenas em implantar essas mudanças na rotina das empresas, mas também em preparar e lidar com os impactos que elas geram — principalmente nas questões financeiras. Muitas dessas novas regras, ao serem criadas, são vinculadas a impostos, tendo um grande impacto nos custos da companhia que pode ser refletido nos preços em que serviços e produtos serão comercializados posteriormente.
Busca da solução
Conviver e se adaptar a esse cenário não é uma tarefa fácil, representando um desafio constante para qualquer empresário. Somente ficar atento à divulgação dessas novas regras não é, infelizmente, o suficiente. Mas não se preocupe, porque outras iniciativas podem deixar sua empresa preparada: monte uma equipe especializada e conte com equipamentos e sistemas de qualidade, que sejam eficazes e tornem, por isso, mais fácil lidar com esse furacão tributário brasileiro.
Para auxiliar as empresas a lidarem com esse cenário, é possível encontrar no mercado companhias que desenvolvem sistemas e soluções coorporativas, serviços que passam pela expertise desses profissionais, que se especializam e dominam as exigências tributárias do Brasil.
Procura por parcerias
A Mega Sistemas Corporativos é uma dessas empresas que atuam para conter esse furacão tributário brasileiro. A empresa dá suporte à gestão empresarial, além de oferecer atuação específica para cada tipo de mercado — industrial, de construção, transportes, combustíveis e até agronegócio —, já que cada um deles possui regras e tributações específicas.
Assim, mesmo com esse cenário extremamente complexo, é possível se organizar e criar políticas de redução de impostos. Para isso, contar com uma organização gerencial e com processos de controle interno bem estruturados é um dos caminhos mais seguros para se desenvolver o planejamento necessário para melhorar a gestão financeira de sua companhia.
Utilização da tecnologia
Contar com aparatos tecnológicos é uma forma excelente para aumentar a eficiência dos controles internos de uma empresa. Um sistema ERP cria um ambiente em que é possível manter um arquivo com todas as informações necessárias para o bom funcionamento do negócio, além de desenvolver uma plataforma que se adapta à inserção de novas informações.
Esses dados passam a interagir e a se complementarem, o que permite que as empresas se mantenham atualizadas e conectadas com as constantes mudanças no sistema tributário brasileiro. Porém, como esses sistemas ERP acabam sendo incorporados à rotina da empresa, podem acarretar em problemas caso sua implantação não aconteça de maneira satisfatória.
Portanto, uma empresa que deseja se manter competitiva no mercado e antenada às mudanças impostas pelos órgãos reguladores deve buscar um software que se alinhe perfeitamente às suas necessidades para que a solução não acabe se tornando um problema futuro.
Agora comente aqui e nos conte como você lida com as questões tributárias! Sua empresa está preparada para lidar com esse cenário de constantes mudanças? Compartilhe suas experiências conosco!