Sabemos que, independentemente do ramo de atuação, acompanhar os KPIs é algo fundamental. Existem alguns indicadores de desempenho na construção civil que têm um maior peso estratégico que outros.
Contudo, com a grande quantidade de informações que existe durante uma obra, é comum que o gestor acabe coletando dados demais, ou se veja perdido sobre o que terá mais valor em seu planejamento.
Para ajudar você a entender melhor quais são os principais indicadores na construção civil e melhorar a sua gestão de obra, criamos este post rápido. Continue conosco e tire suas dúvidas de uma vez por todas!
O que são indicadores de desempenho?
Os chamados indicadores de desempenho, também conhecidos como KPIs, são números e dados que podem ser coletados e analisados para descobrir determinados insights e confrontar metas e objetivos. Eles têm como principal função realizar uma comparação entre o que foi planejado e o que realmente está acontecendo na prática, permitindo reorganizar o projeto e traçar metas mais realistas.
Além disso, os indicadores de desempenho têm um papel muito importante na comunicação entre os níveis gerenciais da construtora, demonstrando o que funciona ou não de modo direto.
Em um nível gerencial, é possível verificar se as estratégias escolhidas para a obra estão surtindo efeito. Já no nível operacional, permite entender a validade dos processos e identificar problemas e gargalos que estejam prejudicando o andamento da obra.
Quais os indicadores de desempenho mais relevantes para a construção civil?
Existem centenas de KPIs que podem ser acompanhados dentro da construção civil, só que nem todos podem ter um peso significativo para a gestão, inclusive, prejudicando a estratégia pelo excesso de informação.
Reunimos alguns aos quais é preciso maior atenção. A seguir, você vai conferir uma lista com os principais indicadores de desempenho relevantes para a construção civil.
Desperdícios
Um dos indicadores de desempenho na construção civil é o desperdício. Dentro de uma obra, controlar as perdas é fundamental para evitar gastos desnecessários. Além disso, esse monitoramento permite entender quais são os reais custos de um projeto futuro.
É preciso dimensionar a quantidade total de material proporcional à sua utilização, o que demanda experiência e conhecimento para evitar que falte qualquer matéria-prima, como também não sobre.
Acidentes de trabalho
Esse indicador está ligado à produtividade e à segurança de seus colaboradores, buscando auxiliar na criação de políticas que evitem situações de invalidez ou, até mesmo, morte. Além disso, prevenir acidentes também garante a boa imagem da empresa no mercado e estimula a confiança dos investidores, clientes e parceiros de negócios.
Qualidade
O índice de qualidade auxilia o gestor a ter uma ampla visão da obra, permitindo identificar pontos de melhoria nos processos de construção utilizados pela empresa. Também é por meio dele que se garante que os pedidos de materiais realizados com os fornecedores estão de acordo com a qualidade esperada. Isso pode impactar o resultado final da obra e a satisfação dos clientes.
Número de inspeções
Para que a segurança seja sempre uma prioridade em suas atividades, é fundamental que inspeções façam parte da sua rotina. A melhor forma de acompanhar esse processo e garantir que ele traga o valor desejado é monitorar um indicador relacionado ao número de inspeções realizadas.
O objetivo deve ser a fiscalização da qualidade e performance dos seus equipamentos para se certificar de que estejam operando corretamente. Também é fundamental ter um olhar voltado ao cumprimento de regulamentações e implementar iniciativas para diminuir o número de acidentes.
Atrasos dos fornecedores
Trabalhar com bons fornecedores é essencial para qualquer tipo de operação. É por isso que você precisa monitorar o volume de atrasos que ocorrem nas entregas feitas por eles.
O seu trabalho em construção civil pode ser seriamente prejudicado por demora na entrega de materiais, equipamentos e outros. Ao mensurar o volume de atrasos ao longo do tempo, você poderá identificar problemas a serem resolvidos ou, até mesmo, enxergar os argumentos necessários para trocar de fornecedor.
Materiais entregues com defeito
Outro problema que pode prejudicar os seus projetos em construção civil é a entrega de materiais com defeito. Isso tem um impacto severo no seu desempenho e precisa integrar os seus processos de monitoramento de indicadores.
Para isso, leve em consideração o volume de materiais entregues ao longo de determinado período e a proporção daqueles que apresentaram problemas. Tente detectar tendências, ou seja, um aumento ou diminuição ao longo do tempo.
Total de falhas e retrabalhos
A ocorrência de falhas, quase sempre, exige retrabalhos — e tudo isso tem um impacto significativo no seu desempenho. Prevenir-se contra essa possibilidade nem sempre é possível, mas você pode minimizar as suas chances de problemas ao acompanhá-las com os indicadores de desempenho.
Extrair diagnósticos desse monitoramento é essencial para aprender com os problemas e se prevenir contra eles no futuro. Fique de olho nas principais causas de falhas e retrabalhos em seus projetos na construção civil.
Tempo médio para correção de falhas
Como é praticamente impossível evitar falhas, o que você pode fazer para minimizar o impacto delas é otimizar o tempo necessário para corrigi-las. Isso se torna mais simples ao trabalhar com um indicador de desempenho que seja relacionado a essa tarefa.
Monitore o tempo médio empregado para corrigir os vários tipos de falhas que podem aparecer. Tome esses valores como base e busque otimizá-los cada vez mais, sempre que necessário.
Geração de resíduos
Para colocar a preocupação com o meio ambiente em pauta na construção civil, um dos indicadores que precisam ser monitorados é a geração de resíduos. Considere o metro quadrado da obra e a proporção de despejos gerados a partir dela.
O seu objetivo deve ser a diminuição desse número para monitorar o descarte de materiais utilizados de forma proporcional. Esse indicador também será importante para atestar o sucesso de suas iniciativas de sustentabilidade.
Como realizar um melhor acompanhamento dos KPIs?
A melhor forma de realizar a correta coleta, processamento e monitoramento de indicadores na construção civil é por uso de um software de gestão, também conhecido como ERP. Como esse tipo de sistema agrega todas as informações sobre a obra em apenas um lugar, é fácil e rápido criar relatórios completos que auxiliem na gestão estratégica da construção.
Chegamos ao final deste post e esperamos que você possa ter compreendido um pouco mais sobre os principais indicadores de desempenho na construção civil e como realizar o seu levantamento. A Senior Mega conta com diversas soluções em softwares de gestão e pode ajudar você e sua empresa no controle de dos indicadores de obras.
Se você tiver alguma dúvida sobre o assunto, deixe nos comentários para que possamos trocar experiências.