Na construção civil, o controle de obras define, entre outros aspectos, se a entrega ao cliente será no prazo e com a devida qualidade. São muitas variáveis que devem ser consideradas, exigindo não somente pessoas capacitadas, mas também tecnologias robustas. O intuito é promover um gerenciamento cada vez mais próximo do canteiro e, por consequência, efetivo, eliminando falhas e aprimorando processos de modo contínuo.
Em termos de tecnologia, o que é preciso aderir para fazer esse controle de obras efetivo? Como escolher a ferramenta certa e obter cada vez mais satisfação de clientes e colaboradores? Continue a leitura do nosso artigo para entender melhor essa relação tão próxima entre canteiro de obras e tecnologia!
O que é controle de obras?
Podemos considerar controle de obras toda atividade que visa agregar valor a uma construção. Por mais que seja uma definição ampla, isso significa, na prática, que os gestores estão a par de tudo o que acontece no canteiro. Isso implica em analisar diversas informações sobre produtividade dos operários e uso de insumos, com o objetivo de reduzir desperdícios e tudo aquilo que pode atrasar o andamento da obra ou prejudicar a qualidade do produto final.
Qual a sua importância?
O controle de obras é uma parte da gestão que não pode ser negligenciada. Do contrário, o risco de perder clientes e vantagem competitiva pode aumentar, em virtude da falta de organização e morosidade dos processos. Desta forma, há uma relação direta entre controle de obras e fluxo de receita, pois o cliente insatisfeito só vai pagar pelo serviço uma vez — e ainda há os riscos de prejudicar a imagem da construtora.
O investimento massivo em tecnologia, pessoas e treinamento pode sair um pouco caro no início. Porém, o retorno em termos de fidelização será bem maior, pagando esses custos iniciais. A intenção é sempre observar pela ótica do cliente, buscando entregar o melhor produto possível, atendendo aos seus anseios e necessidades.
Como a tecnologia está mudando o cenário de controle de obras?
Gerenciar pessoas, processos e insumos é desafiador. No entanto, a tecnologia veio para facilitar o trabalho de gestores e colaboradores, principalmente com softwares de gestão. Nesse sentido, um dos principais impactos que podemos mencionar é a melhor comunicação. Isso porque o fluxo de informações se dá com maior eficiência e clareza, evitando interpretações equivocadas.
Um sistema com interface centralizada é algo que proporciona melhor comunicação. Quando os muitos programas usados no controle de obras não conversam entre si, a tendência é a informação fluir de forma lenta e ineficiente. Vale também destacar que a produtividade dos operários aumenta diante das inovações, não só pela adoção de práticas simples, mas também de equipamentos e tecnologias mais modernas no canteiro.
Podemos ainda mencionar os impactos da tecnologia no controle orçamentário das obras. Sem dúvida, este é o ponto central da operação, visto que o objetivo é sempre reduzir gastos, mas sem prejudicar a qualidade do produto final.
O software, além de entregar diversas informações para análise, realiza cálculos automáticos com grande rapidez e precisão. Dessa forma, a parte financeira é fortemente beneficiada, promovendo melhor alocação de recursos e redução de custos.
Como escolher a ferramenta certa para o controle de obras?
A ferramenta certa depende basicamente do que o negócio precisa. Outro ponto que merece destaque é a adoção gradativa, visando identificar se os resultados serão conforme o previsto. Em caso positivo, é possível expandir a implementação da ferramenta; caso contrário, é preciso esperar um tempo até que os resultados apareçam no controle de obras.
Mentalidade voltada para a inovação
Quando o pensamento estratégico se baseia em dados, fica mais fácil entender qual ferramenta melhor atende às necessidades do negócio. De fato, cada solução possui particularidades que precisam ser consideradas, visando evitar o abandono da ferramenta ao longo do tempo.
A inovação também se relaciona com o pensamento de médio e longo prazo, apontando como a empresa vai se posicionar no mercado daqui a algum tempo. Portanto, é crucial estar atento a todas as condições que o mercado de construção oferecerá hoje, daqui a seis meses e daqui a cinco anos, por exemplo.
Implementar a ferramenta gradativamente
Às vezes, o colaborador pode encontrar muitas dificuldades em lidar com tantas funcionalidades de uma ferramenta. Para evitar isso, por mais que a solução adotada seja a ideal para a empresa, é importante ter cautela ao longo da implementação. Isso ajudará o time não só a se familiarizar com a solução de controle de obras, mas também a desenvolver habilidades estratégicas e analíticas em cima de dados.
A implementação gradativa, somada com o acompanhamento de métricas, ajudará os gestores a identificar pontos de melhoria da operação. No início, é normal haver alguma dificuldade na comunicação ou no manuseio da ferramenta, mas a tendência é todos os envolvidos serem beneficiados com a maior agilidade e controle das atividades no canteiro de obras. Na prática, é recomendável usar a solução em processos menos críticos de construção, e caso dê tudo certo, o seu uso pode ser expandido.
Estar atualizado sobre o mercado
A transformação digital promove o surgimento rápido de novas tendências e soluções. Isso implica em um estudo contínuo acerca do mercado e dos concorrentes, visando encontrar riscos e oportunidades futuras. Em relação aos clientes, há uma forte tendência de que suas preferências mudem sobre o que seria um projeto ideal de construção civil.
Há muitos fatores envolvidos, cabendo aos colaboradores e gestores estar a par do movimento do mercado, mas sem esquecer de analisar e interpretar corretamente os dados. Sobre tendências tecnológicas, uma das que mais merece atenção é a Internet das Coisas (IoT), que pode servir tanto na melhor comunicação com os operários quanto na construção de casas e condomínios inteligentes, por exemplo.
O controle de obras é crucial para que o projeto seja entregue no prazo e com a devida qualidade. Como vimos, a tecnologia é fundamental nas atividades diretas e indiretas do canteiro, trazendo maior produtividade aos colaboradores, otimização de processos e eliminação de falhas.
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