Não é de hoje que a indústria utiliza todo tipo de tecnologia para acelerar sua produção. Desde as antigas máquinas a vapor, estes recursos vêm evoluindo até chegarem à atual era digital.
Softwares de gestão são praticamente uma norma para todas as grandes empresas do setor. Porém, não são apenas os gigantes que podem tirar proveito dessa tecnologia. Produtores locais, que trabalham em menor escala, também devem se modernizar.
A princípio, pode não parecer que uma pequena indústria, que atende uma área restrita, tenha necessidade de um sistema de gestão digital. Porém, como o mercado consumidor é cada vez mais disputado, esses recursos se tornaram mais necessários.
Veja, neste post, 4 motivos para os produtores locais terem adotado essa modernização:
1. Tecnologia é mais acessível
Vinte anos atrás, a tecnologia digital não tinha o mesmo alcance que hoje em dia. Serviços como a internet e sistemas de processamento de dados ainda eram caros e difíceis de utilizar por quem não possuía alguma expertise. Felizmente, esse quadro mudou drasticamente. A maioria das pessoas já possui um celular, um computador e utiliza a internet diariamente.
Com a tecnologia pessoal mais acessível, também vieram os recursos empresariais. É possível conseguir um software de gestão e automação por um preço bem inferior, sem a necessidade de construir toda uma estrutura para recebê-lo. Isso reduz a barreira de investimento inicial à qual os produtores locais estão sujeitos.
2. Necessidade de competir com as grandes empresas
Pequenos empresários raramente ameaçam o monopólio de qualquer grande indústria. Isso significa que, mesmo sem tomar qualquer atitude, o empreendimento maior tende a subjugar os menores.
Como sua intenção é manter seus produtos no mercado e sua linha de produção em dia, qualquer vantagem competitiva, por menor que seja, já conta a seu favor. Reduzir o tempo de produção e os custos envolvidos é fundamental para manter um preço acessível sem perder qualidade, por exemplo.
3. Serviços personalizados para produtores locais
Assim como as pequenas indústrias estão se adaptando a esta nova realidade, os provedores dessas tecnologias também estão. Eles sabem que há um potencial enorme de pequenos clientes para seus serviços e já se adaptaram para atender ao público.
São oferecidas opções com menor preço, pois o suporte necessário é menor. Com o tempo, o cliente vai crescer e precisará contratar um serviço maior. Dessa forma, as duas partes começam a crescer lado a lado.
4. Reflexo direto na eficiência da produção
Produtores locais costumam enfrentar problemas com relação ao preço de suas mercadorias. Os meios mais tradicionais e pouco otimizados de fabricação costumam aumentar o custo final dos produtos, o que reduz a competitividade nas prateleiras das lojas.
Porém, com a tecnologia certa, é possível reduzir o tempo e matéria-prima consumidos, o que permite reduzir o preço para o comprador final.
Agora que você já sabe porque os produtores locais precisam se modernizar, é hora de avaliar o quanto sua empresa pode progredir. Quer continuar acompanhando nossas novidades? Então siga-nos no Facebook, Twitter e LinkedIn para receber conteúdos em primeira mão!