Quais indicadores de desempenho na construção civil devo acompanhar?

Quais indicadores de desempenho na construção civil devo acompanhar?

Sabemos que independentemente do ramo de atuação, acompanhar os KPIs é algo fundamental, sendo que existem alguns indicadores de desempenho na construção civil que tem um maior peso estratégico que outros.

Contudo, com o grande número de informação que existe durante uma obra, é comum que o gestor acaba coletando dados demais, ou se veja perdido sobre o que terá mais valor em seu planejamento.

Para ajudar você a entender melhor, quais são os principais indicadores na construção civil e melhorar a sua gestão de obra, criamos este post rápido. Continue conosco e tire suas dúvidas de uma vez por todas!

O que são indicadores de desempenho

Os chamados indicadores de desempenho, também conhecidos como KPIs, são números e dados que podem ser coletados e analisados para descobrir determinados insights e confrontar metas e objetivos.

Eles têm como principal função realizar uma comparação entre o que foi planejado e o que realmente está acontecendo na prática, permitindo uma reorganizar o projeto e traçar metas mais realistas.

Além disso, os indicadores de desempenho têm um papel muito importante na comunicação entre os níveis gerenciais da construtora, demonstrando o que funciona e o que não funciona de modo direto.

Em um nível gerencial, é possível verificar se as estratégias escolhidas para a obra estão surgindo efeito ou não, já no level operacional, permite entender a validade dos processos e identificar problemas e gargalos que estejam prejudicando o andamento da obra.

Quais os mais relevantes para a construção civil

Existem centenas de KPIs que podem ser acompanhados dentro da construção civil, só que nem todos podem ter um peso significativo para a gestão, inclusive prejudicando a estratégia pelo excesso de informação. Reunimos alguns com os quais é preciso maior atenção.

Desperdícios

Um dos indicadores de desempenho na construção civil é o desperdício.  Dentro de qualquer obra, controlar os desperdícios é fundamental para evitar gastos desnecessários, além disso, esse controle permite entender quais são os reais custos de um projeto futuro.

É preciso dimensionar a quantidade total de material proporcional à sua utilização, o que demanda experiência e conhecimento para evitar que falte qualquer matéria-prima como também não sobre.

Acidentes de trabalho

Esse indicador está ligado a produtividade e segurança de seus colaboradores, buscando auxiliar na criação de políticas que evitem situações de invalidez ou até mesmo morte.

Além disso, prevenir acidentes também garante a boa imagem da empresa no mercado e estimula a confiança dos investidores, clientes e parceiros de negócios.

Qualidade

O índice de qualidade auxilia o gestor a ter uma ampla visão da obra, permitindo identificar pontos de melhoria nos processos de construção, utilizados pela empresa.

Também é por meio dele que se garante que os pedidos de materiais realizados com os fornecedores estão de acordo com a qualidade esperada, o que pode impactar no resultado final da obra e na satisfação dos clientes.

Como realizar um melhor acompanhamento dos KPIs

A melhor forma de realizar a correta coleta, processamento e monitoramento de indicadores dentro da construção civil é por uso de um software de gestão, também conhecido como ERP.

Como esse tipo de sistema agrega todas as informações sobre a obra em apenas um lugar, é fácil e rápido realizar a construção de relatórios completos que auxiliem na gestão estratégica da construção.

Chegamos ao final deste post e esperamos que você possa ter compreendido um pouco mais acerca dos principais indicadores de desempenho na construção civil e como realizar o seu levantamento.

A Mega Sistemas conta com diversas soluções em softwares de gestão e pode ajudar você e sua empresa no controle de dos indicadores de obras.

Se você tiver alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco agora mesmo e conheça nossas soluções!