Não importa se a sua empresa é grande, média ou pequena: quando o assunto é gestão empresarial, é cada vez mais necessário falar sobre os sistemas ERP (Enterprise Resource Planning). Esse tipo de software permite integrar diversos processos e dados referentes ao negócio em um único local informatizado e automatizado.
O resultado é a facilitação de tomadas de decisões e uma série de outros benefícios, que vão desde a redução de custos até o armazenamento seguro de informações sensíveis de uma empresa. E um dos ganhos do uso de sistema ERP que merecem a nossa atenção é o auxílio no controle de prazos de processos.
Neste post, vamos mostrar como o ERP vai ajuda a ganhar mais dinheiro com um controle melhor do tempo. Confira!
Integração
O grande trunfo dos sistemas ERP é que eles concentram informações de diferentes áreas da empresa em um único lugar, centralizando informações. Aqui, os dados das áreas financeira, fiscal, de RH e jurídico são distribuídos em módulos interligados dentro do próprio software.
Assim, não é preciso coletar dados de cada área isoladamente, o que facilita a tomada de decisões complexas que afetarão grande parte da empresa. Ou seja, caso o RH decida que é hora de fazer uma redução no quadro de funcionários, ele terá fácil acesso às questões jurídicas, financeiras e mesmo de logística e vendas para basear a sua decisão.
Tempo real
Outro ponto interessante dos sistemas ERP é que eles são atualizados em tempo real. Isso significa que uma flutuação drástica no estoque, por exemplo, é detectada imediatamente, possibilitando a tomada de decisões rápidas, como a compra de novos materiais ou mesmo uma elevação dos preços do seu produto.
Além disso, como explicamos no item anterior, todas as áreas da empresa são interligadas. Dessa forma, uma queda de itens no estoque poderia influenciar uma série de decisões de vários setores: a logística se prepara melhor, o setor de vendas entende se o estoque está vazio por um aumento repentino de consumo e o setor de marketing pode detectar qual foi a ação que desencadeou uma melhora no processo de compras.
Automatização
Um software de ERP coloca a tecnologia a favor da sua empresa e automatiza processos que seriam muito burocráticos, que exigem um trabalho repetitivo ou mesmo cálculos muito complexos. Por si só, a automatização dos processos otimiza os trabalhos, entregando tarefas maçantes - como o fechamento de vendas para clientes ou o estabelecimento de um cronograma de entregas - em pouco espaço de tempo.
Mas, além de controlar os prazos de maneira direta, o ERP ainda traz ganhos indiretos: a possibilidade de erros humanos é reduzida, evitando que sejam necessários retrabalhos com o investimento de mais dinheiro.
Além disso, o seu corpo de funcionários terá seu próprio tempo otimizado, já que não estarão mais empenhados em uma tarefa que pode ser realizada por um computador. O resultado? Maior produtividade, mais satisfação dos colaboradores e, consequente, melhoria do clima interno.
Sua empresa já trabalha com um sistema ERP? Conte-nos se ele está fazendo a diferença no seu negócio compartilhando a sua experiência na nossa caixa de comentários!