Por que devo contratar um ERP?

Por que devo contratar um ERP?

Muitas empresas carecem de uma solução para administrar os dados de forma dinâmica e integrada. Essa é uma tendência em várias áreas, inclusive na construção civil. Se você se identifica com esse cenário, considere contratar um ERP (Enterprise Resource Planning, ou Sistema de Gestão Empresarial). Ele pode ser a resposta para muitos dos seus problemas.

O ERP nasceu nos anos 1950 para adequar a produção ao consumo. Para quê? Para evitar os desperdícios. Um software ERP fornece às companhias domínio completo sobre seus próprios dados, bem como sobre seu setor. Esses programas de informática integram o acervo, os processos e as mais diversas hierarquias.

Eles podem ser construídos em módulos específicos, o que dá aos gestores uma base para tomar decisões de sucesso. Quer saber mais? Então, leia o post até o final para conhecer os aspectos positivos e descobrir como evitar os aspectos negativos do ERP. Confira!

Processos mais modernos

Uma das principais funções dos ERPs é automatizar operações. Com isso, atividades que antes eram lentas passam a ser executadas em bem menos tempo. Esses softwares também proporcionam maior produtividade porque reduzem falhas e refações.

Por exemplo: o preenchimento de uma planilha muito volumosa é uma tarefa em que um erro simples, como um algarismo a mais em um documento, pode causar um transtorno enorme.

Queda nos custos

Outro benefício dessas interfaces é atenuar suas despesas. Graças à análise de informações minuciosa é possível identificar desperdícios com alto nível de precisão. Dessa forma, esses instrumentos geram relatórios que permitirão realizar compras em total aderência ao desempenho comercial.

Aumento do controle sobre a produção

Com a total integração dos processos, os ERPs permitem que os gestores supervisionem o fluxo de trabalho de forma mais eficiente. Todo o ciclo produtivo é monitorado ao mesmo tempo, de modo extremamente detalhado, de ponta a ponta.

Como efeito positivo, as empresas colhem a melhoria dos produtos e serviços, já que otimizam as ações necessárias para colocá-los no mercado. Os prazos são controlados automaticamente, o que evita atrasos e desvios.

Eliminação de riscos

Por interligar toda a companhia, uma falha na inserção de dados de um departamento em um ERP pode afetar os outros setores. Por essa razão, procure provedores que desenhem uma arquitetura de acordo com o contexto do seu negócio. Para que as informações se tornem valiosas, é necessário contratar uma solução compatível com as demandas.

Devido a esses cuidados fundamentais, não se pode implementar um sistema assim do dia para a noite — o que faz com que muitos reclamem da lentidão da implementação. Uma vez em operação, porém, esse software proporcionará muito mais agilidade em todos os processos.

O ERP traz velocidade para a adaptação das empresas às mudanças de legislação, por exemplo, o que ajuda a poupar muito tempo em casos de alterações de regras e normas. E se uma métrica sair da curva, ela será visualizada imediatamente por meio de relatórios gerenciais personalizados.

As companhias que usam o ERP crescem 35% mais rápido do que as que não o fazem. Sem falar na redução dos custos, que já mencionamos no início deste texto. Com esses aplicativos, a empresa tem quatro vezes mais chances de otimizar o seu nível de estoque.

Mas para obter todos esses benefícios, é importante ficar atento a alguns erros relacionados à implementação do sistema. Quando os módulos do ERP são escolhidos de forma errada, por exemplo, realmente a empresa corre um grande risco.

A seguir, você confere uma lista com os principais equívocos:

  • não levar em conta as necessidades específicas da organização;

  • escolher uma tecnologia pela fama, e não pela maior aderência as suas necessidades;

  • deixar de mapear profundamente os processos que serão automatizados;

  • não engajar toda a equipe na mudança;

  • alterar o escopo a toda hora.

Com essa ferramenta, você reúne em um único dashboard todos os dados e obtém as vantagens citadas ao longo do post. Mas é importante ponderar sobre a contratação de um ERP com muita calma — isso é essencial para garantir o sucesso dessa estratégia. E lembre-se de que a Mega Sistemas trabalha para que você extraia apenas vantagens dessa ferramenta.

Quer saber mais sobre como o ERP funciona? Então, entre em contato com a gente!