O que são módulos ERP? Entenda como a tecnologia funciona!

O que são módulos ERP? Entenda como a tecnologia funciona!

Todos os dias qualquer empresa comum produz uma grande quantidade de dados. São informações essenciais para que a organização consiga se destacar e se desenvolver de forma sustentável. Administrá-las, porém, pode ser bastante complexo.

Um grande auxiliar para essa tarefa é o Enterprise Resource Planning (ERP, o sistema de gestão empresarial). Trata-se de um software que organiza o fluxo de informações entre as diferentes atividades da companhia. Ou seja, ele ajuda a reduzir perdas, ganhar tempo e melhorar a produtividade.

Ao gerenciar as informações da empresa e de seus setores, o sistema melhora a visão sobre dados relativos a processos operacionais, administrativos e gerenciais. Tudo isso graças aos módulos ERP, que permitem integrar os diferentes departamentos de modo a compartilhar os dados de um com todos e vice-versa.

Os módulos são as partes que formam o ERP. Venha tirar suas dúvidas neste post, em que falamos mais sobre eles. Boa leitura!

Como funcionam os módulos ERP?

Organização

João é um microempreendedor. Sua empresa vai muito bem, mas todo mês as contas são pagas com atraso. Ele precisa se organizar em relação a prazos para colocar a contabilidade em ordem. E mais: a busca por informações importantes precisa ser estruturada — assim, João pode tomar decisões com mais embasamento.

É comum que as organizações usem um ou mais sistemas em cada área para tarefas específicas. Assim, enquanto o departamento de Recursos Humanos (RH) tem um software para folha de pagamento, o estoque usa outro para controlar inventários, entradas e saídas, e o financeiro tem um que controla faturamento e fluxo de caixa.

Essa falta de sinergia entre os departamentos traz muitas dificuldades. Por isso, um sistema que integre todos os departamentos ajuda a equipe a trabalhar com base em informações mais abrangentes e refinadas — a empresa fica mais competitiva ao poder gerenciar recursos, dados e procedimentos de forma mais adequada.

Controle de informação

Por isso, o controle da informação é essencial em qualquer organização. Os módulos ERP permitem integrar os dados dos diferentes departamentos da empresa. Há, por exemplo, módulos contábil, financeiro, de compras, de vendas, de RH e assim por diante.

Assim, cada departamento é representado por um deles. Na prática, todos os processos daquela área aparecem em uma única tela: o dia a dia fica mais fácil e o controle das atividades melhora. E mais: apenas usuários autorizados têm acesso a funcionalidades de outros departamentos.

Os módulos podem ser operacionais, táticos e estratégicos. Confira:

  • operacionais: fazem parte das operações da companhia. Podem ser de estoque, contabilidade, custos, faturamento, planejamento e controle de produção, recursos humanos e outros;

  • táticos: são específicos de nichos de mercado. Incluem, entre outros, automação comercial, comércio exterior, gestão educacional e gestão de transportadora;

  • estratégicos: auxiliam nas tarefas de inteligência do negócio. Alguns deles são relacionamento com o cliente, processos, indicadores, cadeia de suprimentos e afins.

Os módulos ERP auxiliam, assim, no planejamento da organização ao otimizar o fluxo de informações e dar acesso a dados precisos e de qualidade. Ele permite coletar e organizar informações em diferentes níveis, ao mesmo tempo em que oferece indicadores de desempenho em tempo real para a tomada de decisões.

Personalização

É possível, ainda, que cada organização adquira módulos específicos para suas especificidades. Essa característica modular permite fazer o agrupamento de funcionalidades de acordo com as necessidades da companhia.

Em termos de custos, vale a pena escolher e implantar os módulos dessa forma — e, inclusive, quando a organização faz a adoção em etapas, consegue ter uma melhor noção de escala. Isso é ainda mais vantajoso para pequenas e médias empresas (PMEs).

Dessa forma, a organização pode, inicialmente, adquirir uma solução básica e, conforme a demanda e o desenvolvimento da companhia, incrementá-la. Um exemplo de solução é a disponibilizada pela Mega Serviços, que ajuda, entre outros, a reduzir custos, aumentar controles e melhorar a eficiência conforme a empresa sentir a necessidade de fazê-lo.

E você, já se sente preparado para implantar os módulos ERP na sua organização? Entenda, então, como usar a nuvem nesse processo pode ser uma boa solução para a sua empresa. Baixe nosso e-book sobre o assunto e tire todas as suas dúvidas gratuitamente!