Saiba calcular e controlar a produtividade na construção civil

Você sabe como calcular de forma consistente a produtividade na construção civil? Esse é um desafio comum a muitos gestores dentro de empresas que lidam diretamente com obras e pode prejudicar muito os resultados finais de um empreendimento.

Quando falamos sobre construção civil, existem diversas variáveis que devem ser levadas em conta, além do que, dentro do termo, podemos desmembrar muitas outras atividades com características próprias como elétrica, hidráulica, acabamento, entre outras.

Tudo isso contribui para a complexidade na hora de calcular com exatidão a produtividade de seu time dentro do canteiro de obras. Para ajudar você a entender melhor como medir e controlar esse indicador tão importante, criamos uma pequena lista cheia de dicas neste post. Boa leitura!

Conte com um software

A primeira dica é uma das mais importantes. Invista em um software adequado para a sua empresa. Sistemas informatizados são ótimos para coletar, armazenar e processar dados, que podem gerar relatórios muito interessantes acerca da produtividade da obra.

Ou seja, ao utilizar-se de um software de controle, você pode, muitas vezes, começar a enxergar padrões que não eram visíveis anteriormente como desperdícios, má alocação de recursos, excesso de horas extras mal empregadas, entre outros pontos.

Utilize uma fórmula de produtividade

Geralmente, para fins de planejamento e controle da produtividade, aplicamos um cálculo muito simples, baseado em uma fórmula. Nela podemos inserir a quantidade de serviço, dividido pelo tempo levado vezes o número de profissionais aplicados.

O resultado será uma média individual da capacidade produtiva de cada membro envolvido no trabalho. Dessa forma, pode-se planejar obras tendo em vista esse cálculo, tendo uma maior eficiência no emprego da mão de obra.

No entanto, é preciso lembrar que o cálculo não é exato, pois existem outras variáveis que podem impactar na produtividade e não são cobertas como, por exemplo, condições climáticas, falta de material, entre outras.

Implante um controle por tabelas

Uma outra forma de melhorar sua produtividade na construção civil é a utilização de tabelas. Mesmo que você conte com um sistema informatizado, tabelas ainda são uma ótima forma de colher dados, uma vez que os profissionais no canteiro de obras nem sempre podem ter um dispositivo móvel a mão.

Essa coleta contínua de dados poderá auxiliar no controle do cronograma da obra e fornecer informações importantes para manter atualizado o seu coeficiente de produtividade, calculado na fórmula da dica anterior.

Organize um grupo de indicadores

Um controle eficiente demanda um conhecimento acerca do que realmente controlar. Por conta disso, você deve escolher um grupo de indicadores que faça mais sentido para a sua empresa na hora de medir a produtividade.

Entre os vários indicadores que podem ser acompanhados podemos citar:

Mantenha um controle contínuo

Acompanhar e medir com eficiência a real produtividade de sua equipe na construção civil é um processo que leva tempo, pois a atividade construtiva é muito dinâmica e passa por muitos momentos até sua entrega.

Por conta disso, o ideal é manter o controle contínuo, o que auxilia na construção de um histórico, que pode ser utilizado para acompanhar as próximas obras, garantindo assim uma mair eficiência.

Acompanhar produtividade na construção civil é muito importante para qualquer empresa que atua no meio e esperamos que as dicas descritas ao longo deste texto possam ter auxiliado você a compreender isso.

A Mega Sistemas está aqui para ajudar sua empresa a crescer. Entre em contato conosco e entenda como nossas soluções de software podem auxiliar você a ter um maior controle sobre a produtividade em suas obras!