Saiba como otimizar a gestão tributária da sua empresa

Com todas as suas regras, exceções e constantes necessidades de atualizações à legislação, a gestão tributária é o maior desafios dos gestores de negócios.

A implantação gradativa do SPED (Sistema Público de escrituração Digital), por exemplo, tem abrangido uma série de obrigações acessórias, como: Escrituração Contábil Digital, Escrituração Fiscal Digital, Nota Fiscal Eletrônica e SPED Folha, também denominado eSocial.

Este processo de informatização tem tirado o sono de muitos empresários brasileiros, sobretudo por tornar quase impraticável a prestação de contas ao governo em todas as suas esferas.

Quase porque aqueles que contam com o apoio de um bom ERP têm em suas mãos um valioso aliado neste desafio.

Para conhecer os motivos e descobrir como um software pode otimizar a gestão tributária da sua empresa, continue lendo o post de hoje!

Atualização constante

Um ERP acompanha a evolução da legislação tributária, provendo atendimento às exigências de forma rigorosa nos prazos e padrões legais.

Manutenção de cadastros

A estrutura modular de um ERP permite realizar a manutenção de cadastros de clientes, fornecedores, materiais e alíquotas tributárias setoriais e específicas das transações de compras, vendas, permutas e movimentação de estoques.

Controle de entradas e saídas

Com um ERP todas as entradas e saídas de valores monetários e estoques são controlados minuciosamente, garantindo, de forma totalmente integrada, os lançamentos contábeis e fiscais necessários para a apuração dos tributos a recolher.

Emissão de nota fiscal eletrônica

A emissão da nota fiscal eletrônica durante o processo de faturamento se torna mais prática, precisa e rápida com as parametrizações técnicas feitas dentro de um ERP.

Simplificação e automatização dos controles

É possível configurar as regras tributárias e as regras de negócio a ser aplicadas nas transações comerciais de compra, venda e incorporações, minimizando ocorrências de lançamentos errados, incompletos ou trocados nos registros comerciais, contábeis e fiscais da empresa.

Com isso, fica mais fácil impedir ocorrências de multas e autuações da fiscalização. Além disso, a eficiência dos controles aumenta significativamente, já que inibe erros comuns quando o mesmo processo é feito manualmente ou em planilhas eletrônicas.

Pleno controle dos tributos

Com o processamento automático dos tributos no ERP, é possível fazer consultas em tela e em relatórios que demonstrarão os valores e a destinação dos tributos, permitindo estudar qual o melhor regime tributário a adotar na empresa e quais mecanismos legais poderão ser utilizados para reduzir a carga tributária.

Como o volume e a frequência de envio de informações tributárias aos órgãos competentes do governo é muito grande e a legislação se modifica constantemente, é imprescindível ter o suporte de um bom ERP na gestão empresarial.

Especialmente porque o software garante informações consistentes e precisas, aumenta a produtividade das equipes, evita retrabalhos, permite o controle em tempo real das obrigações tributárias da empresa e, principalmente, evita a ocorrência de multas (aproveite para conhecer 5 vantagens de implantar um ERP ).
 

E na sua empresa, como é realizada a gestão tributária? Deixe seu comentário, queremos conhecer suas ideias e tirar suas dúvidas! Compartilhe conosco suas experiências!

Mega Contatos