Saiba como tornar a gestão integrada efetiva em 7 passos

Todos os departamentos de uma companhia, sem exceção, são responsáveis pelo seu sucesso. Mas ainda é muito comum que eles trabalhem de forma completamente independente, sem nenhuma interferência, comunicação ou colaboração entre si. Essa falta de integração, no entanto, prejudica o bom funcionamento da organização.

Para que todos possam trabalhar, em conjunto, de forma a fazer a companhia crescer com sinergia, é preciso mudar isso. A integração entre departamentos é crucial para que a empresa atue com uma perspectiva de processo ponta a ponta. Esse trabalho vai fazer que metas e objetivos sejam alcançados.

Existem formas de garantir que diferentes setores trabalhem de maneira integrada para, assim, atingir um objetivo e, consequentemente, guiar a empresa rumo ao sucesso.

Conheça, a seguir, dicas que ajudam a organização a superar esse desafio e tornar a gestão integrada efetiva:

1. Apresentação e comunicação

Sempre que um funcionário chega à empresa, é essencial que ele seja apresentado a todos os colaboradores da organização, não apenas àqueles da sua equipe. Além disso, é essencial ter canais de comunicação eficientes para que todos se sintam incluídos, saibam sobre novidades e mudanças, e opinem de forma a agregar valor à companhia.

2. Endomarketing

Semelhante ao marketing tradicional, o endomarketing busca inspirar os colaboradores a compartilhar informações relevantes e ainda contribuir para aumentar o engajamento. Os profissionais são a ferramenta mais importante da empresa. Deixá-los satisfeitos, portanto, é a melhor forma de garantir que a organização terá sucesso.

É essencial, ainda, conhecer bem os públicos internos para definir com precisão o que se deseja. Para trazer resultados relevantes, porém, a política de endomarketing deve estar acompanhada de um planejamento estratégico adequado.

3. Estratégia e tática

Na hora de desenvolver a estratégia organizacional é comum que os objetivos e as metas sejam definidos de forma abrangente. Quando se trabalha pensando nos grandes focos da organização, porém, pode-se acabar deixando de lado a análise de como os diferentes setores da companhia vão em busca dessa estratégia.

É fundamental que a definição da estratégia esclareça como cada departamento vai contribuir individualmente para o alcance das metas. A partir disso, a responsabilização de cada área pode ser feita de forma muito mais assertiva.

4. Comitês de processos

Os comitês de processos, com integrantes de diferentes setores e especialidades, são uma boa alternativa para incentivar o trabalho integrado. No comitê de compras, por exemplo, representantes das áreas envolvidas devem estar presentes para discutir as melhores práticas e abordagens para a melhoria do processo.

5. Job rotation

A rotação de colaboradores entre as áreas propicia que eles atuem em outro departamento para conhecer seu funcionamento, entender a dinâmica e, assim, oferecer sugestões de melhorias. Essa prática ajuda os profissionais a compreenderem como cada departamento trabalha e auxilia no sucesso da adoção da gestão integrada.

É possível, ainda, fazer a rotatividade da liderança: um rodízio entre as posições gerenciais em busca de soluções inovadoras. Essa prática requer que os líderes sejam capazes de assumir diferentes áreas e seus desafios com o mesmo desempenho.

Muitos colaboradores só sabem o que acontece em seu departamento, mas quando todos têm pelo menos uma visão básica do todo, a empresa funciona melhor.

6. Cultura

A cultura, a missão, a visão e os valores da empresa devem estar claros para todos. Essa é uma ferramenta poderosa na integração das equipes, pois faz com que todos trabalhem em busca do mesmo resultado — o que agrega sincronismo à organização.

7. Projetos integrados

O desenvolvimento de um novo produto é o momento ideal para unir colaboradores de diferentes áreas. É quando são reunidas opiniões, críticas e sugestões à proposta a partir de abordagens distintas. Nesse processo, a integração entre os setores ganha destaque.

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