A taxa de Churn Rate é considerada um importante indicador-chave de desempenho para um negócio, pois mensura o percentual de clientes que deixam a companhia em determinado período. Quando elevado, coloca a empresa em um breve caminho para o insucesso.
Por isso é tão importante reduzir a taxa de churn. Nesse processo, atividades como a construção de um melhor relacionamento com o público-alvo, criação de novos canais de comunicação e treinamento das equipes são fundamentais.
Pensando nisso, criamos um guia especialmente para você. Hoje, vamos te mostrar 5 passos incríveis para reduzir a taxa de churn significativamente e de forma eficaz. Continue lendo nosso conteúdo e fique por dentro do assunto. Boa leitura!
1. Proporcione um “UAU” a cada entrega
Atualmente, cumprir com o combinado não é o suficiente para encantar e fidelizar clientes, é preciso de mais. As maiores e mais bem-sucedidas empresas já apostam em estratégias capazes de encantar seus clientes, extraindo um “UAU” em cada ponto de contato.
Para tanto, há uma regra simples. Descubra o que é mais importante para o seu cliente (pós-venda, rapidez na entrega, atendimento etc) e faça isso dez vezes melhor do que os seus concorrentes. Assim, conseguirá encantá-los verdadeiramente.
2. Otimize a qualidade do atendimento
O mal atendimento ainda é um grande vilão, fazendo com que muitos clientes migrem para a concorrência. Segundo uma pesquisa realizada pela Accenture, foi por esse motivo que as empresas brasileiras perderam US$217 bilhões em 2015, e esse número poderia impactar até mesmo nos anos consecutivos.
Para melhorar o atendimento, não basta manter a equipe treinada, como muitos dizem. É preciso que os profissionais estejam alinhados com os valores da empresa e felizes, assim transmitirão os princípios adequados e atenderão com entusiasmo.
3. Implemente um programa de fidelidade
O programa de fidelidade é aquele que premia os clientes que mais compram na empresa, gerando receitas recorrentes. Esse tipo de estratégia, hoje, é aplicada por gigantes do mercado nacional, como os postos de combustíveis ou as companhias aéreas.
Entre os melhores programas, é possível destacar o acúmulo de pontos (que depois são trocados por produtos ou descontos) e o cashback (em que parte do dinheiro gasto é devolvido para o cliente). Para definir o melhor para o seu negócio, é indicado analisar o perfil do seu público-alvo.
4. Peça feedback e monitore os resultados
Toda empresa deve ouvir MESMO eus clientes, buscando entendê-los com mais profundidade. Para tal fim, é preciso buscar feedbacks, ouvir as críticas dos clientes (especialmente daqueles que estão deixando a empresa) e promover melhorias nos processos com base nestas considerações.
Outro ponto importante é acompanhar os indicadores de desempenho. Além do próprio Churn Rate, é possível destacar o tempo médio do cliente na empresa (LTV) e o índice de satisfação e fidelidade (NPS). Desse modo, é possível ter uma visão límpida e embasada para agir.
5. Conte com a tecnologia como aliada
Ao implementar uma boa tecnologia, é possível automatizar diversas etapas do processo e focar no que realmente importa para a empresa e seus clientes. Isso contribui para que você atue de forma centrada, bem como seja capaz de criar um relacionamento mais próximo e saudável.
Um sistema essencial é o ERP (Enterprise Resource Planning), que permite a organização das informações da empresa e integração dos vários departamentos. Por meio dele um gestor terá autonomia para deixar de focar nas questões operacionais e dar a devida atenção ao que é estratégico: ganhar e reter seus clientes.
É importante que você observe que todas essas dicas são realmente funcionais. Ao aplicá-las, conseguirá manter o relacionamento com os clientes por muito mais tempo, de forma saudável e lucrativa. No final, todo o empreendimento é beneficiado, tornando-o mais sólido e bem-sucedido.
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