Quais indicadores devo acompanhar em minha empresa?

Não importa se você atua no comércio ou na prestação de serviços, na indústria ou no agronegócio: saiba, a partir de agora, que existem indicadores de desempenho fundamentais comuns a todo tipo de negócio. Trata-se de dados essenciais para a adequada identificação da realidade financeira de uma empresa, que podem ajudar o empresário na obtenção de resultados cada vez melhores. Essas métricas devem ser monitoradas constantemente e interpretadas com inteligência, de forma a contribuírem para o aprimoramento da gestão e do crescimento contínuo do negócio. Quer saber mais sobre o assunto? Então confira agora mesmo nosso artigo e descubra quais são os indicadores que você definitivamente não deve ignorar dentro do processo de gestão! Vamos lá?

Saldo

Nada é mais desesperador para um empresário do que uma conta corrente no vermelho, não é verdade? Por isso, o saldo é um dos indicadores de desempenho mais básicos para toda e qualquer empresa. Porém, é importante ter em mente que esse número não pode ser avaliado isoladamente, sendo necessária, assim, a comparação com outros dados igualmente relevantes — como, por exemplo, as contas a pagar e a receber.

Para que você tenha uma noção mais realista da situação, inclusive podendo prever o panorama futuro, é fundamental deixar os extratos bancários e as conferências manuais no passado! Profissionalize a gestão e passe a contar com ferramentas seguras e modernas para as operações de controle e fluxo de caixa, que o ajudarão a compreender, com bastante precisão, se um saldo vermelho é apenas momentâneo ou se realmente há razões com que se preocupar.

Vendas

As taxas de venda também estão entre os principais indicadores de desempenho de uma empresa. Independentemente do setor ou do segmento, são elas as responsáveis pelas rendas futuras do negócio, garantindo sua boa saúde financeira e, consequentemente, uma melhor competitividade.

Os índices de venda devem ser conferidos periodicamente, cuidando para que eles se mantenham em crescimento constante, independentemente de fatores externos. Por isso, o ideal é que a empresa conte com um sistema de automatização de gestão, a fim de possibilitar o acompanhamento dos desempenhos em tempo real. Eventuais quedas devem ser combatidas com ações duras, especialmente nos setores de finanças — com revisão de custos e preços —, melhores atendimento e marketing.

Faturamento

O faturamento indica o volume de dinheiro que as vendas realizadas efetivamente representam para a empresa. Esse indicador também precisa se manter em crescimento contínuo. Para isso, o empresário precisa fazer levantamentos frequentes e comparar períodos para avaliar se o resultado do mês foi ou não positivo.

É fundamental, portanto, que o empreendedor estipule metas de faturamento, de forma que possa acompanhar os desempenhos no decorrer do período até alcançá-las. Outra questão importante a ser observada, nesse caso, é a diferença entre o montante previsto e o realizado, já que boa parte das vendas faturadas são pagas a prazo.

Lucratividade

A lucratividade indica qual percentual do faturamento é concretamente o lucro da empresa. Pode parecer estranho, mas muitas empresas desconhecem a real margem lucro dos produtos que vendem. E isso geralmente acontece por equívocos nos métodos de levantamento de custos e na precificação dos produtos. Esses erros explicam o fato de muitos empresários venderem bem, faturarem alto, mas, ao final do mês, não conseguirem ver a cor do dinheiro.

A lucratividade é, portanto, um indicador de desempenho extremamente importante que, se bem calculado e utilizado adequadamente, pode ajudar a empresa na obtenção de cada vez melhores resultados financeiros.

Equilíbrio

Sua empresa precisa faturar um montante mínimo para cobrir todas as suas despesas de funcionamento, sem que tenha prejuízos ao final do mês, certo? Pois esse é seu ponto de equilíbrio, ou seja, o custo do negócio. Todo empresário deve fazer esse cálculo e conhecer a fundo o indicador para que possa traçar metas de desempenho.

Quantas vendas são necessárias para que a empresa atinja seu ponto de equilíbrio? Em quanto tempo o negócio deve atingir o ponto de equilíbrio para que consiga atingir as metas previstas? O empresário que sabe responder a essas perguntas consegue conduzir o negócio com muito mais eficiência! E mais: com a ajuda de ferramentas de automatização da gestão, pode-se utilizar o indicador para antecipar cenários futuros, com o objetivo de minimizar prejuízos e custos desnecessários, ainda simulando os planos de crescimento da empresa!

Agora comente aqui e nos conte sobre como nossas dicas vão ajudar no crescimento de sua empresa! Já automatizou a gestão do seu negócio? Compartilhe suas experiências e impressões conosco!