Outras vantagens de ser cloud

Já sabemos que a segurança física e lógica dos dados é uma das principais vantagens da operação na nuvem, certo? Mas não para por aí. A modalidade também pode ser uma ótima opção para quem busca agilidade na implantação e diminuição de custos. Entenda!

Mesmo diante da incerteza de muitos empresários, a segurança dos dados continua sendo, sim, uma das principais vantagens da operação na nuvem. Enraizar esta cultura não é tarefa nada fácil: nem no Brasil, nem fora do país.

De acordo com uma pesquisa feita pela empresa americana Decision Tree com 1,3 mil executivos de todo o mundo, 54% dos entrevistados apontaram a segurança como principal dificuldade para migrar seus centros de dados para a nuvem - seja ela pública, privada ou híbrida.

Neste contexto, um dos caminhos encontrados para quebrar este paradigma foi a boa e velha comunicação, através da disseminação das outras vantagens da tão famosa cloud computing. Assim, ao enxergar o quanto a modalidade pode agregar aos seus negócios, os empresários começam a mudar de opinião.

A operação na nuvem oferece uma experiência realmente positiva para seus usuários, que passam a dedicar seu dia a dia exclusivamente às operações das empresas, já que não precisam mais se preocupar com a administração de ativos e infraestrutura. Afinal, nesta modalidade não há necessidade de contratação de banco de dados e nem de servidores para suportar os processos do sistema de gestão.

Por isso, além de ter uma implantação mais ágil e fácil, a escolha também possibilita uma diminuição significativa de custos. Quem já aderiu à cloud computing - como diversos clientes da Mega Sistemas Corporativos, por exemplo - não dispõe mais de gastos frequentes com mão de obra especializada e manutenção de infraestrutura.

E, como se não bastasse, a operação na nuvem ainda implica maior flexibilidade no uso do sistema de gestão. Como? Os usuários não ficam mais limitados a acessá-lo somente em seu ambiente diário de trabalho, podendo acompanhá-lo de outros locais com disponibilidade de internet.

Parece bom? Então some tudo isso ao quesito da segurança dos dados que já mencionamos anteriormente, incluindo o backup diário destas informações em uma base altamente confiável, administrada por uma equipe especializada, e reflita: você está preparado para migrar para a cloud computing?