Otimizando o controle de custos da sua empresa

Otimizando o controle de custos da sua empresa

Por mais que sua empresa conquiste clientes e tenha um volume ótimo de vendas, ela nunca será sustentável se houver qualquer descuido no controle de custos. Afinal, não saber exatamente quanto dinheiro sua empresa precisa gastar para sobreviver e exatamente para quais itens esse dinheiro está sendo destinado é um convite para problemas. Mas, afinal, qual a melhor forma de fazer um controle de custos?

Diferentemente das finanças pessoais, cujas variáveis são mais ou menos limitadas, uma empresa — seja ela grande, média ou pequena — vive em uma realidade financeira muito mais complexa, em que cada detalhe faz a diferença. Felizmente, existe um tipo de sistema que pode te ajudar nessa tarefa: o ERP. Saiba mais sobre esse assunto a seguir!

O que é ERP

ERP é uma sigla em inglês para Enterprise Resource Planning ou, em tradução livre, planejamento de alocação dos recursos da empresa. Em linhas gerais, podemos afirmar que um ERP é um software que integra todos os dados e processos de uma empresa em uma única plataforma. O que significa que ele coloca nas mãos dos usuários todas as informações necessárias para o bom gerenciamento de um empreendimento — em tempo real.

Descobrindo gastos

O primeiro passo para resolver um problema é conhecer um problema. Como explicamos no item anterior, o ERP permite visualizar cada aspecto da sua empresa: quais são os gastos com os funcionários, quais são os seus custos com contas e impostos, como está sendo realizado o controle de estoque e quais os custos para a confecção de um determinado produto ou entrega de serviço.

Todos esses dados, que antes podiam ser coletados de maneira isolada, podem ser analisados juntos, facilitando a identificação de problemas em processos ou ajudando a localizar gastos excessivos.

Cortando gastos

A primeira vantagem de saber tudo sobre a sua empresa é identificar, claro, onde ela está errando e assim criar soluções para determinados problemas. Mas o software consegue fazer muito mais do que apontar prejuízos: com ele, é possível otimizar processos de maneira integrada e ainda automatizar esses mesmos processos, diminuindo a possibilidade de prejuízos decorrentes de falhas humanas.

As vantagens são imediatas: quando falamos em impostos, por exemplo, falamos na enorme complexidade do fisco brasileiro que um controle minucioso para não criar problemas. O ERP faz contas de tributos e impostos de maneira automática. No entanto, não é só na área fiscal que o ERP é uma mão na roda: ele ajuda a descobrir, por exemplo, qual deve ser o volume do seu estoque utilizando, como base, o próprio histórico da empresa, evitando que você tenha produtos encalhados ou em falta.

Prevendo gastos

Já falamos que os sistemas ERP ajudam sua empresa a descobrir o quanto elas gastam no momento e ainda mantém um histórico das movimentações financeiras do seu empreendimento. Esse controle em tempo real é importante, também, para o planejamentode ações futuras.

O software te auxilia na tomada de decisões, estimando custos e tempo gasto para a implementação de novos processos ou mesmo de novos investimentos. Ou seja, o ERP te ajuda a reduzir custos antes mesmo que você comece, de fato, a tê-los.

O controle de custos é uma entre várias vantagens da utilização de um sistema ERP. 

Sua empresa pensa em usar um sistema ERP?

Então compartilhe conosco as suas ideias. Deixe um comentário!