Reduza o desperdício na produção industrial seguindo estes 5 passos

A redução do desperdício na produção industrial é um dos aspectos mais importantes na busca pela eficiência operacional. Trabalhar de forma otimizada, nesse sentido, implica em manter rotinas de organização e implementar operações que aproveitem melhor os recursos disponíveis.

É importante notar o quanto negócios que trabalham dessa forma conseguem potencializar seus investimentos e reduzir gastos, fazendo com essa seja uma estratégia importante em qualquer cenário econômico.

Sabendo disso, falaremos no post de hoje sobre as principais maneiras de como reduzir esses gastos na sua empresa. Quer saber mais? Então confira a seguir!

Como reduzir o desperdício na produção industrial?

Abaixo, separamos as principais dicas de como reduzir o desperdício na produção.

1. Implemente um sistema de gestão

Hoje a tecnologia ajuda gestores a trabalharem de forma muito mais precisa e prática, melhorando a administração de estoque, reduzindo gastos, otimizando logística e outras questões.

Nesse cenário, os sistemas ERP são a base para reunir os dados que a empresa necessita para estar atualizada sobre produção e resultados, o que é fundamental para tomar decisões mais alinhadas com as demandas e objetivos.

2. Supervisione a qualidade

Produtos, informações e serviços de má qualidade geram problemas e custos adicionais para a empresa, já que mais tempo, ferramentas e insumos passam a ser necessários para refazer processos e obter os resultados ideais.

Além disso, há o problema do descarte, no caso dos produtos. A causa desse problema está relacionada justamente com processos ineficientes, pessoas sem capacitação ou materiais inadequados. Portanto, é fundamental buscar e definir as melhores técnicas, nesse sentido.

3. Controle o estoque

É comum que, ao realizar muitas compras ou produzir além do necessário, o estoque cresça e se acumule durante mais tempo. Esse excesso é prejudicial pois os produtos podem perder a validade ou serem prejudicados por armazenagem inadequada, por exemplo.

Além disso, deixar a otimização do estoque de lado implica em maior custo, mais espaço para armazenamento e, é claro, dinheiro parado. Portanto, é muito importante contar com estatísticas confiáveis para planejar as compras e a produção de acordo com a demanda.

4. Organize a logística

Se há movimentação de material entre filiais ou parceiros, é importante observar se esse é um transporte desnecessário ou feito de forma ineficiente, a fim de evitar outro tipo de desperdício. Em casos mais extremos, uma logística mal planejada pode acarretar em danos à carga — ao escolher estradas mal pavimentadas apenas pela menor distância, por exemplo.

Esse tipo de atitude não entrega necessariamente mais valor para o cliente e pode, além de causar desperdício, trazer prejuízos adicionais à empresa. Portanto, vale observar aspectos como a situação das estradas, distância de fornecedores e, ainda, a necessidade da movimentação.

5. Evite a ociosidade

Tempo é dinheiro, logo, a ociosidade pode se tornar um desperdício no ambiente empresarial. Assim, é importante observar se equipamentos e colaboradores estão desnecessariamente ociosos ou aguardando por muito tempo para executar novas tarefas.

Esse gargalo — que pode ser causado pela espera por ferramentas, por exemplo — pode ser solucionado ao programar processos de forma que aconteçam em um fluxo contínuo.

Como é possível notar, essa otimização pode ser feita de diversas maneiras e inclui uma vasta gama de processos. Nesse cenário, os gestores precisam estar atentos e cientes de que pequenas atualizações podem gerar resultados notáveis e trazerem um impacto positivo para o negócio, sendo um deles a redução do desperdício na produção industrial.

Entendeu como o desperdício na produção empresarial pode ser reduzido? Quer saber mais sobre essa possibilidade? Então confira por que você deve contratar um ERP para a sua empresa!