Saiba como implementar um programa de compliance na sua empresa

Saiba como implementar um programa de compliance na sua empresa

Para que a governança corporativa aconteça, é preciso que um programa de compliance seja aplicado. O termo é oriundo do verbo em inglês to comply e quer dizer estar de acordo com. Com os recentes escândalos de corrupção envolvendo empresas no Brasil, esse tema passou a ser amplamente discutido.

Saber como implementar o compliance envolve etapas que, se não forem cumpridas adequadamente, podem colocar em xeque a reputação de uma companhia. Em outras palavras, quem vai querer fechar negócio com uma empresa sem transparência?

Nos tópicos abaixo, explicamos as cinco etapas indispensáveis de como implementar o compliance na sua empresa. Continue conosco até o final!

Faça uma análise de riscos

Existe uma realidade da qual não há como fugir: muitas empresas cometem atos ilícitos, umas em maior e outras em menor grau. Com base nessa informação, é essencial para o sucesso do compliance que o núcleo gestor de uma companhia tenha consciência disso e faça uma análise de riscos. Dessa forma, o controle sobre as atividades da organização será efetivo, de modo a mitigar atividades que venham a manchar a reputação do negócio.

Crie um código de conduta

Em virtude dos inúmeros escândalos envolvendo o dinheiro público, o governo federal aprovou a lei anticorrupção em 2013. Com base em tal legislação é que os responsáveis pelo compliance criaram um código de conduta para ser seguido por todos dentro de uma companhia.

Ofereça canais de comunicação

Um programa não deve ser imposto, mas sim comunicado a todos os colaboradores. Dessa maneira, cada profissional terá a consciência sobre a importância do compliance, assumindo a responsabilidade de prezar pela ética corporativa, com o intuito de preservar o nome da empresa perante os clientes e o mercado como um todo.

Capacite os colaboradores

Para implementar o compliance, é preciso montar uma equipe. A quantidade de membros é algo que vai variar de empresa para empresa. O importante é que todos os envolvidos tenham o conhecimento e a expertise necessários para conduzir de modo eficiente o programa de governança corporativa. Nesse sentido, os quatro cargos desejáveis dentro da equipe são:

  • Analista;
  • Coordenador;
  • Gerente;
  • Diretor.

Avalie e corrija os problemas

Depois de implementado o programa de compliance, é necessário fazer um acompanhamento de perto, com o intuito de identificar e corrigir os problemas que surgirem. Para isso, o uso de canais de comunicação se faz muito importante. Dessa forma, os colaboradores terão os meios de informar à equipe quaisquer irregularidades, como conflitos de interesse e atividades comerciais não condizentes com o programa adotado.

Como foi dito, contar com profissionais capacitados é fundamental, de maneira que a equipe tenha entendimento profundo da legislação, com a finalidade de assegurar uma boa governança corporativa.

Portanto, saber como implementar o compliance envolve, além de colaboradores capacitados, o mapeamento de riscos, criação de um código de conduta, boa comunicação interna e o acompanhamento do programa depois de implementado.

Gostou deste conteúdo? Continue no nosso blog e aumente os seus conhecimentos sobre a importância da governança de dados para uma gestão inteligente!