Uma constante — e interminável — tarefa de todo administrador é buscar como crescer a sua empresa, certo? Afinal, negócio que não cresce acaba morrendo. Mas a verdade é que nem todo crescimento de receita é igual. Sem vigilância constante, as empresas podem se ver na situação em que as despesas crescem tão rápido quanto as vendas. E aí não adianta. A única forma de a empresa crescer de verdade é aumentar a receita por funcionário. Mas como crescer mantendo uma equipe enxuta? Pois é o que você vai aprender agora mesmo. Então confira nossas dicas:
Mantenha uma equipe constante
O colunista Steve Odland, da revista Forbes, conta uma história bem ilustrativa sobre um determinado empresário: como sua empresa oferecia um estacionamento para os funcionários, seu alerta para saber que a organização estava com gente demais era a reclamação sobre o aperto das vagas. Aí era a hora de fazer cortes na folha de pagamento.
A história é bem radical, mas a lição ainda é válida. A solução para crescer a sua empresa pode estar em manter a equipe do mesmo tamanho, apenas trocando algumas peças-chave. E se você pudesse substituir os 10% de funcionários com pior desempenho por outros com performances parecidas com as dos melhores 10%? A quantidade de cadeiras é a mesma, mas o resultado é bem diferente!
Terceirize atividades-meio
A carga tributária no Brasil é extremamente pesada e complexa, o que obviamente inclui o regime CLT. Além dos custos trabalhistas regulamentares, a presença de um funcionário traz vários outros custos camuflados, como um computador, uma mesa de trabalho, água, luz, telefone e até o cafezinho. Como se não bastasse, quem não mantém uma equipe enxuta precisa de mais espaço para acomodar os funcionários, o que implica um aluguel mais caro ou talvez um endereço mais distante do centro da cidade e de onde estão os clientes.
Na busca por crescer a sua empresa, procure delegar as atividades-meio para profissionais freelancers ou empresas especializadas. Dependendo do ramo de sua atividade, isso pode incluir de atividades de marketing à contabilidade, passando pela produção de eventos, pelo serviço de transportes, viagens corporativas e muito mais!
Adote agora mesmo um ERP
Os sistemas ERP (Enterprise Resourse Planning) têm por objetivo minimizar a complexidade do acompanhamento isolado de cada processo dentro de uma empresa. Com esse tipo de ferramenta, a empresa coleta, guarda, gerencia e analisa dados de suas várias atividades, incluindo o planejamento e o custo de produtos, a entrega de pedidos ou serviços, as vendas, os estoques e os pagamentos.
Com o treinamento adequado, o ERP permite que mesmo uma equipe enxuta entregue grandes resultados, por evitar retrabalhos e automatizar a parte operacional. Assim os colaboradores passam a ter mais tempo para se dedicar a atividades mais importantes. Dessa forma, a folha de pagamento não aumenta e a produtividade por funcionário cresce substancialmente!
Invista na educação do seu time
Na missão de encontrar formas para crescer a sua empresa, a equipe enxuta pode ser uma de suas maiores aliadas, já que, para princípio de conversa, é bem mais fácil despertar o espírito de colaboração em grupos menores. E uma das melhores formas de motivar seus funcionários é investir em inovação e tecnologia.
A empresa que turbina a própria produtividade para competir também ajuda sua equipe a adquirir talentos que os deixam mais competitivos no mercado de trabalho. Se você criar na empresa uma cultura de trabalhar na nuvem em vez de permitir que os funcionários vivam trocando exaustivos e-mails, por exemplo, já vai acelerar bastante a rotina de trabalho.
Retenha o conhecimento na organização
Outra iniciativa que pode fazer a diferença para o sucesso de um time enxuto é a disseminação do conhecimento. Muitas vezes as organizações não se planejam para que o conhecimento sobre os processos e rotinas dos negócios permaneçam na empresa e, quando um grande talento se vai, com ele vai também todo conhecimento acerca de algumas atividades. Isso demanda reestruturação, novo aprendizado, treinamento e uma série de etapas que pode consumir sua equipe em reconstruir o conhecimento ao invés de multiplica-lo.
Empresas são feitas de pessoas, processos e tecnologia. Então é fundamental criar estratégicas para que o conhecimento sobre a organização esteja sempre com ela. Assim, quando um recurso se vai, a equipe continua alinhada com as rotinas. E se um novo recurso entra, a capacitação se torna mais rápida e produtiva. Procure criar bancos de conhecimento em sua organização, mapear e documentar processos e assim você terá total domínio sobre seu negócio.
Agora comente aqui e nos conte como você vem buscando formas de crescer a sua empresa! Ficou ainda alguma dúvida ou tem sugestões a dar? Compartilhe seus questionamentos e suas experiências conosco!