Por que sua construtora e incorporadora precisa de um sistema ERP?

Grandes negócios — caso da construção civil e da incorporação — exigem um controle gerencial bastante organizado, que tenha como objetivo proporcionar uma visão integrada dos setores, a fim de que sejam estabelecidas as estratégias de vendas e comercialização mais adequadas às necessidades do empreendimento.

Para que esse controle seja eficaz, uma boa solução é investir em um sistema ERP, que concentra as informações geradas pela incorporadora e construtora em um único local, facilitando o acesso e distribuindo as informações em tempo real para os departamentos.

Ao optar pela implantação desse tipo de sistema na sua empresa, você, logo de início, já perceberá diversos benefícios — tanto a curto, como a médio e longo prazos. Quer saber de que tipo de vantagens estamos falando? Então confira agora mesmo nosso post e parta para a implantação dessa alternativa em sua empresa!

 

Automação de processos

Processos demorados, que consomem muitos recursos físicos e humanos —  como a geração de relatórios, as análises de viabilidade e o controle de vendas, por exemplo — costumam ser bem comuns nas construtoras e incorporadoras. Por isso, contar com um ERP para concentrar todas essas informações e emitir relatórios analíticos em tempo real pode otimizar os processos e liberar as pessoas envolvidas para desenvolverem outras atividades.

 

Segurança da informação

Arquivos em computadores e em papel sempre correm o risco de extravio, perda ou avaria, possibilidades inexistentes quando se tem um ERP no controle das informações. Com backups diários, o sistema armazena todos os dados em um servidor devidamente protegido, evitando que qualquer imprevisto os danifique.

 

Controle de estoque

O controle de insumos para as construções é um trabalho de grande responsabilidade, que, se mal feito ou organizado, pode gerar perdas gigantescas para a construtora. Pois saiba que o sistema ERP faz o controle de toda sua cadeia de suprimentos, mantendo as informações seguras, protegidas de falhas de digitação, roubo de insumos ou, ainda, desperdício por parte dos funcionários.

 

Operações com agentes financeiros

Saber até onde se pode chegar com uma promoção ou adequação financeira do mercado é essencial para que sua incorporadora não perca a lucratividade e acabe no vermelho. O módulo de controle das operações com agentes financeiros do Mega Construção, por exemplo, permite que você tenha em mãos, em poucos minutos, relatórios indicadores do andamento dos negócios mediados por instituições financeiras.

 

Orçamento e controle de custos

Gerenciar os custos envolvidos em uma obra de grande porte exige expertise e um olhar clínico sobre o orçado versus realizado. Nesse sentido, um sistema ERP pode detalhar todos os custos, confrontá-los com o orçamento inicial e dar ao gestor uma visão abrangente de como está o desempenho financeiro da obra.

 

Fornecedores e empresas terceirizadas

A construção civil não trabalha sozinha, o acordo com parceiros é que viabiliza suas atividades. O fácil acesso a contratos e ao controle de compras dá ao gestor a possibilidade de negociar melhores condições com esses colaboradores, reduzindo custos e ampliando o potencial da obra.

Sistemas ERP são ferramentas que possibilitam um gerenciamento mais eficaz, focado em resultados. Uma construtora que não investe em um recurso como esse corre sérios riscos de perder tanto em qualidade de atendimento quanto na efetivação das construções, já que falhas humanas estão sempre propensas a acontecer e o descontrole pode acabar se generalizando.

 

E então, comente aqui e nos conte: como anda o gerenciamento da sua incorporadora e/ou construtora? Já está pronto para aderir ao ERP e deixar de acumular rugas e cabelos brancos? Divida suas experiências e opiniões conosco, participe!