O que é rastreabilidade e por que é importante?

O que é rastreabilidade e por que é importante?

Você já ouviu falar em rastreabilidade? Nos últimos tempos, essa palavra tem estado em voga na indústria, e diversas tecnologias estão sendo pensadas para solucionar essa necessidade.

Os consumidores estão cada vez mais exigentes e apenas qualidade já não é um diferencial. Eles querem saber exatamente o que estão consumindo, e a falta de informações pode afetar as vendas.

Neste post, vamos falar um pouco mais sobre rastreabilidade e a sua importância para a manufatura, além de alguns de seus principais benefícios para as empresas. Confira!

O que é rastreabilidade?

Rastreabilidade é a capacidade de conhecer todo o caminho de uma determinada matéria-prima, desde sua origem até o produto final. Ela surgiu pela demanda da indústria por manter um melhor controle de sua cadeia produtiva, assim como repassar essa informação aos consumidores.

Seu objetivo é criar controle para a manufatura e transparência sobre os processos para o cliente final, garantindo uma visualização completa de todo o ciclo produtivo de um produto.

Pode-se atingir a rastreabilidade por meio do desenvolvimento de um mapa de dados, o qual conterá todas as informações a serem rastreadas acerca de cada item.

Entre as opções mais comuns para se realizar esse rastreio estão códigos de barras, RFID (Radio-Frequency IDentification) e 2D Data Matrix, sendo que todos demandam o auxílio de equipamentos de leitura.

Guia prático: 4 passos para a automatização na indústria

Qual é sua importância?

Muitas empresas ainda não estão cientes sobre como a rastreabilidade pode afetar de forma positiva a indústria. Por conta disso, ainda não iniciaram os investimentos nesse conceito.

Uma das principais razões pela qual a rastreabilidade tem se tornado algo fundamental na manufatura é a exigência dos consumidores, que mantêm uma consciência ambiental e não querem comprar produtos ligados a crimes ambientais ou cultivados de forma irresponsável, por exemplo.

Além disso, a rastreabilidade permite que a própria indústria visualize seus processos de forma mais clara e entenda melhor o seu ciclo de produção, encontrando gargalos e outros problemas na cadeia produtiva.

Quais são os benefícios da rastreabilidade?

Contar com a rastreabilidade pode trazer muitos benefícios para a indústria, não apenas satisfazendo uma exigência do consumidor, mas também gerando outras vantagens.

Minimiza custos

O primeiro ponto relevante é a diminuição de custos. Ao entender como realmente funciona toda a cadeia produtiva, é possível verificar o que está se perdendo e por que, garantindo uma redução de gastos.

Melhora a eficácia dos processos

Ao ter uma visão geral acerca de toda a cadeia produtiva e do caminho realizado pelas matérias-primas até se tornarem o produto final, é possível verificar pontos de melhoria e garantir processos mais eficientes.

Previne recorrências

Um produto final com problemas pode ter relação direta com a matéria-prima utilizada. Para evitar que essa situação ocorra novamente, é importante entender como ela aconteceu, o que pode ser realizado por meio da rastreabilidade.

Ajuda a atender regulamentações

Alguns mercados já possuem regulamentações que exigem que todos os produtos sejam rastreáveis, sendo que a não adequação pode acarretar sanções e multas. É o caso das carnes bovina e de búfalo, que são regulamentadas desde 2009.

Cada vez mais, a rastreabilidade terá um papel muito importante dentro da indústria, auxiliando os gestores a entenderem melhor sua cadeia produtiva e permitindo entregar transparência aos seus consumidores.

Gostou deste post? Aproveite que está por aqui e confira também nosso Guia Prático sobre Automatização na Indústria!