Orçamento de obra: saiba como fazer com precisão e sem erros

Orçamento de obra: saiba como fazer com precisão e sem erros

É bem difícil visualizar todos os gastos e processos envolvidos em uma obra antes que ela comece, certo? Uma construção de grande porte, como um edifício comercial ou um complexo educacional, trazem desafios e detalhes que não podem passar indiferentes aos olhos do gestor, sob o risco de levar a prejuízos realmente expressivos.

O administrador de um canteiro dessa magnitude sabe exatamente a importância de um bom orçamento de obra.

É nas construções de médio e pequeno porte que mais se comete o erro de subestimar o orçamento, gerando uma noção superficial e equivocada dos gastos na hora de planejar. Nas etapas posteriores, quando os preços e os prazos crescem muito além do esperado, vem o arrependimento.

Para evitar esse tipo de situação, neste post, entenda como fazer um orçamento confiável e eficaz para a sua obra:

Detalhamento

Um orçamento é uma planilha global, não a listagem dos itens que uma pessoa considera mais custosos. Tudo deve entrar:

  • despesas burocráticas e administrativas (cartório, papel, correio, eletricidade, refeições);

  • transporte (de pessoas e material) — levar em conta a quilometragem para cálculo de combustível, se for o caso;

  • material;

  • extra — separe, pelo menos, 5% do seu orçamento para imprevistos e alterações durante a construção.

Sistema de Gestão

Você conhece o Sistema de Gestão Empresarial (também tratado pela sigla em inglês ERP)? É um software utilizado por empresas de todos os segmentos para facilitar e centralizar as atividades administrativas.

Você poderia fazer seu orçamento de obra em uma planilha simples, até mesmo a mão, mas a possibilidade de erros e a acessibilidade dos dados é completamente diferente.

Um ERP será útil na automatização de cálculos, na formatação visual da informação e na integração entre funcionários, podendo ser acessado e atualizado de qualquer aparelho conectado à internet. Deixe a parte mais complicada do trabalho para a tecnologia!

Comparação de preços

É impossível fazer um orçamento sem entrar em contato com os fornecedores e prestadores de serviço. Mas não fique apenas em sua zona de conforto: pesquise! Mesmo que você já tenha uma rede consolidada, outras empresas e profissionais podem cobrir ofertas para se manterem competitivos.

Importante lembrar que qualidade e reputação são tão relevantes quanto preço. Faça uma sondagem que vá além do dinheiro.

Nesse processo, não deixe de negociar condições que sejam favoráveis. Quando se trata de uma compra em larga escala, a possibilidade de desconto à vista ou parcelamento estendido é grande. Não desista na primeira investida: deixe claro que uma proposta diferenciada pode fazer a diferença na sua escolha.

E não guarde nada de cabeça! Cada orçamento deve ser incluído na sua planilha geral para que todas as comparações sejam feitas posteriormente — ou automaticamente, pelo sistema, se optar pelo ERP.

Estudo de caso

Nunca faça um orçamento sem conhecer pessoalmente o local da obra:

  • nos mapas constam trajeto e quilometragem, mas não se pode saber as condições atuais da estrada até lá. Fiação cruzada, curvas fechadas ou pontos esburacados e sem asfalto podem atrapalhar o trânsito de alguns veículos e equipamentos;

  • que estabelecimentos comerciais existem na região? Veja se é possível fazer parceria com algum restaurante ou hospedaria, se for o caso;

  • a inclinação do terreno e a composição do solo são realmente como reportaram? O que aconteceria em caso de chuva forte? Confira você mesmo!

Essa é a melhor forma de reduzir imprevistos e enxergar soluções melhores do que as colocadas até o momento.

Seleção da equipe

Mesmo com tudo muito bem planejado, uma equipe inexperiente, irresponsável ou não qualificada pode colocar tudo a perder. Ao contrário dos materiais a serem utilizados, os profissionais contratados serão sempre únicos. Se você não tem uma equipe formada e capacitada, procure indicações e faça um processo seletivo criterioso.

Acompanhe também o desenvolvimento de cada funcionário durante o processo de obras. Quanto mais cedo perceber uma contratação equivocada, menor será o dano ao projeto.

Em alguns casos, comprometimento e disposição agregarão mais valor do que conhecimento prévio. Esteja disposto a instruir e pode ser recompensado com uma qualidade acima da média por um preço razoável.

Se você prestar atenção a esses pontos principais, seu orçamento de obra será o grande aliado do planejamento, levando seu empreendimento em segurança até a etapa final.

Quer saber mais sobre construção civil? Não deixe de ler este texto que fala especialmente sobre como garantir a qualidade em uma obra!