Qual a importância e como implementar a reciclagem na indústria?

Qual a importância e como implementar a reciclagem na indústria?

Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) estima-se que o serviço de reciclagem esteja presente em apenas 8% das cidades brasileiras. Isso mostra o grande potencial ainda a ser explorado e a necessidade de maior engajamento por parte das empresas, visto que o desperdício gera impactos negativos para o meio ambiente. Tudo isso só corrobora com o fato de que reciclagem na indústria precisa ser mais discutida.

Mas qual a real importância da reciclagem na indústria? Como implementar essa ação de maneira sustentável? As respostas para essas perguntas, você descobre no artigo de hoje. Confira!

Por que é importante implementar a reciclagem na indústria?

Tanto o negócio quanto o meio ambiente ganham quando a reciclagem é implementada. A indústria, principalmente a civil, é uma das maiores geradoras de lixo resíduos. Além do descarte não ser simples, isso gera custos para a empresa.

Logo, a reciclagem surgiu como uma alternativa para atender a uma demanda da sociedade por maior qualidade do meio ambiente, mas também para oferecer às empresas maior segurança, visto que o transporte de algumas substâncias é perigoso.

As vantagens são inúmeras. A indústria, por exemplo, consegue gerar economia nos gastos com matéria-prima, principalmente de materiais não renováveis e se desenvolve de maneira mais qualificada, já que é preciso buscar tecnologias avançadas para fazer um melhor aproveitamento dos insumos.

O meio ambiente em contrapartida sofre menos com a exploração dos seus recursos naturais. Consequentemente isso se reflete na sua melhor regeneração, minimização dos efeitos climáticos e qualidade de vida para a população.

Quais indústrias são impactadas pela reciclagem?

Um exemplo prático é o que ocorre na indústria de produção de insumos derivados do alumínio. De acordo com levantamento do IBGE, cerca de 90%  do alumínio produzido é reciclado no nosso país.

Sua alta capacidade de regeneração propicia aos negócios do setor reduzir a compra de matéria-prima, reutilizar menor quantidade de outros recursos como água e energia, visto que o material já foi transformado.

construção civil é outro exemplo. Além da reutilização dos materiais descartados, há um menor gasto com aterros e transporte de resíduos. Ou seja, a indústria que oferece materiais ao setor consegue gerar outros produtos, até mais eficazes, com a aplicação do desenvolvimento de pesquisa. Fato que serve como base inclusive para a vantagem competitiva.

Como implementar a reciclagem na indústria?

Após ler as vantagens, provavelmente, você deve estar se perguntando como funciona a implementação. Confira a seguir as nossas dicas!

Levante todos os materiais utilizados que podem ser reciclados

Existem diversos materiais que podem ser reciclados, até mesmo a água pode ser reutilizada, no resfriamento de máquinas. Metais, papel, madeira, são vários os itens que podem ser incluídos nessa lista.

Por isso, é importante fazer uma análise do segmento da sua indústria para poder fazer a listagem. Se possível coloque as quantidades utilizadas e estabeleça as diretrizes para que o processo de reaproveitamento seja feito de maneira adequada.

Faça uma análise dos níveis de desperdício

Para analisar esses níveis é importante contar com um sistema de gestão que facilite essa tarefa. Ele oferecerá com maior precisão os números do desperdício e, assim, será possível criar um plano de ação para minimizá-los.

Além disso, o software ajudará a gerenciar os recursos e compra deles para que apenas as quantidades necessárias sejam requeridas. Por meio dele também será possível otimizar a tomada de decisões em relação aos materiais, devido aos seus indicadores.

Crie produtos

Com a tecnologia adequada, os resíduos podem inclusive ser transformados em novos produtos, gerando lucro para a indústria. A ideia é que as boas práticas sustentáveis aconteçam ainda nessa produção. Por isso, incentive a pesquisa de qualidade para obter essa vantagem.

A reciclagem na indústria é uma necessidade crescente para as organizações que desejam crescer de maneira sustentável. Por isso, ela deve ser vista como um investimento, já que os benefícios são variados.

E então, gostou do nosso artigo sobre a reciclagem na indústria? Para continuar acompanhando novidades como essa, curta a nossa página no Facebook!