Saiba quais as ferramentas necessárias para tornar sua fazenda inteligente

A transformação digital chegou também ao campo, de modo que a fazenda inteligente é uma prova disso. Visto que o Brasil é uma referência mundial em agronegócio, torna-se cada vez mais essencial implementar meios de acompanhar de ponta a ponta os processos no meio rural.

Neste artigo vamos trazer informações sobre o funcionamento da fazenda inteligente e de que forma ela impacta as atividades no campo. Falaremos também sobre as ferramentas que são adotadas nesse sentido, para maximizar a produtividade e reduzir custos. Boa leitura!

O que é uma fazenda inteligente?

Seria muito vago dizer que a fazenda inteligente é a inserção de tecnologia no campo. O conceito abrange de forma sistêmica as operações, desde a obtenção de insumos agrícolas até a chegada do produto ao consumidor final. Uma fazenda se torna inteligente quando usa não só sistemas de gestão voltados para o setor, mas também equipamentos e inteligência para uma operação cada vez mais moderna e eficiente, aumentando, assim, a sua competitividade

Como funciona a fazenda inteligente?

Uma fazenda inteligente funciona com base na digitalização de todos os processos agrícolas. Dessa forma, o produtor rural tem acesso à informação em tempo real, ajudando-o, entre outras coisas, na gestão do campo, na otimização de uso dos insumos e na previsão de incidentes que podem vir a prejudicar a lavoura.

Na prática, podem ser adotadas, por exemplo, câmeras de vigilância para monitorar as atividades no campo. Em cidades do interior, onde há grandes porções de terra, esse tipo de solução é fundamental, pois ajuda a identificar ameaças como animais e pessoas que queiram invadir a propriedade.

Além de emitir alertas sonoros, essas câmeras inteligentes de vigilância podem notificar o produtor rural por SMS ou e-mail. Sensores também costumam ser adotados no campo, de modo a coletar dados sobre diversos aspectos, a destacar:

Com base nos exemplos citados há pouco de aplicação da fazenda inteligente, sendo notório o papel da Internet das Coisas. Aliada com a computação em nuvem, ela é responsável pela otimização de diversos processos no campo, proporcionando agilidade em toda a cadeia produtiva.

Como o uso das ferramentas certas torna as atividades na fazenda mais rápidas e precisas?

Assim como em outros setores, o objetivo da transformação digital no campo é fazer com que as decisões de negócio sejam baseadas em dados. Dito isso, nada agora passará despercebido pelos equipamentos; eles farão a coleta de um enorme volume de registros, de modo que eles sejam cruzados, correlacionados e interpretados na forma de relatórios.

Além de ajudar a otimizar toda a parte referente ao solo e às plantações, uma fazenda inteligente também lida com animais. Muitos produtores rurais criam cabeças de gado e vacas, por exemplo, e estes precisam ser geridos de perto. Alimentação adequada e controle de doenças são alguns pontos que a fazenda inteligente ajuda a gerenciar, aumentando, portanto, o valor deles dentro do negócio.

Quais as ferramentas usadas em uma fazenda inteligente?

Até aqui falamos em câmeras inteligentes e sensores aplicados ao campo. No entanto, existe uma grande gama de equipamentos que são usados para atividades de análise e monitoramento em uma fazenda. Acompanhe as subseções seguintes e conheça as principais ferramentas.

Telemetria

A telemetria é o meio de monitorar remotamente as atividades do campo. Imagine as máquinas usadas para cuidar do solo. Cada uma delas pode ter sensores embutidos, auxiliando os gestores a coletar dados da operação em tempo real. Dessa forma, não só a operação passa a ser mais eficiente, mas também é possível avaliar a performance desses equipamentos e agendar manutenções preventivas. Dessa forma, os riscos de as atividades serem prejudicadas por falta de reparos serão bem menores.

Softwares de agricultura de precisão

Produtores rurais costumam se deparar com pragas que podem prejudicar suas plantações. Nesse sentido, a agricultura de precisão é uma grande aliada, visto que torna toda essa operação mais eficiente, com a ajuda de softwares e equipamentos modernos. Na prática, essa tecnologia atua bastante no uso otimizado de herbicidas, pois eles podem ser aplicados somente nas áreas mais críticas em uma plantação.

Outro ponto que a agricultura de precisão beneficia é o plantio. Quando o produtor não tem essa tecnologia, as chances de inserir uma semente que se sobreponha às outras são grandes, impactando a produção futura. Vale destacar também que a agricultura de precisão é uma aliada indispensável da sustentabilidade. Uma vez que o produtor rural demonstra preocupação com o meio ambiente por meio da fazenda inteligente, o valor de mercado das coisas que ele produz tende a aumentar, bem como a sua competitividade.

Drones, robôs e equipamentos inteligentes

Imagine um trator que não precisa de um humano para conduzi-lo na plantação. Isso implica não só a redução do custo de salário desse profissional, mas também pode liberá-lo para outras atividades que demandam habilidades estratégicas e analíticas do campo.

Em geral, o uso de drones, robôs e equipamentos inteligentes proporciona benefícios como:

Softwares de gestão

Os softwares de gestão devem integrar-se com outros sistemas e ferramentas empregados no campo. Dessa forma, eles se tornam aliados indispensáveis da transformação digital e do sucesso de uma fazenda inteligente. Além da parte operacional, as rotinas contábeis, fiscais e financeiras são mais bem organizadas e geridas, viabilizando o crescimento do negócio de forma escalável.

Uma fazenda inteligente é aquela que emprega a tecnologia de ponta a ponta em seus processos. Nós, da Mega, temos exatamente o que o seu empreendimento rural precisa em termos de modernização e otimização de operações. Nosso software de gestão lida, entre outras coisas, com a parte de grãos e frutas, gerando impactos desde o plantio até a colheita.

Para mais informações, entre em contato conosco e descubra como as nossas soluções podem aumentar a produtividade, receita e lucratividade da sua fazenda inteligente!