Planejamento anual de negócios: o que levar em consideração?

Todos os anos o mercado sofre diversas mudanças e estratégias traçadas no passado, que podem não se aplicar mais à realidade atual. Muitos empreendedores não entendem a necessidade de uma atualização em seus objetivos e metas e acabam por sofrer as consequências desse ato. Com o acirramento da competição no mundo atual é vital que os gestores dediquem tempo para a construção do seu planejamento anual. Você já fez seu planejamento de negócios para o ano que vem?

Somente com uma visão clara dos objetivos que se pretende atingir e o direcionamento dos recursos empresariais para esses alvos, é que será possível crescer e obter o sucesso. Se você ainda não o fez ou se começou e está em dúvida sobre o que planejar, não se preocupe! Neste post, vamos orientá-lo sobre quais são os pontos principais que devem ser considerados para a criação de um planejamento para o novo ano. Tome nota e boa leitura!

O que é o planejamento anual de negócios?

O planejamento de negócios é uma ferramenta utilizada como guia para a gestão de uma empresa, tomando por base seus principais objetivos e traçando metas para que esses objetivos sejam alcançados.

Ele é utilizado para centrar um norte para a companhia e garantir que o negócio possa reagir de acordo com o objetivo esperado, e descrito no planejamento. Assim, as decisões tomadas pelo gestor devem levar em consideração as metas estipuladas no plano de negócios.

Quais as vantagens do planejamento anual empresarial?

Um planejamento empresarial anual proporciona muitas vantagens para as empresas, pois é uma excelente ferramenta de orientação e guia do comportamento, funcionando como um mapa de ação preestabelecido, uma referência que indica as prioridades para aplicação dos esforços de trabalho e o que se espera do procedimento dos envolvidos para todo o período.

Além de estruturar as atividades e organizar o comportamento, o planejamento possibilita que vícios, falhas de processos e acidentes ocorridos em períodos anteriores não se repitam mais, da mesma forma que fornece para o futuro, os avanços e outros benefícios descobertos no passado, potencializando melhores resultados.

Sabemos que é papel da administração a condução racional da empresa, e esta última representa a união de recursos tangíveis (suprimentos, equipamentos, instalações) e intangíveis (capital intelectual, tempo, experiência dos colaboradores, visão empreendedora) direcionados para o cumprimento de objetivos e metas que geralmente se resumem a produção e comercialização de bens ou serviços.

É importante notar que a necessidade de planejamento é algo inerente à constituição da organização que precisa ser conduzida de um estado de coisas atual para outro desejado no futuro. Sendo assim, a alocação de recursos estabelecida no planejamento, é feita de forma inteligente tornando a empresa mais eficiente e eficaz na realização da sua estratégia.

O que considerar para fazer o planejamento anual de sua empresa?

Na hora de criar seu planejamento anual de negócios é interessante ficar de olho em alguns pontos cruciais para o sucesso da empresa e o alcance do objetivo traçado. Listamos alguns desses itens abaixo: Principais pontos

1. Enquadramento tributário

A matéria tributária no Brasil é confusa e extensa e pode ser um problema até mesmo para os especialistas da área — porém temos de lidar com esse problema. É preciso ficar atento à situação atual da empresa, que pode se encaixar em um enquadramento tributário diferente do que se encontra, com obrigações fiscais mais leves, levando à economia de recursos e ao pagamento de menos impostos.

2. Revisão do plano anterior

O desenvolvimento de um planejamento anual também funciona como uma ferramenta de autoavaliação, pois permite confrontar os resultados obtidos em ciclos passados com aqueles almejados para o futuro. Os objetivos do ano anterior foram alcançados? Quais os motivos que levaram ao não cumprimento de alguma das metas? Revisar o planejamento anterior é a melhor forma de observar o que não deu certo e deve ser melhorado para o próximo ano.

Uma forma muito prática de verificar os avanços e o desempenho da empresa como um todo, ou mesmo de cada departamento e colaborador, é adotando e definindo indicadores de desempenho. Esses indicadores possuem a capacidade de traduzir quantitativamente para os gestores informações-chave a respeito dos itens avaliados de maneira muito simples e instantânea.

3. Análise de riscos

É impossível prever todas as situações adversas que possam ocorrer durante um ano, porém é importante estar atento aos problemas que podem se apresentar para que a empresa seja capaz de reagir da melhor maneira possível. Na construção do planejamento é importante tentar prever e preparar respostas para situações de risco.

Para ajudar nesta etapa é desejável contar com técnicas administrativas específicas ao estudo dos riscos como a matriz F.O.F.A, também conhecida por sua versão em inglês análise S.W.O.T. Com ela é possível fazer um contraponto entre as características internas (Forças e Fraquezas representadas pelas duas letras F) da empresa e sua relação com o ambiente externo ou ambiente de negócio (Oportunidades e Ameaças, representadas pelas letras O e A respectivamente) ajudando-a a entender de maneira antecipada os principais desafios a serem enfrentados no mercado.

4. Decisões estratégicas

O planejamento de negócios para o próximo ano é o momento ideal para a análise das decisões estratégicas da empresa, como uma expansão das operações ou a implantação de nova tecnologia. É preciso preparar toda a empresa para a mudança, dividindo a tarefa em etapas bem planejadas, de modo a alcançar o sucesso no fim do processo.

Também é importante contar com a expertise do seu time de colaboradores, pois afinal são eles que lidam diretamente com os processos ou com o atendimento ao cliente, e portanto podem contribuir com informações valiosas a respeito de melhorias, sugestões, críticas construtivas e insights relevantes para levar em conta na programação do próximo ano. A maioria das grandes empresas conta com um trunfo para auxiliar na criação de seu planejamento de negócios, a utilização de um ERP para obtenção de informações precisas acerca de suas operações.

O Enterprise Resource Planning é um software de gestão que auxilia nas atividades administrativas da companhia e agrupa todas as informações vitais do negócio, sendo uma base rica de dados para criação do planejamento de curto a longo prazo, assim como o acompanhamento de seus resultados. Por meio desse sistema também é possível que os gestores tenham uma visão global sobre o andamento do processo produtivo, pois nele, todos os departamentos da empresa ficam integrados facilitando a consulta, a comunicação e a colaboração entre as equipes de trabalho.

Como vimos desenvolver um plano de metas e ações anuais é uma tarefa que exige esforço e dedicação, porém se todos os pontos levantados aqui forem bem observados e executados, os resultados podem conduzir a empresa ao ponto ideal desejado ao fim do período. Esperamos que com as informações descritas neste post você tenha ficado mais seguro sobre o que levar em consideração na hora de montar seu planejamento de negócios para o novo ano.

Agora que compreendeu a importância e as vantagens de elaborar um bom planejamento anual, lhe convidamos a continuar a expandir os seus conhecimentos sobre as principais métodos e ferramentas de apoio administrativo. Baixe agora mesmo este ebook com informações valiosas sobre como aprimorar a gestão financeira da sua empresa e tenha bons estudos.