Planejamento de obras: veja como otimizá-lo de forma eficiente

A construção civil pode parecer voltada somente para a ação (o ofício de erguer paredes e formar edifícios) aos olhos de quem não é da área. Por outro lado, sabe-se que o trabalho de um bom profissional está muito mais relacionado ao planejamento de obras do que às construções propriamente ditas.

No mercado brasileiro, infelizmente, essa não é sempre a realidade. Empresas que utilizam cálculos rasos e não levam em conta as especificidades de cada obra tendem a perder tempo e dinheiro. Em meio aos problemas de orçamento de obra, talvez elas não percebam o tamanho do erro cometido.

A boa notícia é que o planejamento de obras está cada vez mais simples com o auxílio das novas tecnologias, como o BIM na construção civil. Acompanhe a leitura deste artigo para entender como potencializar o seu trabalho!

Como fazer o planejamento?

O planejamento de obras está presente desde os primeiros rascunhos, entrega do resultado e prestação de contas. Toda despesa deve ser computada, o tempo de cada etapa precisa ser realmente estimado e todos os detalhes logísticos precisam ser pensados.

Imprevistos acontecerão e muitas vezes não poderão ser evitados. Ciente dessa realidade, o gestor deve manter alguma flexibilidade de recursos e prazos para não ser pego de surpresa. O que não pode faltar:

Quais são os benefícios do planejamento?

Se você cumpriu todos os critérios de um bom planejamento, podemos dizer que a sua obra já está encaminhada para o sucesso. Quando a gestão consegue idealizar e aplicar o planejamento, temos vantagens como:

Quais são as consequências do mau planejamento?

Ao contrário de uma empresa que faz um bom planejamento de obras, uma construtora que executa projetos sem o devido controle das variáveis está sujeita a:

Portanto, é evidente que o planejamento pode mudar completamente o rumo da empresa. Se você quer se organizar de forma eficiente, conte com um software de gestão de obras, um ERP voltado especificamente para a construção civil. Essa ferramenta é essencial para tornar o processo mais ágil e seguro.

Este texto ajudou você a melhorar o planejamento das suas obras? Se ficou com alguma dúvida ou deseja compartilhar uma experiência, estamos aqui para ouvir: deixe o seu comentário!