Em qualquer empresa ligada ao ramo da construção — assim como, na verdade, a maioria das atividades em operação no mercado —, a alta eficiência na gestão acaba sendo traduzida em forma de lucros, clientes cada vez mais satisfeitos e uma ótima reputação para seu empreendimento. Parece promissor, não concorda? Que tal então proporcionar esse tipo de crescimento saudável para seu negócio? Pois confira agora mesmo nossas dicas e impulsione, de uma vez por todas, seus resultados por meio de uma gestão super eficiente! Vamos lá?
Crie um ambiente de trabalho seguro
Como a segurança é uma preocupação constante nesse segmento, os funcionários devem estar devidamente treinados, orientados e munidos de todos os equipamentos de proteção — EPIs e EPCs — necessários para que se diminua os riscos de acidentes no canteiro de obras. Para isso, é vital capacitar adequadamente sua equipe de trabalho, dando bastante ênfase à prevenção, a fim de que os ferimentos sejam minimizados ao máximo e que os comportamentos mais apropriados sejam difundidos.
Mantenha a produtividade
É muito importante entender, com a devida antecedência, os períodos sazonais de aquisição de edificações por clientes, de compra dos materiais e outros demais aspectos especificamente relacionados à sua atividade, a fim de que se chegue à máxima otimização do tempo e da performance não só dos funcionários como também dos gestores. A adequada noção sobre como serão as demandas a cada período evita possíveis erros e atrasos, bem como permite que se faça um melhor planejamento das tarefas, separando as mais relevantes e liberando as delegações certeiras para que os colaboradores cumpram afazeres sem a necessidade de uma supervisão constante — gerando, com isso, mais perda de tempo e mais esforço dos gestores.
Conheça seus fornecedores
Os fornecedores confiáveis vão se revelar dessa forma muitas e muitas vezes ao longo de seu relacionamento comercial, e é por isso que você tem que pesquisar bastante sobre a organização com quem vai adquirir matérias-primas, ferramentas e outros itens necessários à execução do trabalho. E essa avaliação minuciosa não deve ser baseada somente no site da firma, mas também em sua reputação no mercado com outros clientes e em quaisquer outras informações que conseguir angariar. Sem ter que se preocupar em demasia com a entrega correta dos materiais, o gestor passa a ser capaz de manter o foco no que realmente interessa.
Faça uso da tecnologia móvel
Use smartphones, tablets e outros demais equipamentos eletrônicos móveis para manter a comunicação com seu escritório quando não estiver in loco ou com outros postos de trabalho quando precisar comparecer ao escritório — principalmente com os canteiros de obras —, de modo que possa trocar informações em tempo real sobre o que ocorre em cada local de responsabilidade da empresa. Dessa forma, mensagens importantes, documentos e arquivos podem ser visualizados, respondidos e compartilhados até mesmo em campo, sem que seja preciso se deslocar para resolver questões mais emergenciais.
Entenda seus concorrentes
Pesquise o mercado, leia notícias, atualize-se. Entenda o que seus concorrentes estão fazendo para se destacar, avaliando detalhadamente tanto seus pontos fortes como os fracos. Compare seu desempenho com o das empresas rivais usando todos índices e as referências aos quais tiver acesso, a fim de implementar, de acordo com suas necessidades e condições, melhorias no processo como um todo.
Monitore de perto suas obras
É imprescindível que você monitore de perto o andamento das obras, não apenas se comunicando com a equipe no canteiro, mas fazendo a adequada gestão dos materiais, cumprindo com o planejamento e desenvolvimento da logística, organizando e checando o andamento dos cronogramas, dentre outros inúmeros fatores. É bastante conveniente, portanto, investir em um bom software que agregue vários mecanismos de gestão, cruzando dados, números e orçamentos diversos, facilitando, assim, o controle do panorama geral.
Colocando todas essas simples dicas em prática, você será capaz de melhorar a eficiência dos projetos e aumentar os resultados de suas obras. Então o que ainda está esperando?
Agora comente aqui e nos conte: você por acaso já implementou alguma dessas soluções de gestão em sua empresa? Como foram os resultados? Compartilhe suas experiências conosco!