Por que acompanhar seus pedidos de vendas?

Grande parte das empresas não tem o costume acompanhar pedidos de vendas objetivando verificar se eles são condizentes com sua operação ou se causarão algum tipo de problema. Mas esta é uma prática que ajuda a evitar a perda de clientes, à medida que te ensina como proceder em outras transações.

Neste post vamos mostrar por que acompanhar seus pedidos de venda pode facilitar seus futuros negócios e evitar o comprometimento do desenvolvimento do negócio. Vamos lá?

Por que acompanhar pedidos de vendas?

Em 1º lugar, temos que falar sobre a importância de realizar esse acompanhamento.

Se sua empresa recebe solicitações e pedidos de orçamento o tempo todo, isso demonstra que suas vendas estão indo bem. Porém, pode significar, também, alguns problemas, como a insatisfação dos clientes.

Quer ver como?

A rotina estressante e a dificuldade em atender a todos os pedidos de vendas pode começar a se tornar um problema rapidamente. Clientes insatisfeitos podem gerar reclamações constantes e prejudicar o crescimento saudável do negócio.

Por isso é essencial acompanhar os pedidos de vendas, buscando aceitar transações apenas de acordo com os limites de produção e ampliar as atividades conforme as possibilidades da empresa.

Quem são os clientes bad fit?

A expressão fit vem do inglês (algo que “se encaixa” muito bem a outra coisa). Quando falamos em clientes bad fit, a ideia é de que essas pessoas não se adequam ao modelo de negócio da empresa. Por consequência, as chances de falhar nas transações com elas é maior.

É preciso se manter longe desse tipo de consumidor, pois, no momento em que o negócio não der certo e que seu produto ou serviço não se adequar ao que é esperado, a má experiência vivida pelo cliente será propagada no mercado.

E, com esse marketing negativo, é possível que o seu custo de aquisição de clientes (CAC) aumente consideravelmente.

A criação de buyer personas (representações de seus clientes ideais) pode evitar que você faça negócios com bad fits.

O que é taxa de churn?

Quando um cliente cancela um pedido de venda ou quando não obtemos sucesso no processo de implantação (o que também incorre em um cancelamento), temos um aumento na taxa de churn.

Essa métrica indica a quantidade de clientes que cancelaram seus serviços em um determinado período — e uma das principais causas pode ser a atração de clientes bad fit!

O que fazer com a demanda?

Negar pedidos de venda pode parecer algo extremo para qualquer gestor, porém, é melhor abrir o jogo com o cliente para o bem do desenvolvimento da empresa.

Manifestar a possibilidade de que ele não usufrua de seus produtos e serviços de maneira adequada é uma decisão melhor do que deixar que ele:

Acompanhar todos os seus pedidos de venda para evitar atrasos de entrega, insatisfação de clientes, rapidez nas transações pode ser realizado com a ajuda de sistemas informatizados.

Acompanhar pedidos de vendas é essencial para o desenvolvimento e crescimento de um negócio. Caso sua empresa tenha ambições no mercado é preciso estar atento a todo o processo de venda e satisfação do cliente.

Gostou deste post? Então compartilhe-o nas suas redes sociais!