Produção sucroalcooleira: como garantir a produtividade?

Com uma crise que já dura quase uma década, os produtores da cana-de-açúcar têm amargado estagnação econômica, falta de investimentos no setor, preços pouco atrativos e o fechamento de inúmeras usinas em território nacional.

Felizmente, tudo indica que um novo momento está chegando: os subsídios governamentais para a gasolina foram retirados e o preço do etanol tem sido reajustado proporcionalmente à valorização do combustível fóssil.

O preço do açúcar no mercado internacional também dá sinais de melhora, ajudando na recuperação dos produtores que conseguiram atravessar o período mais difícil.

Embora a situação esteja mais favorável agora, o ideal é que a produtividade sucroalcooleira dependa o mínimo possível de variações de mercado, garantindo certa estabilidade no negócio. Mas que medidas podem ser tomadas para que isso aconteça? Veja a seguir:

Planejamento

Um planejamento bem-feito pode ser a diferença entre um grande sucesso e um grande fracasso. Antever situações e quantificar variáveis futuras é uma tarefa desafiadora, especialmente quando as dimensões vão além da capacidade de mensuração visual e tátil (como hectares, toneladas e milhões de reais).

Para compensar essa limitação humana, gráficos, tabelas e cálculos comparativos podem ser grandes aliados. Muitos gestores do campo ainda utilizam métodos analógicos de medição, registro e análise de dados. No entanto, esse processo é pouco eficiente e sujeito a erros de transcrição.

Um Sistema de Gestão Empresarial (ou Enterprise Resource Planning, ERP) não apenas armazena e reúne as informações coletadas no campo, mas, também, facilita a visualização e comparação de informações, deixando a tomada de decisões mais ágil e certeira.

Data-driven

Com o uso de um ERP agrícola, é possível iniciar o que se chama de gestão data-driven, ou seja, fazer escolhas baseadas em estatísticas e informações colhidas tanto nos meios de comunicação quanto no próprio terreno.

O software auxilia em diversas funções de um gestor, como administração de pessoal, relação com fornecedores e clientes, controle de estoque e aplicação de insumos, análise de variações entre as safras e correlação simplificada com dados retirados de fontes externas.

Diversificação e valorização

Só sobrevive a uma crise quem sabe se reinventar e está à frente de seu tempo. Enquanto os negócios iam bem, no início dos anos 2000, muitos produtores investiram apenas em terras, pensando em uma relação direta de hectares plantados com lucro. Com a diminuição do crédito agrícola e baixa na procura e nos preços, essa escolha gerou dívidas e, com elas, falências.

Uma escolha mais sábia teria sido aumentar a diversificação dos produtos gerados: etanol e açúcar sofreram variações consideráveis durante o período, e a tendência é que isso continue a acontecer. Quem só tem possibilidade de produzir um deles se torna refém dos preços praticados no mercado. O investimento em maquinário diversificado será recompensado com estabilidade na produção sucroalcooleira.

Outros nichos ainda merecem ser explorados, como a venda de cana para alimentação direta e para produção de garapa e, principalmente, produtos com maior valor agregado, como açúcar refinado e cachaça.

Mecanização

Já temos tecnologia para controlar uma fazenda à distância em tempo real. Drones com fotos aéreas de alta precisão, sensores de solo e umidade e maquinário guiado por GPS em um trajeto predefinido são apenas algumas das novidades que tem ajudado a diminuir custos e aumentar a produtividade no campo.

Com o uso combinado das tecnologias de precisão para geração de dados, dos ERPs para análise e planejamento e das estratégias de diversificação comercial, a produção sucroalcooleira se torna mais segura e lucrativa. E não se deve esperar que as coisas estejam ruins para procurar novas soluções: quem sabe se reinventar está sempre à frente de seu tempo!

Se você está procurando melhorar a Produção sucroalcooleira e a produtividade no campo, leia este texto sobre indicadores de desempenho no agronegócio e comece a usá-los hoje mesmo!